Pastoral

Vida Comunitária e Experiência Religiosa: Estas duas dimensões da vida humana se fazem presentes no Colégio São Francisco Xavier através de tempos, ações e projetos, acompanhados pela equipe de Pastoral.

Em profunda interação e sintonia com a área acadêmica, cada atividade está pensada de modo a considerar a totalidade da pessoa humana, em seus diversos aspectos de ser. Busca-se fortalecer o processo de aprendizagem baseado na experiência pessoal e no trabalho em equipe.

A formação das pessoas em um Colégio Jesuíta, para que sejam conscientes, compassivas, competentes e comprometidas, é de maneira particular explicitada e buscada no trabalho da Pastoral.

Ser Individual

Ações Formativas: Atividades, Tardes e Dias de Formação

Respeitando a verticalidade dos temas abordados e as faixas etárias, em uma construção que envolve as dimensões acadêmica e comunitária, os alunos e alunas tem garantidos no calendário escolar, a cada semestre, duas horas aula de Atividade (para as crianças do Maternal ao 1º EF), uma Tarde letiva, (para crianças do 2º ao 5º EF), e um Dia de Formação, para alunos e alunas do 6º EF à 3ªEM.

Nestas oportunidades as crianças e jovens são convidados a refletir e agir a partir de questões e situações que contribuam para uma maior qualidade nos relacionamentos, em uma visão sustentável no uso dos meios e no seu Projeto de Vida.

Ser de relação

Acompanhamento de Voluntário

Seja estimulando alunos e alunas a uma participação mais ativa, seja percebendo potencialidades e desejos, são oferecidas possibilidades de formação, ação, acompanhamento e avaliações em vista de uma inserção autônoma e consciente como lideranças não só no interior do Colégio, mas também em sua Comunidade e na Sociedade.

O processo de acompanhamento se dá na formação de lideranças juvenis, segundo as idades escolares, na possibilidade de trabalho com faixas etárias menores, nas campanhas de ação solidária, nas celebrações religiosas e nos eventos da área acadêmica, com implicações na representatividade destes alunos e alunas na comunidade educativa.

Missão Rural / Missão Urbana

Propiciar uma experiência de serviço numa realidade desafiadora na área rural ou urbana durante um período das férias escolares, respondendo a uma proposta cristã inaciana de ser mais para os demais. Uma vivência de inserção nos costumes locais com momentos de celebração e partilha com as pessoas das comunidades que os acolhem.

Virada Fundamental

Esta atividade surgiu com a necessidade de celebrar a passagem entre os segmentos do Fundamental I para o Fundamental II, quando as crianças também mudam de horário escolar. Equipes Pedagógicas, alunos e familiares vivenciam um tempo de troca de experiências, quando as crianças do 6º partilham suas inquietações e conquistas com as do 5º ano, estas participam de atividades lúdicas e celebrativas nos espaços do Colégio, onde também passarão a noite. No dia seguinte, as famílias são convidadas a participar do café da manhã, integrado com a Festa da Família. Esta atividade acontece uma vez ao ano, no mês de novembro.

Celebração da Paz

Tradicionalmente, lembrando as bombas de Hiroshima e Nagazaki, fazemos memória deste evento consolidando a escola como um ponto de paz, refletindo e nos posicionando contrários a qualquer forma de intolerância e desrespeito com a vida e dignidade humanas.

Os alunos da Educação Infantil, Fundamental II e Ensino Médio têm seu momento celebrativo nos espaços internos da escola. Os alunos do Fundamental I e suas famílias são convidados a caminhar no entorno do Colégio até o Parque da Independência, onde marcam seu compromisso com a construção de uma cultura de paz.

Ser de transcendência

Catequese de Primeira Eucaristia e Crisma

Na busca de construir uma comunidade de fé, a escola oferece a oportunidade de preparação para os sacramentos de iniciação cristã: Batismo, Primeira Eucaristia e Crisma. A Primeira Eucaristia é oferecida a partir do 4º ano do Ensino Fundamental e o Sacramento da Crisma para alunos do 9º ano E.F. em diante. Parte da formação é assumida por mães e pais de alunos e antigos alunos. Todas as ofertas acontecem fora do horário de aula atendendo aos interesses e disponibilidades dos que buscam a preparação para os sacramentos.

Semana Santa e Páscoa

Marco central da fé cristã, o Tríduo Pascal tem a sua importância destacada também no ambiente escolar com a oferta de momentos de reflexão, celebração e vivência. A dimensão comunitária da fé fica assegurada nas dinâmicas e nos momentos celebrativos e a dimensão pessoal fica marcada pelo modo inaciano de orar, com tempos que permitam um mergulho no mistério.

Eucaristia

Culminando a vida da escola na ação de graças e na oração a Deus, a comunidade celebra a Eucaristia. De modo particular, os grandes momentos da liturgia da Igreja, da Cia de Jesus e da vida da escola são celebrados nesse sacramento: abertura dos semestres, Páscoa, Santo Inácio, São Francisco Xavier, Formatura da 3ª série do Ensino Médio e Ação de Graças ao término do 9º ano do Ensino Fundamental.

Coroação de Nossa Senhora

No mês dedicado às mães, o Colégio realiza uma homenagem a nossa mãe do céu, Maria. O gesto de coroá-la externa o carinho que sentimos pela mãe de Jesus e nossa mãe. Não se trata de uma devoção vazia de sentido, uma vez que Maria não é um fim em si mesma. Ela não é meta, mas sinal. Ela nos aponta Jesus.

Oportunidade também de reconhecer e valorizar a presença e a ação das mulheres em nossa comunidade educativa, na Igreja e na sociedade.

Newsletter

Como Chegar

Loading
Center map
Tráfego
De bicicleta
Transit
Google MapsComo chegar

Colégio São Francisco Xavier

Rede Jesuíta de Educação
Rua Vicente da Costa, 39
Ipiranga – São Paulo, SP

+55 (11) 3013-0320
Ver mapa Agende uma visita