Carta aos Xaverianos: “O Comum e o Particular”

Carta aos Xaverianos1
Ipiranga, SP, 03 de outubro de 2016.
“O Comum e o Particular”

Caros Xaverianos, Paz.

É consolador poder partilhar atividades que tinham tudo para ser boas ou muito boas e, na verdade, acabaram sendo ótimas! Esse é o mote que tomarei para partilhar com vocês um caso que quero registrar por escrito aqui, visto que o escrito se torna eterno.

Desejo nas próximas linhas tecer pontuações sobre o Projeto Educativo Comum – PEC – que servirá de guião para reger o modo de proceder do SANFRA por caminhos que trilharemos todos juntos e que têm como marca profunda quatro C’s: caminho Consciente de seus limites; caminho Competente em suas fortalezas; caminho Compassivo que busca e doa misericórdia; caminho Comprometido com a Justiça e a Paz.

Há quem diga também que esses caminhos têm ainda outros C’s que os norteiam, quais sejam: caminho Criativo que busca surpreender positivamente quanto ao novo; caminho Curioso em se enveredar por sendas até então inéditas; e caminho Contemplativo que sabe sentir Deus e vê-Lo em todas coisas. E, dessa maneira, os 4C’s acabam por virar sete, que podem virar enésimos C’s ao longo de outras tantas rotas possíveis…

Ainda assim, com todas essas estradas bonitas de serem percorridas, que nunca percamos o sentido e o afeto de que, na Verdade, há um só Caminho: Jesus Educador que se faz Caminho e Companheiro em nossa caminhada; que com Seu modo de proceder nos educa a sermos como Ele em tudo e para todos.

Entregar, através de um momento de mística e reflexão, a cada Colaborador do SANFRA – Professores, Equipe Técnico-administrativa, Coordenadores, Assessores, Grêmio Estudantil, APM – um exemplar do Projeto Educativo Comum (PEC) da Rede Jesuíta de Educação (RJE) não foi apenas um evento no meio de tantos outros eventos, nem meramente uma oferta de um livro bonito e esteticamente apresentado. Foi, antes de tudo, a entrega de um sonho de melhorias possíveis e viáveis, de intuições ao novo, de resgate de um modo de proceder que merece sempre ser revisitado, atualizado, otimizado no nosso querido SANFRA, por todo Brasil e no mundo.

Falar sobre o que é “comum” no Projeto Educativo dos Jesuítas no Brasil nas dezessete Unidades da sua Rede de Aprendizagens, faz remeter quase que imediatamente ao que é “particular” em cada ação de cada pessoa que vai se apropriando desse modo inaciano de ver, entender e amar o criado e o Criador através de um fazer educacional específico (e não nos esqueçamos que nosso próprio Projeto de Vida – e nossas eventuais Reformas de Vida – também carregam em si toda a vitalidade do mundo comum e particular).

Dessa maneira, o SANFRA vê-se agora integrado como uma Unidade Educativa da Rede Jesuíta de Educação (RJE), e isso, já por si só, é um motivo de apropriação de novas relações e perspectivas onde antigas ilhas do passado entendem-se hoje como um potencial harmonioso arquipélago!

Que o comum a todos reforce e dê sentido primeiro ao que nos é particular e que o nosso infinito particular dê sentido último ao que nos é comum.

Menção honrosa 01: para um encontro olho no olho com os Xaverianos e para deleite do ‘visitante’, o mês de setembro de 2016 trouxe ao SANFRA o projeto permanente intitulado Rodas de Conversa (RdC), ou seja, visitas trimestrais por parte da Diretoria Geral às quarenta e duas salas de aula do nosso Colégio.

Menção Honrosa 02: outubro rende homenagens com dia dedicado à Mãe Aparecida e aos Professores. Que nossa Senhora Educadora faça aparecer em nós tudo o que Seu Filho sonha para nossa vida com Ele no mundo e em família.

Avancemos juntos!

a.m.D.g.

Ir.-Epifanio

Diretor Geral

________________________________________________
¹As ‘Cartas aos Xaverianos’ são produções textuais mensais que abordam, por parte da Direção Geral do Colégio São Francisco Xavier – Ipiranga, SP –, temas candentes aos Xaverianos. Chamo Xaverianos todos os que fazem parte da Família “SANFRA”: estudantes, pais, mestres, ex-alunos, educadores, assessores, coordenadores, corpo diretivo, jesuítas, inacianos a quem tais cartas se destinam.



Newsletter

Como Chegar

Colégio São Francisco Xavier

Rede Jesuíta de Educação
Rua Vicente da Costa, 39
Ipiranga – São Paulo, SP

+55 (11) 3013-0320
Ver mapa Agende uma visita