Cursos Extras 2024

Os Cursos Extras no Colégio São Francisco Xavier visam à formação integral dos estudantes. De acordo com cada faixa etária e nível de aprendizagem, oferecemos um conjunto de modalidades que tem como objetivos despertar o gosto pelas atividades artísticas, culturais e esportivas, aperfeiçoar técnicas já conhecidas e desenvolver novas habilidades.

As atividades são optativas e ocorrem no contraturno escolar. Os professores e treinadores das modalidades fazem parte do corpo docente do SANFRA, atuando com foco no progresso de cada aluno. Assim, conseguimos garantir o desenvolvimento e trabalho de múltiplas competências necessárias para a formação da personalidade e dos valores humanos.   

*Cada aula possui duração de 45 minutos.

Modalidades - EDUCAÇÃO INFANTIL

Modalidade Turma Dia Horário
Ginástica 1 Ed. Infantil 3ª feira e 5ª feira 17h20
Iniciação Esportiva 1 Ed. Infantil 3ª feira e 5ª feira 17h20
Judô 1 Ed. Infantil 2ª feira e 4ª feira 17h20
Psicomotricidade Ed. Infantil 2ª feira e 4ª feira 17h20

Modalidades - Ensino Fundamental (Anos Iniciais) 1º e 2º Ano

Modalidade Turma Dia Horário
Circo 1 1° ano e 2° ano 2ª feira e 4ª feira 18h05
Futsal 1 1° ano e 2° ano 3ª feira e 5ª feira 18h05
Ginástica 2 1° ano 2ª feira e 4ª feira 18h05
Ginástica 3 2° ano 3ª feira e 5ª feira 18h05
Iniciação Esportiva 2 1° ano e 2° ano 2ª feira e 4ª feira 18h05
Judô 2 1° ano e 2° ano 2ª feira e 4ª feira 18h05
Programação, Maker e Robótica 1 1° ano e 2° ano 2ª feira 18h05 (2 AULAS)

Modalidades - Ensino Fundamental (Anos Iniciais) 3º ao 5º Ano

Modalidade Turma Dia Horário
Circo 2 (Novos) 3° ano ao 5° ano 2ª feira e 4ª feira 18h50
Circo 3 (Novos) 3° ano ao 5° ano 6ª feira 18:50 (2 aulas)
Circo 4 (Veteranos) 3° ano ao 5° ano 2ª feira e 4ª feira 19h35
Futsal 2 3° ano 3ª feira e 5ª feira 18h50
Futsal 3 4º ano 3ª feira e 5ª feira 19h35
Futsal 4 (Veteranos) 4º ano e 5º ano 6ª feira 18:50 (2 aulas)
Ginástica 4 (Novos) 3° ano ao 5° ano 2ª feira e 4ª feira 18h50
Ginástica 5 (Veteranos) 3° ano ao 5° ano 3ª feira e 5ª feira 18h50
Handebol 1 (Fem.) 3° ano ao 5° ano 2ª feira e 4ª feira 18h50
Judô 3 3° ano ao 5° ano 2ª feira e 4ª feira 18h50
Oficina de Violão 3º ano ao 5º ano 3ª feira e 5ª feira 18h50
Programação, Maker e Robótica 2 3° ano ao 5° ano 5ª feira 18h50 (2 AULAS)
Teatro 1 3° ano ao 5° ano 2ª feira e 4ª feira 18h50
Teatro 2 3° ano ao 5° ano 2ª feira e 4ª feira 19h35
Vôlei 1 4° ano e 5° ano 3ª feira e 5ª feira 18h50
Xadrez 1 3° ano ao 5° ano 4ª feira 18h50 (2 AULAS)

Modalidades - Ensino Fundamental (Anos Finais) e Ensino Médio

Modalidade Turma Dia Horário
Basquete 6° ano ao 9° ano 3ª feira e 5ª feira 13h00
Circo 5 6º ano ao E.M 6ª feira 17h20 (2 AULAS)
Handebol 2 (Fem.) 6º ano ao E.M 2ª feira e 4ª feira 17h20
Judô 6º ano ao E.M 2ª feira e 4ª feira 16h35
Programação, Maker e Robótica 3 6° ano ao 8° ano 2ª feira 13h30 (2 AULAS)
Voleibol 1 (Novos) (Fem.) 6° ano e 7° ano 3ª feira e 5ª feira 17h20
Voleibol 2 (Veteranos) (Fem.) 7º ano e 8º ano 3ª feira e 5ª feira 18h05
Voleibol 3 (Fem.) 9º ano ao E.M 3ª feira e 5ª feira 19h35
Futsal 5 6º ao 8º ano 6ª feira 17h20 (2 AULAS)
Orientação de Estudos 6º ao 8º ano 4ª feira 15h30 (2 AULAS)

DIFERENCIAIS DOS CURSOS EXTRAS SANFRA:

  • Um dos melhores complexos esportivos de São Paulo;
  • Incentivam o espírito de equipe e o convívio com novas pessoas;
  • Atividades realizadas no contraturno do período regular de aulas;
  • Incentivo das equipes para jogos intercolegiais;
  • Melhor custo x benefício da região;
  • Profissionais especializados nas modalidades oferecidas.

MODALIDADES

Durante o programa dos Cursos Extracurriculares, além das aulas práticas e teóricas, são realizados eventos internos e externos, com equipes que representarão o SANFRA em festivais e campeonatos, demonstrando o empenho de cada estudante.

  • Xadrez

    O xadrez é um dos mais tradicionais jogos de tabuleiro e é culturalmente associado à inteligência. O esporte possibilita o desenvolvimento de habilidades que podem contribuir para a formação integral da criança, tornando o jogo uma forte ferramenta pedagógica utilizada em escolas de diversos países. O xadrez é um esporte que exige um alto nível de concentração. Compreender e reconhecer padrões, lembrar das jogadas e pensar no movimento das peças é essencial para vencer as partidas. Esse tipo de exercício auxilia na formação de áreas do cérebro responsáveis pelo planejamento, análise e julgamento, ajudando na manutenção do foco, desenvolvendo a memória e facilitando o raciocínio lógico e a tomada de decisões.  

  • Psicomotricidade

    A psicomotricidade é uma ciência que tem como foco o desenvolvimento das habilidades emocionais, cognitivas e motoras das crianças. O objetivo da educação psicomotora é proporcionar o desenvolvimento motor, emocional e psicológico das crianças, dando-lhes oportunidade por meio de jogos e atividades lúdicas, de ter domínio sobre seu próprio corpo. Através dessas atividades, a criança desenvolve habilidades perceptivas que auxiliam o desenvolvimento psicomotor. A abordagem da psicomotricidade permitirá a compreensão da forma como a criança toma consciência do seu corpo e das possibilidades de se expressar por meio desse corpo, localizando-se no tempo e no espaço.

  • Coral

    O Coral é uma atividade artística e cultural que atua como suporte pedagógico para o desenvolvimento de diversas habilidades socioemocionais, além de trazer benefícios mentais como a redução da ansiedade e o aumento do bem-estar. Também, tem como objetivo o despertar para a importância e beleza da música como apoio ao desempenho das atividades humanas. O coral promove atitudes que desenvolvem a autoestima, a integração e a valorização do coletivo.

  • Basquete

    Nas aulas de basquete são trabalhados o desenvolvimento e a aprimoração dos fundamentos técnicos, tipos de passes, dribles, fintas, manejo e empunhadura de bola e arremessos, além de tática individual, sistemas de ataque e defesa, transições ofensivas e defensivas. Serão estimuladas a capacidade estratégica, a orientação espacial e a leitura de jogo para promover a organização, otimizando as capacidades físicas: controle do corpo, coordenação motora global dinâmica e fina, agilidade, força e potência.

  • Circo

    As aulas de circo visam desenvolver o corpo como um todo, possibilitando o desenvolvimento de diversos aprendizados como atenção, concentração, alongamento, força, equilíbrio, coordenação motora, cuidado consigo e com o outro, enfrentamento dos medos, agilidade, disciplina, autoconhecimento do corpo e seus limites, autonomia, autoconfiança, autoestima, socialização, ética, resiliência e perseverança, entre outros, com muita diversão.

  • Judô

    Arte marcial japonesa criada por Jigoro Kano em 1882. Ele desenvolveu a luta como um esporte de combate, capaz de fortalecer o físico, a mente e o espírito integralmente, bem como desenvolver técnicas de defesa pessoal.  

  • Ginástica

    A Ginástica é uma modalidade esportiva de prática abrangente que reúne elementos básicos do ato de movimentar-se, utilizando diferentes capacidades físicas e habilidades motoras que dão subsídios para a realização de atividades corporais acrobáticas, rítmicas e coordenativas. Fazem parte dessa prática,  exercícios no solo, ar (saltos), em aparelhos, com manuseio de aparelhos, expressividade e movimentos com acompanhamento musical. Neste ano, teremos como base, três tipos de Ginástica: Artística (G.A.), Rítmica (G.R.) e Acrobática.

  • Futsal

    O Futsal é a adaptação do futebol de campo para a quadra esportiva. Foi inventado em 1934, na Associação Cristã de Moços de Montevidéu, Uruguai, pelo professor Juan Carlos Ceriani, que chamou este novo esporte de “Indoor-football”. A modalidade exige dos jogadores um árduo trabalho em equipe, treinamento, organização e disciplina para desenvolver técnicas e habilidades ao longo de suas atividades. Em um mundo tão competitivo, trará o preparo para as adversidades ao longo da vida. 

  • Handebol

    O Handebol, um dos esportes mais complexos devido as suas regras de jogo e movimentos, foi criado pelo professor de educação física e atleta alemão Karl Schelenz em 1919. É uma modalidade de esporte coletivo que envolve passes de bola com as mãos, exigindo dos jogadores trabalho em equipe, treinamento, organização e disciplina para desenvolver as técnicas e habilidades ao longo de suas atividades. 

  • Voleibol

    O Voleibol é um esporte coletivo, criado pelo estadunidense William George Morgan, cuja ideia principal era desenvolver um esporte de baixo impacto, que tivesse pouco contato físico entre os adversários e evitasse possíveis lesões ao longo de sua prática. Essa modalidade inclui movimentos com as mãos, em que o principal objetivo é lançá-la por cima da rede e fazê-la tocar no chão do adversário. Por se tratar de um jogo coletivo, exigirá dos jogadores trabalho em equipe, treinamento, organização e disciplina para desenvolver as técnicas e habilidades ao longo de suas atividades. 

  • Iniciação Esportiva

    As aulas terão como foco o desenvolvimento motor, a concentração e o trabalho em equipe, por meio de exercícios, técnicas e atividades lúdicas que permitam o contato dos estudantes com as mais diversas modalidades esportivas disponíveis na atualidade. 

  • Teatro

    Nas aulas de teatro são trabalhados o processo criativo e o compartilhamento de ideias, que desenvolvem o senso coletivo, a confiança, o pensamento crítico, o respeito às diferenças e a comunicação. O aprendizado se dá de forma cooperativa e, ao mesmo tempo, favorece o desenvolvimento individual por meio de atividades de integração de grupo, encenações, jogos teatrais, expressão corporal e discussão de temas relevantes.

  • Oficina de Violão

    Uma oficina prática, voltada ao aprendizado do violão: acordes, levadas, canções, leitura de notas na pauta e execução dessa leitura no violão. A oficina vai levar o aluno a ter experiências significativas junto do instrumento e a alegria motivadora será a mola propulsora para levá-lo a novos lugares sonoros.

  • Programação, Maker e Robótica

    Em meio ao universo da Cultura Maker, e discutindo sobre temas como sustentabilidade e meio ambiente, os estudantes vivenciarão situações lúdicas e desafiadoras, construindo seus primeiros circuitos elétricos com o auxílio de componentes básicos da eletrônica, como: leds, motores, baterias e fios. Além disso, os estudantes trabalharão em projetos que desenvolvam suas habilidades motoras, de concentração e a capacidade de realizarem trabalho em equipe, reciclando e reutilizando, muitas vezes, objetos e componentes eletrônicos de aparelhos que seriam descartados de modo incorreto no meio ambiente.  

  • OLISANFRA

    A Olisanfra é um evento esportivo do Colégio São Francisco Xavier que tem o intuito de fortalecer a prática saudável do esporte e os laços de amizade entre nossos atletas estudantes e visitantes.

    São competições esportivas entre o Sanfra e outras escolas que incentivam o espírito esportivo e Fair Play. Um evento preparado para os atletas em reconhecimento à dedicação e ao empenho de todos os envolvidos.

PARA FAMÍLIAS INSCRITAS:

O canal de atendimento das famílias inscritas será via APP Sanfra Agenda Virtual, por meio do canal: “Cursos Extras”. 

Do Ingresso:

  • O Colégio São Francisco Xavier reserva-se ao direito de não dar início à atividade/modalidade escolhida caso não seja atingido o número mínimo de estudantes para a formação da turma, sendo esta possibilidade de pleno conhecimento dos candidatos e de seus responsáveis;
  • A grade horária das Atividades Complementares poderá sofrer alterações caso a quantidade prevista de turmas não sejam abertas. As famílias serão comunicadas previamente das mudanças;

Das Vagas:

  • O Colégio São Francisco Xavier reserva-se ao direito de oferecer vagas conforme as suas possibilidades, demandas e políticas internas para as matrículas nos Cursos Extras. Após o preenchimento de todas as vagas disponíveis, a família poderá inscrever o estudante em uma lista de espera. Assim que a vaga estiver disponível, a secretaria acadêmica fará contato;
  • Caso não seja atingido o número mínimo de inscritos, a turma não será aberta.
  • No decorrer do ano, caso a turma não permaneça com o número mínimo de estudantes, o Colégio poderá encerrar a atividade e a família poderá realizar a transferência de turma/modalidade ou o cancelamento do contrato. A secretaria acadêmica entrará em contato com a família para a comunicação com, no mínimo, 15 dias de antecedência do encerramento da atividade;