Indicação de leitura

Clique no livro e saiba mais!

Neste livro-reportagem, a jornalista Adriana Carranca relata às crianças a história da adolescente paquistanesa Malala Yousafzai, baleada por membros do Talibã aos catorze anos por defender a educação feminina. A repórter traz suas percepções sobre o vale do Swat, a história da região e a definição dos termos mais importantes para entender a vida desta menina tão corajosa.

Clique no livro e saiba mais!

“Ou Isto ou Aquilo”, livro de poemas de Cecília Meireles brinca com as palavras e encanta as crianças com sua sensibilidade, impressões e cores. É considerado um dos mais belos e importantes livros de poemas para crianças.

Clique no livro e saiba mais!

Felipe adora escrever, mas morre de vergonha de falar em público. Para complicar a situação, a professora de Português anuncia um sarau poético no final do mês. É uma oportunidade para Felipe vencer a vergonha e declamar suas poesias. O jovem poeta precisará de muita coragem para ler uma poesia com todo mundo olhando para ele, ler sem gaguejar, ler de uma vez e, ainda por cima, pôr emoção na voz. Que confusão! Onde buscar coragem? E se sua voz não sair na hora em que ele for falar? Felipe sabe que tem um grande desafio pela frente até sua vergonha decidir-se a bater asas e voar...

Clique no livro e saiba mais!

"Neste livro, Vítor Iori descobre que a vinda dos africanos foi bem diferente da dos imigrantes europeus. Ele aprende com seu avô Zinho a história de seus antepassados, como era a vida no período da escravidão, a origem de seu próprio nome e a importância de preservar as raízes de seu povo. Com a ajuda de sua tia e de seu avô, Vítor apresentará na escola um trabalho que será uma verdadeira aula sobre a riqueza da cultura africana."

Clique no livro e saiba mais!

Nesta parceria, Mauricio de Sousa e Fábio Sombra, trazem aos seus leitores a antiga história sobre o cerco a Troia e o combate dos corajosos guerreiros gregos e troianos. O bravo Aquiles, o forte Heitor, Homero, a bela Helena, estão nas páginas lindamente ilustradas. Os personagens da Turma da Mônica Jovem fazem o papel dos heróis e heroínas que contam a história em rimas e versos de cordel.

Clique no livro e saiba mais!

A árvore generosa' traz o clássico de 1964 que conta a história do amor entre uma árvore e um menino. A árvore é a amiga amorosa que dá tudo ao menino, suas folhas, seus frutos, sua sombra. O menino também ama a árvore, a grande companheira de todos os dias; sobe em seu tronco, se pendura nos galhos, brinca de esconde-esconde. Até que vai crescendo, se torna adolescente, depois adulto. E, pouco a pouco, deixa a amiga de lado. 'Estou grande demais para brincar', diz o menino, que então precisa de dinheiro para comprar 'muitas coisas'.

Clique no livro e saiba mais!

Qual o segredo, meu Deus, que medo! O que fez todos os pássaros fugirem de passaredo? Que coisa triste uma cidade assim - com pássaros no nome e nenhum em seus jardins! Mas o doutor Andrade, o sábio mais sábio da cidade, vai descobrir toda a verdade! Este título faz parte do acervo de biblioteca de sala do 2º ano e nossos pequenos xaverianos farão a leitura compartilhada desse livro, fazendo dele o título principal do projeto de leitura.

Clique no livro e saiba mais!

Olga e Tatiana são irmãs gêmeas e bailarinas. Mesmo com a aparência física igual, as duas não poderiam ser mais diferentes: Olga se destacava mais que Tatiana no balé, mas era arrogante e tratava mal a irmã, que, mesmo assim, com seu jeito doce, sempre a apoiava. Certa noite, porém, quando a meia-calça de Olga cai na frente de todos durante uma apresentação, ela acaba recebendo uma lição valiosa, nesta primeira história infantil de Luis Fernando Veríssimo.

Clique no livro e saiba mais!

August Pullman, o Auggie, nasceu com uma síndrome genética cuja sequela é uma severa deformidade facial, que lhe impôs diversas cirurgias e complicações médicas. Por isso, ele nunca havia frequentado uma escola de verdade... até agora. Todo mundo sabe que é difícil ser um aluno novo, mais ainda quando se tem um rosto tão diferente. Prestes a começar o quinto ano em um colégio particular de Nova York, Auggie tem uma missão nada fácil pela frente: convencer os colegas de que, apesar da aparência incomum, ele é um menino igual a todos os outros.

Clique no livro e saiba mais!

Primeiro romance moderno da literatura, a história do Cavaleiro Andante atravessou fronteiras e ganhou diversas formas literárias e artísticas. Nesta, Dom Quixote e seu fiel escudeiro convidam crianças a conhecerem os grandes valores e grandezas que não só fazem parte de uma época, mas que estão presentes em todos os corações.

Clique no livro e saiba mais!

Quando se fala em mitologia, a primeira ideia que nos vem é a dos deuses e heróis dos mitos gregos. A preocupação do autor desta antologia foi a de aproximar os heróis gregos do jovem leitor de hoje, usando uma linguagem simples e humanizando seus personagens. Pandora se enreda em problemas como tantas outras mulheres curiosas deste mundo; Perséfone enfrenta o ciúme de Deméter como muitas outras moças que escolhem um marido que não agrada à mãe; o ambicioso rei Midas é um ser humano como muitos outros que aprendem grandes lições por meio do sofrimento.

Clique no livro e saiba mais!

Clique no livro e saiba mais!

O Vizinho. Parente Por Parte De Rua nasceu da vontade de Lerner escrever histórias infantis que se relacionassem com o espaço urbano. Seus personagens traduzem fielmente o que ele pensa em relação à cidade, sendo conceitualmente coerentes. Para Lerner, uma localidade não é complexa como as pessoas que a deterioram querem que seja. É tão simples que pode ser traduzida em linguagem acessível à criança. “Os adultos falam às vezes em linguagem infantil, não só para que as crianças entendam, mas principalmente para se sentirem como crianças”.

Clique no livro e saiba mais!

Neste livro estão reunidas cinco das melhores histórias de Pedro Malasartes, contadas pela escrita engenhosa e cheia de artimanhas de Júlio Emílio Braz. Pedro Malasartes é sinônimo de garoto (ou seria um adulto?) arteiro e ao mesmo tempo ingênuo. O primeiro nome deste personagem remete a São Pedro, apóstolo conhecido por seu cinismo, mas também pela astúcia e o segundo provém do espanhol “mala artes” (más artes). Com esse espertalhão, há confusão por todo lado.

Clique no livro e saiba mais!

Pelos olhos de uma garota inquieta e inteligente, painel rico e dinâmico da vida em Diamantina no final do século XIX. A obra combina o encanto de um romance feminino de formação à observação aguda da vida social num momento crucial de nossa história. Publicado pela primeira vez em 1942.

Clique no livro e saiba mais!

O autor apresenta aos leitores a história de Nelson Madiba Mandela, desde seu nascimento até os dias atuais. Nesta obra, os leitores poderão conhecer mais um pouco sobre o líder sul-africano que se destacou pela luta contra o apartheid (regime de segregação racial implantado na África do Sul entre 1948 e 1994).

Clique no livro e saiba mais!

As histórias do rico repertório da cultura popular brasileira ganham ainda mais fluência e brilho com o texto e as ilustrações de Ricardo Azevedo, que pesquisa o tema há mais de 20 anos. Neste armazém, as crianças encontram quadras populares, contos, adivinhas, brincadeiras com palavras e muito mais.

Clique no livro e saiba mais!

Zezé é um garoto pobre, de seis anos, inteligente e sensível. Carente de um afeto que não encontra na família, ele sai pelas ruas fazendo mil travessuras. Aprende tudo sozinho e inventa para si um mundo de fantasia em que seu grande confidente é Xururuca, o pé de laranja-lima.

Clique no livro e saiba mais!

Drauzio Varella mostra neste livro que também sabe escrever para crianças. Neto de imigrantes espanhóis e portugueses, ele relembra aqui alguns episódios de sua infância, quando era um menino que brincava e brigava nas ruas do Brás. Um tempo em que os moleques iam pescar no Tietê, levavam bicada de galo, ouviam futebol no rádio e corriam atrás de balão.

Newsletter

Como Chegar

Loading
Center map
Tráfego
De bicicleta
Transit
Google MapsComo chegar

Colégio São Francisco Xavier

Rede Jesuíta de Educação
Rua Vicente da Costa, 39
Ipiranga – São Paulo, SP

+55 (11) 3013-0320
Ver mapa Agende uma visita