Na cadeira do Papa: a história do pequeno Carlos

img-563815-carlos-e-papa-francisco20131108181383942162Uma atriz italiana estreou como diretora rodando “Na cadeira do Papa”, um curta-metragem que conta a história do menino que se aproximou do Papa durante o Encontro das Famílias, em outubro passado. O filme, que pode ser visto na internet, foi um presente para o Papa Francisco pelo seu primeiro ano de pontificado.

As imagens do menino deram a volta ao mundo. A mídia o batizou como Carlos e, em pouco tempo, soube-se que ele é colombiano. Carlos e seu irmão foram adotados por uma família católica italiana.

Para a atriz Cristiana Capotondi, o carinho com o qual o Papa tratou o pequeno, abraçando-o, deixando-o beijar sua cruz e ficar ao seu lado, é todo um símbolo do pontificado de Francisco.

“Eu não parava de pensar no Papa – explicou. Ele é um homem com uma relação tátil forte. Basta lembrar da Missa do Lava-Pés com os internos de detenção juvenil, dos seus beijos nos doentes e deformados na Praça de São Pedro, ou quando disse aos casais que podem brigar, sim, mas que, à noite, precisam fazer as pazes. Por isso, essa doçura dele me tocou, com a imagem o abraço no pequeno Carlos, quem logo depois foi se sentar na cadeira do Papa.”

Cristiana decidiu transformar esta história em um curta-metragem e entregá-lo ao Santo Padre no aniversário do seu primeiro ano de pontificado.

Cristiana quis aproveitar também para promover o acolhimento familiar e a adoção, contando como Carlos (que, na verdade, se chama Didier Ferruccio) e seu irmão Johan chegam até um casal que não podia ter filhos, graças à agência “Amici dei Bambini” (Amigos das Crianças). Para gravar o curta, ela visitou a família em Abruzzos e contou com os irmãos para gravar parte do filme.

Dizem que o Papa se lembrou muitas vezes do pequeno Didier, mas que não soube mais dele – pelo menos até março, quando recebeu o curta-metragem de Cristiana, entregue diretamente pelo seu secretário.

(Artigo publicado originalmente por Alfa y Omega)



Newsletter

Como Chegar

Loading
Center map
Tráfego
De bicicleta
Transit
Google MapsComo chegar

Colégio São Francisco Xavier

Rede Jesuíta de Educação
Rua Vicente da Costa, 39
Ipiranga – São Paulo, SP

+55 (11) 3013-0320
Ver mapa Agende uma visita