Nota Oficial sobre o novo momento do Sanfra: Um caminho de Renovação

Nota Oficial sobre o novo momento do SANFRA

“Um caminho de Renovação”

Para atender às novas demandas da sociedade e da família, a escola foi ampliando seu papel de tal maneira que funções e responsabilidades foram se mesclando na busca de atender essas duas instituições. Entendemos escola não como um meio de transmitir conhecimentos e sim trabalhar com nossos Xaverianos no sentido da responsabilidade social e da cidadania, da formação humana, integral, integrada e integradora.

Atualmente, a escola apresenta um conjunto de finalidades que, do ponto de vista teórico, ampliou-se muito. Sempre com o grande objetivo de colocar em prática o fazer pedagógico em clima de aprendizagem plena, nos deparamos com conceitos sociológicos, políticos, culturais e religiosos que geram a complexidade inerente ao conjunto desses fatores.

O fato de haver questionamentos sobre como funcionamos didaticamente e como nos sustentamos pedagogicamente ajuda a endossar o entendimento que temos quanto a  necessidade da renovação na estrutura educacional geral e particular no aqui e agora da história.

A supremacia da tecnologia e da inovação, presente em tudo o que fazemos, nos leva a transformar as informações e ir além… Diante disso, fica sempre a questão colocada à escola: quais tipos de conhecimentos devem ser ensinados? Como selecioná-los? Como comunicá-los?

A nossa opção curricular nos leva a refletir sobre que educandos ajudamos a formar e como prepará-los para o provir. Os modos de ensinar e de aprender não podem ser comparados a receitas pré-fabricadas ou a modelos prontos; eles vão se aprontando sempre e cada vez mais para atender às necessidades atuais, sem abrir mão da tradição e estabilidade conferida pela experiência dos quase noventa anos de existência do SANFRA.

Nisto consiste nossa ousadia e criatividade: fazer rede com as demais 16 Unidades Educativas de Ensino Básico da Companhia de Jesus no Brasil e optar por um conhecimento que não privilegie a memorização, sem crítica ou a aquisição meramente quantitativa dos conhecimentos, em especial no ciclo final da Educação Básica. Assim continuamos construindo nossa identidade como Colégio da Companhia de Jesus.

As mudanças curriculares nos últimos anos nos levaram a uma robustez na formação acadêmica de nossos Xaverianos em todo o seu percurso formativo.  Esta é uma responsabilidade premente da qual não podemos nem queremos abrir mão como Colégio e como Educadores:  a visão da eficácia do processo Inaciano de Aprendizagem que se embasa no cuidado da qualidade da formação integral e na competência profissional dos que atendem  e acompanham a relação dos nossos Xaverianos com o conhecimento.

O Colégio São Francisco Xavier, paulatina e estruturadamente, vem migrando de ser um Centro de Ensino para tornar-se um Espaço de Aprendizagem. É esse o desafio que nos traz o PEC – Projeto Educativo Comum e que abraçamos com entusiasmo.

O processo de integração do SANFRA na Rede Jesuíta de Educação, que conta com mais de 30 mil educandos, ganhará em ousadia, em criatividade e em renovação para enfrentar os desafios educativos, em sintonia com a Igreja Católica e com a Companhia de Jesus no Brasil e no mundo

Nosso modo de proceder busca ressignificar nossa proposta educativa fazendo com que sonho, desejo, disposição e práticas positivas estejam unidos, reforçando o compromisso de oferecer educação de qualidade em todos os níveis aos nossos Xaverianos.

Os movimentos do mercado ratificam exames externos como maior e quase único avaliador da qualidade de uma escola. Tal atitude é por nós respeitada e, em parte, absorvida, conquanto não descaracterize o modo Jesuítico de proceder em educação com sua Didática e Pedagogia Inacianas.

Avaliamos nosso desempenho sobretudo através do acompanhamento e cuidado pessoal, da caminhada diária, do  crescimento e de conquistas humanas e profissionais de cada Xaveriano. Isso porque nosso fazer educacional Integral baseia-se na ética, no conhecimento e nos valores a serviço da fé e promoção da justiça, formando homens e mulheres para os demais que sejam competentes e conscientes, compassivos e comprometidos, curiosos e conectados, contemplativos e criativos.

Como início,  o TEMPO DE RENOVAÇÃO do SANFRA está lançado através da elaboração de um Planejamento Estratégico para o triênio 2017-2019; e de um Plano Diretor que pretende transformar todos os espaços do Colégio em espaços significativos para aprendizagem.

Alegramo-nos ainda por viver um bonito momento do SANFRA com a implantação do PEC – Projeto Educativo Comum –, ressignificando o ensinar em aprender e, assim, propondo ressignificações e mudanças desde a matriz curricular até a estrutura predial, que já está em transformação, levando-nos a repensar tempos, formas e espaços escolares para atender às demandas a que nos propomos e os desafios que se nos apresentam.

Por tudo isso, unidos a todos os Xaverianos – estudantes, educadores, famílias, colaboradores e todos os demais que juntos querem fazer um SANFRA sempre melhor – assumimos esse novo momento como tempo de vivências profundamente transformadoras e de crescimento que oportuniza a gestão humanizadora e de suma qualidade, tendo como princípios e fundamentos a vida e a obra do Mestre de Nazaré.

Atenciosamente,

     Irmão Marcos Epifanio Barbosa Lima,SJ                           Reinaldo Correa de Aquino Junior

                  Diretor Geral                                                            Diretor Acadêmico

a.m.D.g
Ipiranga, 10 de outubro de 2016



Newsletter

Como Chegar

Colégio São Francisco Xavier

Rede Jesuíta de Educação
Rua Vicente da Costa, 39
Ipiranga – São Paulo, SP

+55 (11) 3013-0320
Ver mapa Agende uma visita