Programa de Formação contínua na Rede Jesuíta de Educação

formacao-continua-4

O Delegado para a Educação Básica, P. Mário Sündermann, e o Pró-Reitor Acadêmico da Unisinos, P. Pedro Gilberto Gomes, durante a assinatura do convênio. Foto: Divulgação.

A preocupação da Rede Jesuíta de Educação (RJE) em capacitar os educadores em novos horizontes teórico-práticos e no conhecimento da proposta pedagógica jesuítica se consolidou no Programa de Formação Contínua. No final de agosto foram assinados dois convênios com o programa de Pós-Graduação em Educação da Unisinos, em São Leopoldo (RS). A construção dos cursos se deu entre Diretores Acadêmicos dos Colégios e Universidade, sendo celebrados entre o Delegado para a Educação Básica, P. Mário Sündermann, e o Pró-Reitor Acadêmico da Unisinos, P. Pedro Gilberto Gomes.

A parceria já está frutificando no Colégio São Francisco Xavier com a seleção de educadores para as turmas de Mestrado e Especialização. Irmão Marcos Epifanio Barbosa Lima, SJ, Diretor Geral do Colégio São Francisco Xavier, e Daniela Conti de Oliveira, Assessora Técnico Pedagógica do Infantil ao 5º ano do Ensino Fundamental, foram aprovados no processo seletivo do Mestrado Profissional em Gestão Educacional. Em meados de outubro iniciarão as aulas na Universidade.

Além deles, mais nove educadores iniciaram a Especialização em Educação Jesuítica: aprendizagem integral, sujeitos e contemporaneidade, na modalidade à distância. Participam da Especialização os educadores Caio Uehbe, Patrícia Scognamiglio, Renata Alves, Siomara Molina, Eliane Garcia, Denise Maack, Claudia Rodrigues, Camila Pereira e Michelle Bergamaschi.

Para Fernando Guidini, Diretor Acadêmico do Medianeira e um dos responsáveis pela negociação na parceria com a UNISINOS, aliar a formação acadêmica universitária aos estudos desenvolvidos localmente, propicia nova significação aos processos formativos e certificação destes estudos. “Temos educadores portadores de aprendizagens pertinentes, sistematizadas via pesquisa, é prerrogativa para o exercício de uma prática pedagógica com qualidade em uma presença apostólica da Companhia de Jesus”, explica.

Aprendentes e ensinantes: Promovendo integração

epifanio_daniela

Irmão Epifanio e Daniela Conti: educadores foram selecionados para Mestrado Profissional da Unisinos. Foto: Divulgação.

A vida é continua e a continuidade da vida é a razão maior para seguirmos como aprendentes/ensinantes mundo a fora. Segundo Irmão Epifanio, o Modelo de Educador Inaciano tem que ser Jesus de Nazaré.  “É Dele que aprendemos o que ensinar continuamente com testemunho e perseverança. Ele é o Modelo de Educador que almejamos seguir em nosso fazer educacional e pedagógico. O Mestre de Nazaré nos motiva a sermos mais para os demais, pois aquele que se cansou de formar-se e reformar-se, cansou da beleza da vida!”, esclarece.

Para Daniela Conti, a oportunidade de fazer um mestrado profissional propiciará especialização e atualização dos seus conhecimentos nesta área de uma maneira mais avançada, além de ampliar sua visão do mundo acadêmico. “O curso pode aprimorar meu olhar diante do trabalho realizado na escola para assim promover um ambiente mais integrado enfatizando nossa identidade através de uma gestão que compartilha, que integra, que propicia espaços de discussão, crescimento e co-responsabilidade, enxergando e atuando na complexidade das relações”, define.

Educadores do Sanfra na Inauguração do Curso de Especialização em Educação Jesuítica na Unisinos. Foto: Arquivo Pessoal.

Educadores do Sanfra na Inauguração do Curso de Especialização em Educação Jesuítica na Unisinos. Foto: Arquivo Pessoal.

Texto: Redação com colaboração de Colégio Medianeira.



Newsletter

Como Chegar

Loading
Center map
Tráfego
De bicicleta
Transit
Google MapsComo chegar

Colégio São Francisco Xavier

Rede Jesuíta de Educação
Rua Vicente da Costa, 39
Ipiranga – São Paulo, SP

+55 (11) 3013-0320
Ver mapa Agende uma visita