Proposta Pedagógica

A opção curricular de um Colégio Jesuíta contempla a excelência da pessoa, nos aspectos acadêmico, humano e cristão. Nosso objetivo é uma formação acadêmica, humana e cristã que promova a qualificação integral dos nossos alunos, preparando-os para o exercício da liberdade, discernimento e cidadania, bem como o compromisso com o serviço da fé e a promoção da justiça.

Entendemos que a Escola deve estar a serviço do bem comum e das necessidades pessoais. Promovemos formação acadêmica eficaz, que prepara nossos alunos através da formação em valores. Que todos e cada um possam ser ajudados a nortear-se em um convívio social maduro e comprometido e a se posicionar de forma compassiva e coerente com os desafios da vida adulta. Em parceria com a família, ajudamos nossos alunos a inserir-se de modo qualificado no mundo onde vivem, conhecendo e entendendo essa realidade, para poder agir nela com justiça e pela justiça e paz.

Nossa missão educativa está em sintonia com as Leis de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.

O trabalho educativo é um processo permanente. Os educandos, guiados pelos pais e acompanhados pelos professores, aprendem a crescer como pessoas mediante sua interação consigo mesmos, com os outros, com a natureza e com Deus.

A Pedagogia Inaciana tem suas raízes nos Exercícios Espirituais de Santo Inácio de Loyola, respeitando o ritmo e a situação particular dos educandos. Na Pedagogia Inaciana, os educadores interessam-se pelos estudantes de modo a descobrir suas habilidades, qualidades e dificuldades, para melhor ajudá-los no seu desenvolvimento integral.

Adotando os princípios da Pedagogia Inaciana, nossos Xaverianos são orientados segundo cinco aspectos: Contextualização, Experiência, Reflexão, Ação e Avaliação. Assim, acreditamos e buscamos aproximar a educação e o mundo real dos educandos. Priorizamos a ação autônoma e responsável dos estudantes no processo de aprendizagem, levando-os a conhecer a realidade, a vivenciá-la, a analisá-la e a refletir e agir sobre ela.

Sendo sujeitos do seu desenvolvimento, os estudantes assumem progressivamente a responsabilidade de sua própria formação, sob a orientação dos professores e demais educadores. Estes, por sua vez, são responsáveis pela organização do itinerário que favorece a construção do conhecimento. A sala de aula e todos os demais ambientes pedagógicos são espaços de diálogo, vivência e ajuda para cada estudante. Para isso, nossos educadores estão em contínuo processo de aperfeiçoamento pessoal e profissional, através de formações humanas, como retiros espirituais e formações de Stricto e Latus Sensus.

Num processo centrado na pessoa, ficam assegurados o diálogo e a reflexão e se enfatiza a relação, educador-educando; a diversidade de experiências é uma constante que orienta os Xaverianos, incentivando uma aprendizagem ativa e responsável. Esse enfoque é o que chamamos de “cura personalis” ou cuidado personalizado.

Os professores possuem condições humanas e profissionais de acompanhar os discentes da melhor maneira. Também os Coordenadores e Assessores participam da vida dos educandos, seja através do contato constante e efetivo com os professores, seja nas conversas e no acompanhamento dos estudantes. Com frequência pais e demais familiares são convidados a participar da vida escolar para, juntos, com o melhor conhecimento possível da realidade, orientar os Xaverianos mais adequadamente. Nesse contexto, a avaliação vai além da mera verificação e assimilação de conteúdo para tornar-se programática e continuada, exigindo a participação de todos, para que Coordenação e família colaborem com professores e estudantes na organização do seu plano de futuro e seu projeto de vida.

A proposta pedagógica de uma escola jesuíta é um processo educativo contínuo. Investimos constantemente na seleção e formação dos nossos educadores e na renovação da nossa estrutura física e dos suportes pedagógicos e tecnológicos para uma educação integral de qualidade e excelência.

Além disso, nosso trabalho supõe a integração das famílias, que participam, sugerem e se comprometem com nossa proposta educativa. Assim, todos tornam-se responsáveis, fortalecendo-se mutuamente com sua contribuição específica para o bom êxito do processo educativo.

Assim, queremos que nossos Xaverianos destaquem-se tanto por sua competência e conhecimentos como por sua prática de valores como liberdade, autonomia, transcendência, responsabilidade e compromisso ético que demonstram com suas atitudes vitais. Queremos formar homens e mulheres que estejam a serviço dos outros com consciência de si mesmos. Este é o nosso diferencial e a nossa missão.

Queremos que nossos estudantes sejam pessoas conscientes de sua própria identidade e cresçam na capacidade de decidir criticamente com responsabilidade e determinação a trabalhar por um mundo mais justo, solidário e fraterno, especialmente atentos aos mais necessitados e empobrecidos.

Newsletter

Como Chegar

Colégio São Francisco Xavier

Rede Jesuíta de Educação
Rua Vicente da Costa, 39
Ipiranga – São Paulo, SP

+55 (11) 3013-0320
Ver mapa Agende uma visita