Campanha da Fraternidade é tema nas aulas da Educação Infantil
“Viu, sentiu compaixão e cuidou dele”, esse é o tema norteador da Campanha da Fraternidade 2020, que também traz o lema: “Fraternidade e Vida: Dom e Compromisso”. Seguindo essa temática, as educadoras do SANFRA desenvolveram diversas atividades com os Xaverianos da Educação Infantil. Confira!
Respeitar e cuidar para o mundo mudar
Os Xaverianos do Maternal e da Pré-escola 1 iniciaram o projeto conhecendo a proveniência do nome de cada um. Para isso, foram desafiados a pesquisar com seus familiares sobre a origem e o processo de escolha do nome.
O autocuidado e valorização aos próprios sentimentos também fizeram parte dessa atividade. Por meio da leitura do paradidático “Livro dos sentimentos”, os Xaverianos puderam reconhecer, avaliar e lidar com seus sentimentos, entendendo que, para cuidar do outro e do planeta, é necessário cuidar, primeiramente, de si.
E não foi só neste momento que os Xaverianos aprenderam sobre o respeito ao próximo e ao Planeta Terra. A partir da leitura dos livros “Cada um com seu jeito, cada jeito é de um” e “O dia em que Marília me ensinou a ver”, as crianças com as educadoras trabalharam o respeito ao próximo e as diferenças, além de conhecerem o alfabeto e os números em Braille.
Após a leitura do título “Quem vai salvar a vida”, os Xaverianos participaram de uma roda de conversa na qual foram abordados pontos importantes sobre o cuidado com o meio ambiente e o uso consciente dos recursos naturais.
Veja aqui todas as atividades desenvolvidas pelo Maternal e Pré-escola 1 na Campanha da Fraternidade!
Valorização à vida, ao próximo e ao planeta
Já os Xaverianos da Pré-escola 2 trabalharam a conscientização, refletindo sobre o cuidado com o Planeta Terra, a valorização à vida e o amor ao próximo. Esse projeto foi iniciado com a contação da história “O monstro das cores”. A partir dessa leitura, as educadoras levaram os Xaverianos a refletirem sobre o conhecimento e entendimento das emoções.
Para concluir essa atividade, as três turmas participaram de uma oficina maker na qual tiverem de montar um brinquedo com materiais recicláveis e, também, criaram canções sobre as emoções do monstrinho que conheceram na leitura do paradidático. E não parou por aí, com o auxílio do professor de música, Alexander Pereira, a canção ganhou ritmo e melodia.
Cristina Gabas, auxiliar de biblioteca, também participou de um momento de interação com as crianças e leu a história do livro “O Mundinho”. Após a leitura, os Xaverianos participaram de uma roda de conversa e foram levados a refletir sobre a conscientização ambiental. Nesse momento, de forma simbólica, eles disseram o que gostariam de plantar para um mundo melhor.
O objetivo principal das ações realizadas dentro da Campanha da Fraternidade foi levar aos Xaverianos uma nova forma de enxergar o mundo, com muito mais sensibilidade, mostrando o que há de mais valioso dentro de cada um e que é possível compartilhar a compaixão para um mundo com mais empatia e respeito às diversidades.
Clique aqui e veja as atividades desenvolvidas pelas turmas da Pré-escola 2.
“Vida não se reduz apenas a experiências ou a posses, mas um conjunto de aspirações, discernimentos, horizontes de sentido, escolhas e devotamentos. Vida é a condição de possibilidade comum a todos seres vivos. A vida é essencialmente dom e compromisso”, Frei Claudino Gilz e Irmã Cláudia.