FAQ (Perguntas Frequentes)

SOBRE O SANFRA

  • O que é o PEC - Projeto Educativo Comum?

    O Projeto Educativo Comum (PEC) é um documento corporativo que transformou os colégios jesuítas numa rede de centros de aprendizagem integral. Ele foi elaborado pelas Unidades Educativas que compõem a Rede Jesuíta de Educação (RJE) e tem por objetivo rever, reposicionar e revitalizar o trabalho apostólico da Companhia de Jesus na área de Educação Básica no Brasil.

  • O que é a Rede Jesuíta de Educação?

    A Rede Jesuíta de Educação (RJE), constituída em dezembro de 2014, tem a missão de promover um trabalho integrado entre as unidades que a compõem, a partir de uma mesma identidade e do sentido do corpo apostólico, com mútua responsabilidade pelos desafios comuns. Para além disso, é também missão dessa Rede contribuir, de diferentes formas, para a melhoria da educação no país (Art. 3º do Estatuto da RJE).

    A tradição educativa da Companhia de Jesus visa à transformação das pessoas e das realidades, na perspectiva da construção de uma sociedade sustentável, justa e fraterna.

  • O que é FLACSI?

    A Federação Latino-Americana de Colégios da Companhia de Jesus – FLACSI é uma organização internacional sem fins lucrativos, dependente da Conferência dos Provinciais da Companhia de Jesus da América Latina (CPAL). Foi formalmente constituída em 2001, sendo uma organização integradora, que procura o fortalecimento de seus federados, gerando políticas, estratégias e ações comuns.

    É composta por 92 instituições de ensino, jesuítas e inacianas, que têm níveis inicial, básico, primário e secundário e médio. Todos eles estão agrupados em 13 Províncias da Companhia de Jesus, correspondendo a 19 países. O SANFRA é uma dessas instituições vinculadas!

  • O que é o SANFRA 2020?

    O SANFRA2020 promoveu a renovação e inovação dos processos pedagógicos em curso, como também a adequação, renovação e inovação da estrutura física do Colégio São Francisco Xavier. Todas essas mudanças já estão em vigor e podem ser visualizadas por toda a comunidade do Colégio.

Cursos oferecidos

  • Quais Cursos são oferecidos pelo SANFRA?

    Para o ano letivo de 2022, o Colégio São Francisco Xavier oferece:

    Curso Regular
    Educação Infantil Vespertino (Maternal, Pré I e Pré II)
    Ensino Fundamental I Vespertino (1º ao 5º ano)
    Ensino Fundamental II Matutino (6º ao 9º ano)
    Ensino Médio Semi-Integral (1ª à 3ª série)

    Curso Integral
    Maternal ao 5º ano.
    Ocorre no período da manhã, antes do curso regular.

Período integral

  • O SANFRA oferece Curso Integral? Para quais turmas?

    Para o ano letivo de 2022, o Colégio São Francisco Xavier oferece Curso Integral do Maternal ao 5º ano. Saiba mais em: https://sanfra.g12.br/cursos/periodo-integral/

  • Como contratar o Curso Integral?

    A contratação do curso pode ser feita no ato da matrícula ou durante o período letivo, diretamente na Secretaria, mediante disponibilidade de vagas.

  • O que está incluso no Curso Integral?

    Para o ano letivo de 2022, está incluso no Integral o almoço, lanche da tarde, iniciação esportiva (duas vezes na semana) e natação (uma vez na semana). O lanche da manhã pode ser oferecido pela família ou contratado um pacote diretamente com a Cantina do Colégio.

  • Quais atividades são realizadas no Curso Integral?

    No Integral, são realizados o acompanhamento pedagógico (como execução da lição de casa e estudo para provas), as oficinas, as atividades físicas, as atividades lúdicas, o descanso e a alimentação (lanche da manhã e almoço). Saiba mais em: https://sanfra.g12.br/cursos/periodo-integral/ 

  • Qual o horário do Curso Integral?

    O Integral acontece no período da manhã, a partir das 7h. Há uma flexibilidade de horário, portanto, as crianças podem chegar mais tarde caso seja a necessidade da família. É válido atentar-se para algumas atividades que serão perdidas dependendo do horário de chegada, por isso, é fundamental que haja uma rotina.

PEDAGÓGICO

  • Quais são os horários de aulas?

    Período Regular:

    Educação Infantil – das 13h às 17h40

    Ensino Fundamental I – das 13h às 18h30

    Ensino Fundamental II – (6º ao 8º ano) das 7h às 12h30

    Ensino Fundamental II (9º ano) – terça e quinta-feira, das 7h às 12h30 e segunda, quarta e sexta-feira, das 7h às 13h20

    Ensino Médio (1ª à 3ª série) – segunda e sexta-feira, das 7h às 13h20, e terça, quarta e quinta-feira, das 7h às 12h30 e das 14h00 às 16h30 (com intervalo de 1h30 de almoço).

    Período Integral:

    Educação Infantil e Fundamental I– a partir das 07h até as 12h55.

  • Qual a metodologia de ensino do SANFRA?

    A opção curricular de um Colégio Jesuíta contempla a excelência da pessoa nos aspectos acadêmico, humano e cristão. Conheça nossa proposta na íntegra https://sanfra.g12.br/proposta-pedagogica.

  • Qual material didático o SANFRA utiliza?

    O SANFRA não utiliza apostilas, e sim livros didáticos e paradidáticos. Consulte a lista de materiais para 2022: https://sanfra.g12.br/servicos/

  • Onde encontro a lista de materiais de 2021?

    Consulte a lista de materiais para 2022 aqui: https://sanfra.g12.br/servicos/

  • Onde encontro o Calendário Escolar?

    O calendário escolar pode ser encontrado na pasta de documentos da Agenda Virtual.

  • Onde consultar as notas e faltas dos alunos?

    As notas e faltas poderão ser acessadas por meio do Portal Educacional, disponível no site, ou por meio do App SANFRA Educonnect.

  • Qual a média de nota para progressão?

    A média para a progressão é 6,0. A avaliação do processo de ensino-aprendizagem ocorre ao longo do ano letivo, podendo ser mensurada em Períodos ou Unidades Didáticas, conforme o fluxo dos conteúdos programáticos nos componentes curriculares e séries/anos.

    Será considerado aprovado no Ensino Fundamental e Médio o(a) estudante que:

    1. a) Obtiver Média Anual, resultante de média aritmética dos três trimestres, igual ou superior a seis (6,0).
    2. b) Após o Exame Final, obtiver Média Final igual ou superior a seis (6,0), resultante de média aritmética entre a Média Anual e o Exame Final.

    Será considerado(a) retido(a) no Ensino Fundamental e Médio o(a) estudante que:

    1. a) Não atingir a Média Anual mínima de três e meio (3,5) em qualquer componente curricular. Nesse caso, não terá direito ao Exame Final.
    2. b) Após o Exame Final, não atingir Média Final igual ou superior a seis (6,0) em qualquer componente curricular.

    Quanto à assiduidade, será considerado aprovado no Ensino Fundamental e Médio o(a) estudante com frequência igual ou superior a 75% em cada componente curricular.

  • Atestado médico abona falta do estudante?

    Atestado médico não abona falta, apenas justifica a falta, isto é, o aluno fica com a falta naquele dia letivo ou nas disciplinas daquele dia. Os atestados médicos ficam arquivados junto ao prontuário do estudante para análise caso não atinja a frequência mínima de 75% nas aulas.

ATENDIMENTOS COM PROFESSORES E COORDENADORES

  • Como são realizadas as reuniões com os professores?

    Educação Infantil e Fund. I – As reuniões com os professores são feitas de forma individual mediante marcação de horário via Agenda Virtual. A solicitação pode partir do próprio educador ou da família.

    Ensino Fundamental II e Ensino Médio – As reuniões com os professores são realizadas mediante necessidade indicada pelo Coordenador Pedagógico.

  • Como funcionam as reuniões de pais? Qual a frequência?

    Para Educação Infantil e Ensino Fundamental I, as reuniões de pais são trimestrais. São momentos para apresentar o trabalho a ser desenvolvido ao longo do ano e, também, partilhar o que já foi trabalhado. Não são discutidos pontos individuais dos alunos.

    Para o Ensino Fundamental II e Médio, as reuniões de pais são trimestrais. São momentos em que se apresenta o desenvolvimento dos(as) estudantes ao longo deste período. Também são apresentadas as principais dificuldades encontradas pelos(as) estudantes e as orientações para superá-las.

  • Como faço para entrar em contato com o(a) Coordenador(a) Pedagógico(a)?

    Abra um novo atendimento na Agenda Virtual, no canal da Coordenação desejada, e indique suas necessidades (válido para famílias matriculadas).

    Em caso de famílias novas, sugerimos entrar em contato com o relacionamento@sanfra.g12.br que fará o encaminhamento do atendimento.

PROGRAMA BILÍNGUE

  • O Colégio é Bilíngue?

    Não somos um colégio bilíngue, pois não temos disciplinas em inglês em tempo integral. Porém, oferecemos um Programa Bilíngue (SANFRA Bilingual Program) com aulas diárias, para que nossos estudantes consigam aproveitar o máximo de todas as disciplinas em sua língua materna e, depois, tenham a possibilidade de discutir o que aprenderam na língua inglesa, potencializando o aprendizado e a prática do idioma.

  • Como funciona o Programa Bilíngue?

    Todos os dias, os alunos frequentam uma aula de 50 minutos em inglês. O tema dessa aula é variado, podendo envolver matemática, ciências, biologia, ecologia ou o próprio uso da língua inglesa. O objetivo é que os estudantes usem seus conhecimentos prévios para gerar discussões ou solucionar problemas em inglês. Por se tratar de situações cotidianas do ambiente escolar, as conversas são reais e, consequentemente, significativas para eles, facilitando a consolidação do conhecimento.

    Trabalhamos com metodologias ativas, desenvolvimentos de projetos, utilizamos ferramentas tecnológicas e promovemos muitas atividades em grupos para que os alunos aprendam fazendo, experimentando e compartilhando seus conhecimentos com os colegas.

    O currículo do programa também é norteado pelos Pilares da Educação da Unesco, sendo assim, nossos estudantes não aprendem apenas língua e conteúdo, mas também desenvolvem as habilidades de aprender a aprender, a conviver, a fazer e a ser. Além disso, entendemos que a proficiência da língua inglesa é extremamente necessária nos dias de hoje, independente da carreira que eles desejem seguir. Dessa forma, preparamos nossos estudantes para os exames de proficiência internacionais para que eles possam, além de se desenvolverem no idioma, ter uma comprovação válida internacionalmente do nível de inglês que possuem.

  • Eu vou pagar a mais pelo Programa Bilíngue?

    Para o ano de 2021, as aulas do Programa Bilíngue estão inseridas diariamente na grade curricular dos estudantes do Maternal à 3ª série do Ensino Médio. Dessa forma, não há nenhum custo adicional, assim como não há a necessidade de que os alunos fiquem fora do horário regular para terem as aulas do programa.

  • Já que o aluno participará de um programa bilíngue, posso tirá-lo do curso de inglês externo?

    Essa é uma decisão que cabe aos responsáveis, após a análise de diversos fatores. Em relação à exposição ao idioma, ele não precisará de um curso extra.

  • Em quanto tempo o estudante começa a falar inglês naturalmente?

    É preciso que compreendamos que a aquisição de linguagem não acontece do dia para a noite. A criança que é exposta a um novo idioma, primeiro, passa por uma fase que chamamos de “período silencioso”, para que só depois comece efetivamente a se expressar em inglês, em uma versão misturada com o português. Com o tempo e a regularidade no contato com a segunda língua, estas estruturas vão se consolidando e a criança passa a se comunicar, cada vez mais, com naturalidade em inglês.

    É importante ressaltarmos o fato de que cada criança irá se desenvolver em seu tempo e ritmo próprio.

    Saiba mais em: Como uma pessoa se torna bilíngue?

     

  • Como os responsáveis podem auxiliar as crianças no desenvolvimento e na aquisição da língua inglesa?

    Você poderá estimular seu filho a brincar com jogos em inglês, visitar sites educativos, ler livros e histórias, assistir a desenhos animados e vídeos apropriados à idade das crianças.

SERVIÇOS

  • O uso do uniforme é obrigatório?

    Sim, o uso do uniforme completo é obrigatório, exceto para o Ensino Médio, em que o uso da calça do uniforme é facultativo.

  • Onde comprar o uniforme escolar?

    Os uniformes podem ser adquiridos em dois fornecedores:

    – Thiamar: Rua Silva Bueno 1156 – Ipiranga, de segunda-feira a sábado, das 9h30 às 18h. Telefone para contato: 2272-4519.

    – Unifor All: Rua Cândido Vale, 251 – Tatuapé, de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, e sábado, das 9h às 13h. Telefone para contato: (11) 2295-2920 ou (11) 3796-5977 ou (11) 97171-1466 (WhatsApp). Site: www.uniforall.com.br

  • Como funciona o sistema de embarque e desembarque dos alunos?

    O Sistema de Embarque e Desembarque é uma facilidade que o SANFRA oferece aos responsáveis no momento de levar ou buscar o estudante. Todo o processo é acompanhado pelos nossos inspetores, auxiliares de classe e seguranças.

    No momento da entrada, os alunos são desembarcados do veículo pela nossa equipe e encaminhados até uma área de espera para aguardarem o início da aula. Nesse local, outra equipe, composta por professores e inspetores, os recebem e os encaminham para as salas de aula.

    Já na saída, os estudantes são encaminhados aos locais indicados para cada segmento, onde aguardam o direcionamento aos veículos à medida que o APP SANFRA Agenda Virtual é acionado pelo responsável na chegada ao Colégio. Então, a equipe do SANFRA realiza o embarque do estudante sem que o motorista necessite descer do veículo.

  • Como funciona o transporte escolar (“perua”)?

    Anteriormente, era uma prática do SANFRA endossar nomes de profissionais para oferecer às famílias prestação de serviços de transporte escolar.

    Desde 2018, após estudo e pesquisas de mercado, optamos por indicar aos pais/responsáveis para o transporte dos seus filhos no SANFRA, toda e qualquer empresa de transporte escolar que deve possuir os seguintes documentos:

    – CERTIFICADO DE REGISTRO DO VEÍCULO – CRV

    – CERTIFICADO DE REGISTRO E LICENCIAMENTO DO VEÍCULO – CRLV

    – IMPOSTO SOBRE A PROPRIEDADE DE VEÍCULOS AUTOMOTORES – IPVA EM VIGOR

    – SEGURO OBRIGATÓRIO

    – COMPROVANTE DE VISTORIA APROVADO

    – COMPROVANTE DE MULTAS MUNICIPAIS – DSV/DTP

    – DOCUMENTOS DO MOTORISTA “HABILITADO NA CATEGORIA D” – CNH

    – POSSUIR MATRÍCULA ESPECÍFICA COMO CONDUTOR DE VEÍCULO DE TRANSPORTE ESCOLAR – CRMC

    Bem como priorizamos instituições que respeitem a ética, a vida e bom trato nas relações.

FORMAÇÃO CRISTÃ E PASTORAL

  • O Colégio oferece catequese de Primeira Eucaristia e Crisma?

    Sim, de forma opcional e fora do horário de aula regular. A catequese de Primeira Eucaristia é oferecida para os estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental. A Catequese de Crisma é oferecida aos alunos do Ensino Médio que estejam cursando a 1ª ou 2ª série.

  • Qual a duração da Catequese de Primeira Eucaristia?

    No SANFRA, de acordo com as orientações da Igreja local, e considerando todo o conjunto de atividades pastorais que os estudantes participam, a Catequese tem duração de um ano.

  • O que são as Atividades Formativas ministradas pelo setor de Formação Cristã e Pastoral?

    As atividades formativas são parte de um extenso e completo programa de formação humano-cristã, com inspiração inaciana, que propõe, para cada estudante, o desenvolvimento dos aspectos cognitivo, psíquico-afetivo e espiritual em conjunto com os processos pedagógicos. Elas acompanham todos os anos da educação básica,  desde o Maternal  até a 3ª série do Ensino Médio. Estes momentos são preparados de maneira lúdica e celebrativa, pensando sempre nas experiências vivenciadas pelos alunos, baseadas na Espiritualidade Inaciana.

  • Os estudantes são obrigados a participarem das atividades de Formação Cristã/Pastoral?

    Entre os projetos do setor de Formação Cristã e Pastoral, encontramos dois grandes blocos: no primeiro estão os projetos que são voltados para todos os estudantes, independentemente de sua crença ou convicção religiosa. São as atividades formativas, as celebrações do Colégio, as comemorações das datas importantes para a Companhia de Jesus, entre outros. Esses projetos colaboram, diretamente, para a formação integral dos estudantes, levando em conta todas as dimensões da pessoa, especialmente no que tange a assimilação dos valores éticos, o respeito da dignidade da pessoa humana e o cuidado do mundo.

    Outro bloco traz em si os projetos voltados explicitamente para aqueles que professam a fé católica, que dependem da adesão do aluno e permitem que faça um caminho robusto de formação para a fé enquanto realiza os seus estudos na Educação Básica. São projetos desta natureza, por exemplo, a Catequese de Primeira Eucaristia e a Catequese de Crisma.

  • Como funcionam as atividades de voluntariado? Quem pode participar?

    A Formação Cristã e Pastoral proporciona a experiência do voluntariado por meio de diversos projetos desenvolvidos com os estudantes. Há o “Estágio Social”, realizado com os estudantes do 5º ano e de todo o Ensino Fundamental II, que tem o intuito de iniciar os adolescentes na prática do voluntário. Consiste na visita e apresentação de entidades sociais das mais diferentes frentes e iniciativas, mostrando aos alunos um panorama geral dos trabalhos sociais existentes.

    Passada essa etapa, o “Espaço MAGIS Pe. Guido Del Toro” proporciona aos estudantes do Ensino Médio a possibilidade de realizarem um trabalho voluntário sistemático nas entidades que mais se identificam, aprovadas pela coordenação da Formação Cristã e Pastoral e acompanhados por seus pastoralistas. Existem também os projetos pontuais de voluntariado, realizados em ocasiões específicas, como a Missão Urbana, por exemplo, que acontece nas férias de julho.

ACESSOS: PORTAL EDUCACIONAL / MOODLE / APP SANFRA EDUCONNECT / APP SANFRA AGENDA VIRTUAL

  • O que é o Moodle? Quais informações verifico na plataforma?

    É um software livre de apoio à aprendizagem, executado em um ambiente virtual.  Ele permite que professores e estudantes interajam, ensinando ou aprendendo, em um curso on-line. Além disso, através do Moodle, é possível trabalhar de forma colaborativa. Pais também têm acesso à plataforma, onde podem acompanhar o processo de aprendizagem do aluno. São encontrados no Moodle atividades, avaliações, enquetes e outros recursos.

  • Como acessar o Moodle?

    No site do Colégio São Francisco Xavier, há um link para acessar o Moodle, liberado pela efetivação de login com usuário e senha únicos fornecidos pelo Colégio no início do ano letivo.

  • O que é o Portal Educacional e quais as informações contidas nele?

    O Portal Educacional é uma plataforma onde os pais acompanham a vida acadêmica, as ocorrências, as informações financeiras, entre outros. Responsáveis têm perfis de acesso distintos (Acadêmico e Financeiro), nos quais visualizam informações como avaliações, notas, frequência e boletos de mensalidade.

  • Como acessar o Portal Educacional?

    Após a efetivação da matrícula, é gerado o usuário e a senha de acesso para pais. No primeiro acesso, será solicitada a troca da senha. No site do Colégio, há um link para acessar o Portal Educacional diretamente.

  • O que é o aplicativo SANFRA EduConnect?

    Aplicativo desenvolvido para a comunidade acadêmica com as mesmas funcionalidades do Portal Educacional, que também pode ser usado pelos pais.

  • Como utilizar o aplicativo SANFRA EduConnect?

    Por meio do usuário e da senha utilizados no Portal Educacional, é feito o acesso no  SANFRA EduConnect. Antes, é necessário configurar o ambiente através da leitura do QR Code fornecido pela instituição. No SANFRA  EduConnect, escolha o aluno e o ano letivo para ter o acompanhamento a respeito de planos de aula, notas e frequência, ocorrências etc.

  • O que é o aplicativo SANFRA Agenda Virtual?

    É uma ferramenta de comunicação com as famílias, que entrou em vigor no SANFRA em 2021, substituindo a agenda física dos alunos e os bilhetes impressos enviados aos responsáveis. Entre suas funcionalidades estão:

    – Recebimento de comunicados, avisos e ocorrências;

    – Acesso ao calendário de eventos;

    – Canais de atendimento direto com o setor desejado;

    – Acesso rápido a arquivos e documentos.

  • Como utilizar o aplicativo SANFRA Agenda Virtual?

    O acesso ao aplicativo pode ser feito pelo desktop  ou dispositivo móvel. O APP está disponível na Play Store e na APP Store.

    O login e a senha são enviados aos responsáveis no ato da matrícula. Caso precise de auxílio com login e senha, entre em contato com a equipe de Tecnologia da Informação.

    Veja o vídeo de apresentação da ferramenta: Apresentação – APP SANFRA Agenda Virtual

  • Como faço para obter minhas credenciais de acesso (login e senha) do Moodle, Portal Educacional e da Agenda Virtual?

    O login e a senha são enviados aos responsáveis no ato da matrícula. Caso precise de auxílio com login e senha, entre em contato com a equipe de Tecnologia da Informação.

OUTROS

  • Como faço para trabalhar no SANFRA? Onde posso enviar meu currículo?

    Envie seu currículo para rh@sanfra.g12.br. Havendo oportunidades para o seu perfil, poderemos entrar em contato para agendar uma entrevista. Acompanhe nossas vagas no LinkedIn.

  • Como faço para me tornar um fornecedor de serviços para o Colégio?

    Encaminhe seu portfólio de atividades para o Setor de Suprimentos do Colégio pelo e-mail suprimentos@sanfra.g12.br.

SECRETARIA

  • Qual o procedimento para solicitação de transferência?

    O pedido formal de transferência deverá ser realizado pessoalmente à Secretaria Acadêmica, de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.

  • No caso de solicitação de transferência, é cobrada multa?

    Confira a cláusula V – Hipóteses de Resolução do Contrato de Prestação de Serviços válido para 2021.

  • Como solicito o Histórico Escolar do aluno?

    O Histórico Escolar deverá ser solicitado pessoalmente na Secretaria Acadêmica, de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h. Possui prazo de emissão de 30 dias, e, no caso de segunda via, é gerada uma taxa de R$ 50,00 para pagamento no ato de retirada.

  • Como solicito o Bilhete Único Escolar?

    De acordo com as normas da SPTrans, somente poderá solicitar o Bilhete Único Escolar quem residir a mais de mil metros (1 Km) do Colégio São Francisco Xavier. O endereço deve ser o mesmo do Requerimento de Matrícula.  Por favor, imprimir a ficha de solicitação, preencher e entregar na Secretaria do Colégio. A Ficha de Solicitação do Bilhete Único Escolar poderá ser acessada na página de serviços do site: https://sanfra.g12.br/servicos.

  • Mudei de casa/apartamento, preciso atualizar meu endereço? Como faço isso?

    Sim. É obrigatória a atualização cadastral. No caso de mudança de endereço, deve-se entregar o comprovante de residência na Secretaria do Colégio.

  • O Colégio aceita matrículas durante o ano?

    Havendo disponibilidade de vagas, sim. As famílias interessadas poderão entrar em contato pelo e-mail relacionamento@sanfra.g12.br a fim de verificar a disponibilidade de vagas e agendar uma visita ao Colégio.

  • Como é realizado o processo de ingresso de novos alunos?

    As famílias interessadas em conhecer o Colégio podem entrar em contato pelo e-mail relacionamento@sanfra.g12.br a fim de coletar todas as informações desejadas e esclarecer suas dúvidas, bem como agendar uma visita para conhecer as instalações.

    O processo de ingresso de novos alunos para o ano seguinte tem início no segundo semestre do ano atual, normalmente no mês de setembro. As famílias que desejam matricular os filhos no SANFRA deverão seguir as etapas ilustradas a seguir.

    ETAPA 1: inscrição

    • Realizar inscrição no site do SANFRA no período estipulado;
    • Realizar o pagamento do boleto da inscrição até a data de vencimento, a fim de assegurar a continuidade do candidato no processo de ingresso.

    ETAPA 2: sondagem diagnóstica

    • Realizar a sondagem diagnóstica no dia e horário preestabelecido.

    ETAPA 3: entrega de documentação

    • Entregar todos os documentos que serão solicitados dentro do prazo indicado.

    ETAPA 4: confirmação da matrícula

    • Realizar o pagamento do boleto referente à primeira parcela da anuidade, correspondente ao mês de janeiro, até a data de vencimento.

    O não cumprimento de qualquer uma das etapas nos prazos estipulados caracteriza desistência de interesse, permitindo ao Colégio são Francisco Xavier disponibilizar a vaga para outro candidato.

  • Para o ingresso de novos alunos, é necessário realizar prova? As provas são seletivas?

    Todos os candidatos inscritos (novos alunos) são submetidos a uma sondagem diagnóstica antes da efetivação da matrícula. A sondagem possui atividades definidas de acordo com a faixa etária do estudante, sendo sua realização obrigatória durante o processo de ingresso, sem caráter eliminatório ou classificatório. Sua realização objetiva suportar a área acadêmica para melhor acolhimento e adaptação dos estudantes.