Estudantes do Ensino Médio têm aula prática de extração de DNA

Na aula prática de Biologia, os estudantes da 1ª série do Ensino Médio aprenderam a extrair DNA de frutas. Segundo o professor Luis Gustavo Cordeiro Alves, que conduziu a atividade, os alunos participaram ativamente tanto em casa, na modalidade on-line, quanto no laboratório, no formato presencial. Ao final do experimento, eles chegaram a um resultado interessante. Acompanhe!
“A extração de DNA é o processo inicial para a realização do sequenciamento genético”, explica o educador Luis. De acordo com ele, a partir desse procedimento, são obtidos os dados sobre a linha evolutiva dos organismos “saber quem tem o DNA mais parecido com quem. As informações contidas nos genomas poderão resultar em novos métodos de diagnóstico, na formulação de novos medicamentos e novas vacinas, na prevenção e nos tratamentos mais eficazes contra doenças ou pragas”, esclarece.
Extraindo o DNA de frutas
Conforme lembra o professor, todos os seres vivos apresentam DNA (ácido desoxirribonucleico) em suas células, material genético que coordena as funções vitais. “Trata-se de uma molécula descrita em 1953 por Watson e Crick. É no DNA que toda a informação genética de um organismo é armazenada e transmitida para seus descendentes.”
A fim de compreenderem a extração de DNA, os estudantes realizaram uma aula prática. Para tanto, utilizaram frutas, detergente, sal de cozinha, álcool e água. A partir dessa atividade, eles entenderam as diferentes reações químicas para expor e promover a aglomeração das moléculas de DNA.
Ao final do experimento, os alunos notaram que o material apresentado era igual, mesmo utilizando frutas diferentes: “uma massa esbranquiçada, um emaranhado flutuando no tubo de ensaio que pode ser coletado para observação. Esse é o início do processo dos estudos em laboratórios de análise genética”, diz Luis.
Para o professor, instigar a prática experimental é muito importante, pois desafia os alunos a pensarem não apenas no resultado mas também em todos os processos do experimento e no material utilizado. “Serve como estímulo para conhecerem mais sobre as diferentes áreas da ciência e como ela é desenvolvida através do modo empírico.”
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