01.10.20

Outubro Rosa – Juntos pela vida!

Outubro Rosa – Juntos pela vida!

Outubro Rosa é uma campanha internacional criada pela Fundação Susan G. Komen for the Cure no início da década de 1990. A ação é realizada anualmente e tem como objetivo conscientizar a população sobre o câncer de mama e a importância do diagnóstico precoce. Sabendo que a informação é uma das principais ferramentas de prevenção, durante o mês, o SANFRA trará diversos conteúdos para a Comunidade Xaveriana.

O câncer de mama é a doença mais comum entre as mulheres, contudo, também acomete homens, cerca de 1%. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), foram estimados 66.280 novos casos no Brasil para este ano. A incidência ocorre, principalmente, na população feminina acima dos 50 anos.

Além da idade, há outros fatores de risco: obesidade, sedentarismo, consumo de bebida alcoólica, exposição frequente a Raios-X e o caráter genético/hereditário que, segundo o INCA, “corresponde a apenas 5% a 10% do total de casos”.

Existem vários tipos de câncer de mama, alguns se desenvolvem lentamente, já outros crescem rapidamente. Por isso, quando a doença é diagnosticada na fase inicial, o tratamento tem maior potencial curativo.

Sintomas – nódulo na mama, fixo e geralmente indolor, pequenos caroços no pescoço e nas axilas, pele da mama avermelhada e saída de líquido anormal dos mamilos são algumas manifestações do câncer;

Detecção precoce – a maior parte dos tumores são detectados pelas próprias mulheres, por isso, é importante realizar o autoexame mensalmente. Para pessoas acima dos 40 anos, a mamografia de rastreamento é bastante recomendada;

Tratamento – varia de acordo com as condições do indivíduo, com o estágio da doença e tipo de tumor. O paciente pode passar por uma cirurgia e radioterapia, ou realizar quimioterapia, hormonioterapia e terapia biológica.

SANFRA contra o câncer de mama!

O Outubro Rosa faz parte da Campanha Permanente de Valorização à Vida. Ao longo deste mês, o Colégio São Francisco Xavier partilhará conteúdos sobre o câncer de mama. Fique de olho nos nossos canais de comunicação!