Período Integral

(Educação Infantil até Ensino Fundamental II)

A busca por uma Educação de Qualidade (qualidade entendida aqui como a que reflete eficiência e eficácia), para atender as mudanças sociais e possibilitar o desenvolvimento de seres humanos totalmente preparados para lidar com a vida e todos os problemas dela, trouxe uma série de mudanças significativas em termos de currículo.

Uma delas foi a perspectiva da Educação Integral que busca a integração dos saberes acadêmicos aos saberes locais, vividos pelos educandos, põe em cheque a fragmentação de conteúdos e volta-se para uma dimensão integral do conhecimento a ser produzido.

Dessa forma, o currículo na Educação Integral não corresponde a uma justaposição do currículo do turno regular ao currículo do turno expandido, mas sim à reorientação estrutural de todo processo ensino-aprendizagem, de forma que elementos significativos da vida dos Xaverianos possam ser articulados aos diversos campos de conhecimento, acionados nas práticas pedagógicas escolares.

SFX_0903
Curso de Ferias

Atento a essas demandas, o Colégio São Francisco Xavier traz a perspectiva da Educação Integral tanto nos cursos regulares como nos oferecidos no contra turno; e tem como pressuposto básico a aprendizagem que integra diferentes saberes, espaços educativos, sujeitos e conhecimentos.

Portanto, educação integral é, ao mesmo tempo, integrada e integradora. Integrada porque requer intencionalidade educativa planejada e articulada com o projeto político-pedagógico da escola. Integradora porque sua proposta é construída no coletivo, na busca constante da superação das dificuldades enfrentadas e na ampliação das condições de aprendizagem.

Dessa forma, o que chamamos de “proposta curricular” para os cursos “Integral e Estendido” é uma ampliação da jornada escolar que não apenas amplia o tempo de permanência do aluno na escola, mas também cria possibilidades de enriquecimento curricular, a partir da diversificação de tempos, modos e espaços de aprendizagem que ultrapassam os limites da matriz curricular proposta nos cursos regulares.

As atividades propostas para cada oficina refletem o projeto político-pedagógico da escola e, ao mesmo tempo, representam um continuo no tempo escolar que está sendo ampliado.

SFX_2109

Horários (Ed. Infantil e Ensino Fundamental I):

07h00 às 09h – Acompanhamento Pedagógico
09h às 9h30 – Lanche
9h30 às 10h30 – Oficinas
10h30 às 11h30 – Atividades Físicas
11h30 às 12h50 – Almoço, Higiene e Descanso

Investimento (Ed. Infantil e Ensino Fundamental I):

O valor do curso será de R$ 924,50, em 12 parcelas iguais ou desconto de 8% para antecipação do contrato.

Horários (Ensino Fundamental II):

12h30 às 13h50 – Almoço (incluso no curso)
13h50 às 14h40 – Orientação de Estudos
14h40 às 15h30 – Orientação de Estudos
15h30 às 16h20 – Oficinas
16h20 às 16h50 – Intervalo
16h50 às 17h40 – Oficinas
17h40 às 18h30 – Esportes

Investimento (Ensino Fundamental II):

O valor do curso será de R$ 632,69, em 12 parcelas iguais ou desconto de 8% para antecipação do contrato.
* A abertura está condicionada ao número mínimo de 20 Xaverianos.