Projeto de Vida é componente obrigatório no novo Ensino Médio do SANFRA
A BNCC (Base Nacional Comum Curricular), documento que norteia as competências e as habilidades essenciais a serem desenvolvidas na educação básica, tornou o Projeto de Vida um componente obrigatório no novo Ensino Médio. O objetivo é que os estudantes sejam capazes de organizar e planejar a vida pessoal, profissional e social. Entenda!
Quais são seus pontos fortes? Onde você deseja estar daqui a cinco anos? Essas são algumas perguntas que os estudantes do Ensino Médio são instigados a responder para compreender o que querem a curto e longo prazo e o que devem fazer para alcançar os objetivos. Deste modo, eles estarão preparados para construírem um futuro mais alinhado aos seus valores e interesses.
Projeto de Vida no SANFRA
O Colégio São Francisco Xavier, focado na formação integral, já tinha incluído o Projeto de Vida na grade curricular antes da reforma do novo Ensino Médio. Isso porque a proposta pedagógica do SANFRA é tornar os estudantes aptos a atuar no mundo de forma competente, consciente, compassiva e comprometida.
Desde o 1° ano do Ensino Fundamental (Anos Iniciais), os alunos são instigados a conhecer o universo das profissões, a pensar sobre seus projetos e são introduzidos à educação financeira. “Em paralelo, trabalham o autoconhecimento, o autocuidado, a empatia, a cooperação, a responsabilidade, entre outros temas relevantes”, diz Amanda Rodrigues Oliveira, uma das professoras da disciplina de Projeto de Vida no SANFRA.
No Ensino Médio, os estudantes participam de atividades que têm como foco a autoavaliação. Nessas oportunidades, eles refletem sobre suas experiências, seus aprendizados, seus gostos, suas vontades e seus propósitos. Isso “amplia o autoconhecimento, possibilitando que o indivíduo tenha uma base mais sólida para fazer escolhas mais adequadas à sua personalidade, aos seus desejos e valores”, explica Patricia Caparrotti Dib, também professora de Projeto de Vida.