Projetos Interdisciplinares

Atualmente, observa-se grandes transformações em todas as áreas da atividade humana. E essa regra não foge às relações de ensino-aprendizagem. Vê-se cada vez mais a necessidade da utilização de métodos como Aprendizagem Baseada em Projetos ABP e Cultura Maker para o desenvolvimento de competências e habilidades dos Xaverianos. Essas transformações são pilares de nosso aprendizado, pois privilegia o protagonismo do Xaveriano, oportunizando momentos de colaboração, criatividade, atitude crítica e autônoma, buscando a quebra da compartimentalização de conhecimentos e da rigidez da organização de tempos e espaços. (PEC 41).

Baseados nesses métodos, muitos projetos foram desenvolvidos ao longo do ano no SANFRA. Conheça alguns deles:

A nossa civilização antiga

A nossa civilização antiga

O projeto “A nossa civilização antiga” justifica-se pela importância de o aluno conhecer os aspectos econômicos, sociais, culturais, ambientais e políticos das civilizações da antiguidade, de modo interdisciplinar e compreendendo as relações entre os diversos aspectos que compõem uma sociedade. Envolvendo todos os componentes curriculares, as civilizações que serão criadas deverão apresentar os aspectos das civilizações originais, acrescidos de elementos criados pelos próprios alunos, estimulando a criatividade, a pesquisa, o trabalho em equipe, entre outros. Em parceria com o “Nave à vela”, além dos aspectos teóricos da civilização, também serão criados objetos de arte, economia e cotidiano para desenvolver outros tipos de habilidades nos xaverianos.
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Minha vida no tempo e no espaço

O projeto “Minha vida no tempo e no espaço” surgiu a partir da seguinte questão norteadora: “Eu conheço minha história de vida e o lugar onde eu vivo?”. Por tratar-se de um projeto para o sexto ano, série inicial do Ensino Fundamental 2, consideramos de grande importância para o aluno um exercício de investigação de sua identidade e do local onde vive. Desta maneira, a partir do autoconhecimento e reconhecimento do entorno, tem-se por objetivo valorizar a própria história e de sua família, que estão inseridas ao bairro/local onde se vive, e assim intervir de forma consciente e proativa ao seu redor.
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Parodiando

O projeto “Parodiando” surgiu a partir da seguinte questão norteadora: “Como tornar o ensino da Língua Portuguesa mais interessante e mais significativo para o aluno?” A música envolve as pessoas, sensibiliza, por apresentar uma estrutura poética com sonoridade, rimas, entre outros aspectos. Além disso, para criação da nova letra musical, o aluno conhece e se apropria dos conhecimentos gramaticais, a fim de que possa transformá-los em um outro gênero textual, no caso, a paródia. Após a criação da letra da música, a apresentação será uma forma de expressão oral, pois cantará a paródia com ritmo e conteúdos coerentes, para que possa compreender a importância dos aspectos gramaticais na construção de sentido do texto.

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Geometria no ar: as pipas e suas cores

O Projeto “Geometria no ar: as pipas e suas cores” surgiu a partir da interdisciplinaridade entre as disciplinas de Artes Plásticas, Matemática e Língua Portuguesa que estudam respectivamente cores, polígonos e texto instrucional e através da junção desses conteúdos os xaverianos confeccionarão pipas utilizando todos os conceitos aprendidos.

O bonequeiro de sucata

O Projeto “O bonequeiro de sucata” surgiu da leitura do livro paradidático de mesmo nome que aborda assuntos como o destino do lixo da cidade, trabalho infantil e reciclagem de lixo e oportunizará aos xaverianos a possibilidade de se colocar diante das questões sociais e ecológicas em evidência na cidade de São Paulo, se posicionar criticamente frente às situações enfrentadas e a partir de uma vivência concreta, conscientizar-se da importância de reciclar, reusar e reutilizar o lixo.

Corpo Humano

Doenças que afetam os Sistemas do Corpo Humano

O projeto “Doenças que afetam os Sistemas do Corpo Humano” justifica-se pela importância de o aluno conhecer o funcionamento dos Sistemas do Corpo Humano, de modo interdisciplinar e compreendendo as relações entre o Sistema, a doença relacionada e a incidência de casos na América. Estimulando a criatividade, a pesquisa, o trabalho em equipe, entre outros.

“Nós do Brasil”

O projeto “Nós” do Brasil surgiu da leitura do livro paradidático para suscitar uma reflexão a partir de conexões históricas que levem à compreensão da identidade do povo brasileiro, possibilitando o conhecimento dos grupos que conviveram e convivem no cotidiano brasileiro.

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Por que isso acontece? Eu quero saber!

O projeto “Por que isso acontece? Eu quero saber! ” justifica-se pela importância de intensificar aprendizados e descobertas dos xaverianos para adquirirem uma postura investigativa, utilizando recursos visuais e digitais para transmitir informações e aprofundar conteúdos de modo interdisciplinar.

Debate química

Debate: Química e Sociedade

O debate está centrado no exercício da argumentação como “uma atividade social discursiva que se realiza pela justificação de pontos de vista e consideração de perspectivas contrárias (contra-argumento) com o objetivo último de promover mudanças nas representações dos participantes sobre o tema discutido” (De Chiaro e Leitão, 2005, p. 350). Embora o confronto entre argumento e contra-argumento não garanta mudanças de ponto de vista, o processo é pré-requisito fundamental para que mudanças de perspectiva possam ocorrer (Leitão, 2000). Ainda que a prática da argumentação ocorra em contextos sociais diversos e constitua recurso privilegiado de mediação em processos de construção de conhecimento (Leitão, 2000), acreditamos que, em sala de aula, ela possa contribuir muito para a aprendizagem das ciências e para a formação do aprendiz-cidadão.

Do Sanfra ao Padre Chico

Do Sanfra ao Padre Chico na ponta dos dedos/Ipiranga na ponta dos dedos

Este projeto tem como foco a reciprocidade, em que cada disciplina seja enriquecida com a contribuição das demais; uma busca pela interdisciplinaridade, sendo o professor o agente de superação da compartimentação dos saberes.
Identificar que a disciplina de Matemática é uma ferramenta a ser utilizada pelas outras
áreas do conhecimento (Física e Química).
Transferir o foco do educando de “saber” para “aprender”.
Aplicar os diversos conhecimentos adquiridos (ver conteúdo programático das disciplinas)
na reprodução de uma edificação real do bairro do Ipiranga.
Reproduzir de forma fidedigna, ou seja, totalmente em escala, uma edificação presente na rua do colégio (trajeto que liga o Colégio São Francisco Xavier ao Instituto Padre Chico).
Promover a interação entre os xaverianos e os educandos do Instituto Padre Chico.

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Era uma vez uma princesa que se salvou sozinha

O Projeto “Era uma vez uma princesa que se salvou sozinha” surgiu da questão norteadora: “O que mais a mulher deve fazer para ser respeitada e valorizada na sociedade? ”, que oportunizará aos xaverianos a possibilidade refletir e discutir sobre a posição da mulher no mundo moderno.

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O menino de todas as guerras: desafios, superação e esperança

O Projeto “Os meninos de todas as guerras: desafios, superação e esperança” surgiu da questão norteadora: “Como enfrentar as guerras internas e externas no cotidiano?”, que oportunizará aos xaverianos a possibilidade de se colocar diante do panorama da grande guerra, das guerras atuais, além de refletir sobre as questões da adolescência que os afligem.

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Saindo da plateia – frente a frente com a realidade

O Projeto “Saindo da plateia: frente a frente com a realidade” surgiu da questão norteadora: “Quais questões sociais devemos olhar com mais atenção em nosso cotidiano?”, que oportunizará aos xaverianos a possibilidade de se colocar diante das questões sociais em evidência atualmente, se posicionar criticamente frente às situações enfrentadas em seu cotidiano e a partir de uma vivência concreta, gerar procedimentos e fornecer instrumentos multidisciplinares que os envolverão como pesquisadores, participantes e transformadores da realidade.

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Debate: Aquecimento Global: ambientalista x céticos

A realização de debates em sala de aula oferece aos alunos a oportunidade de exporem suas ideias prévias a respeito de fenômenos e conceitos científicos num ambiente estimulante. Torna-se, então, necessária a criação de espaços onde os alunos possam falar e, por meio da fala, tomar consciência de suas próprias ideias, além de aprenderem a se comunicar com base num novo gênero discursivo: o científico escolar (Capecchi e Carvalho, 2000).
Assim pode-se afirmar que a alfabetização científica visa prover os alunos do entendimento e leitura do conhecimento científico, já o letramento além de objetivar ao indivíduo uma leitura do conhecimento científico socialmente construído tem a promoção de conduzir a ação na sociedade e como pessoa humana.

Foguete de propulsão a água

“Foguete de Propulsão a Água” é um projeto que tem sua metodologia fundamentada na Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP). Esta metodologia propicia uma aprendizagem inserida no contexto educacional, na qual o Xaveriano é agente na produção do seu conhecimento, rompendo com a forma rígida e pré-estabelecida do desenvolvimento dos conteúdos, mas possibilitando que os mesmos sejam incorporados, codificados e recodificados durante o desenvolvimento do projeto.
O projeto ainda se utiliza da Cultura Maker (Do It Yourself ) como um pilar do aprendizado. Este pilar, baseado no “aprender fazendo”, privilegia o protagonismo do Xaveriano, oportunizando momentos de colaboração, criatividade, atitude crítica e autônoma, buscando a quebra da compartimentalização de conhecimentos e da rigidez da organização de tempos e espaços. (PEC 41).
“Foguete de Propulsão a Água” almeja à transposição dos limites frios atualmente delineados para o ensino formal, descritivo e axiomático, para um novo cenário, rico de estímulos e fortemente interativo, capaz de proporcionar a autonomia do Xaveriano em elaborar e testar suas hipóteses. (PEC 42).
Esse projeto possui um tipo de organização e planejamento do tempo e dos conteúdos que envolvem uma situação-problema e têm como objetivo articular propósitos didáticos e sociais, ou seja, construir a aprendizagem juntamente com um produto final (MOÇO, 2011)

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Linha do tempo – História da humanidade e do conhecimento

O projeto “Linha do tempo – uma história da humanidade e do conhecimento” nasce com o intuito de propiciar, de forma sociocognitiva e lúdica, a capacidade de interpretar o mundo, de compreender processos e fenômenos sociais, políticos e culturais e de, acima de tudo, tornar os xaverianos aptos a uma intervenção mais responsável no mundo em que vivem. Ao refletirem sobre os avanços políticos, econômicos, científicos e tecnológicos da humanidade, os estudantes terão um olhar interdisciplinar sobre a atuação do ser humano ao longo da História, contextualizando cada uma das invenções e criações da humanidade.

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Ação Amazônia – formando os agentes da transformação

“A Amazônia brasileira tem mais de 5 milhões de quilômetros quadrados, em nove estados, e ocupa 59% do território nacional. È uma realidade complexa, desconhecida da maioria dos brasileiros. Abriga 30% de todas as formas vivas do planeta e contém 15,5% da água doce do mundo. Conta com mais de 250 povos indígenas, dezenas deles isolados, e comunidades tradicionais de quilombolas, seringueiros, pescadores, ribeirinhos, posseiros e extrativistas.” (Plano Apostólico – Província dos jesuítas do Brasil 2015-2020) A Amazônia e as florestas tropicais, que armazenam de 90 bilhões a 140 bilhões de toneladas de carbono, ajudam a estabilizar o clima em todo o mundo. Só a Floresta Amazônica representa 10% de toda a biomassa do planeta. Todo este patrimônio natural e sociocultural do Brasil a serviço da humanidade encontra-se gravemente comprometido pelas intervenções humanas.
Devido à sua singular importância no cenário socioambiental nacional e internacional, e pelas características específicas desta imensa e desconhecida região, é de interesse, não só da Província dos Jesuítas do Brasil, mas também da Rede Jesuíta de Educação, da qual a comunidade xaveriana faz parte, promover a reflexão da realidade.

Promover o aprofundamento teórico sobre a história sociopolítica da região, as causas da persistente situação de desigualdade e de exploração das populações e da natureza.
Colaborar com a formação socioambiental, política e cultural de agentes de transformação, para que os mesmos participem do diálogo no espaço público, assumindo a defesa da vida nesta região assim como da natureza em geral.

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Meu carrinho de rolimã

“Meu Carrinho de Rolimã” é um projeto que tem sua metodologia fundamentada na Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP). Esta metodologia propicia uma aprendizagem inserida no contexto educacional, na qual o Xaveriano é agente na produção do seu conhecimento, rompendo com a forma rígida e pré-estabelecida do desenvolvimento dos conteúdos, mas possibilitando que os mesmos sejam incorporados, codificados e recodificados durante o desenvolvimento do projeto.

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Montanha-russa de papel

“Montanha-Russa de Papel” é um projeto que tem sua metodologia fundamentada na Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP). Esta metodologia propicia uma aprendizagem inserida no contexto educacional, na qual o Xaveriano é agente na produção do seu conhecimento, rompendo com a forma rígida e pré-estabelecida do desenvolvimento dos conteúdos, mas possibilitando que os mesmos sejam incorporados, codificados e recodificados durante o desenvolvimento do projeto.

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Ruas de memória: história e memória da Independência no bairro do Ipiranga

Longe de ser apenas uma via para locomoção de pessoas e mercadorias, as ruas são, também, espaços de memória e de História, o que nos faz refletir acerca da máxima do geógrafo Milton Santos, para quem o espaço é “um acúmulo desigual de tempos”.
O projeto “Ruas de memória: História e Memória da Independência no bairro do Ipiranga” nasce com o intuito de propiciar, de forma sociocognitiva e lúdica, a capacidade de interpretar o mundo, de compreender processos e fenômenos sociais, políticos e culturais e de, acima de tudo, refletirem sobre o bairro do Ipiranga, inserindo-o no contexto da Independência do Brasil.

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Simulação de Júri histórico: a República de 1946

Com o objetivo de melhorar a compreensão acerca da 4ª República Brasileira, que compreende o período de 1946 a 1964, os alunos da 3ª série do Ensino Médio realizaram uma simulação de um júri histórico. Divididos em grupos, os estudantes receberam do professor o nome de um presidente da república estudado, e tiveram que levantar argumentos favoráveis ou contrários ao seu mandato presidencial. As pesquisas deveriam abranger temas como Saúde, Educação, Transportes, Política Interna, Política Externa e Economia.
A atividade teve como objetivo desenvolver as habilidades de leitura, interpretação de texto, pesquisa e oratória. Além disso, ao procurar documentos em bases de dados digitais, os xaverianos puderam se aproximar do trabalho realizado pelos historiadores.
O projeto “Simulação de Júri Histórico: A República de 1946” nasce com o intuito de propiciar, de forma sociocognitiva e lúdica, a capacidade de interpretar o mundo, de compreender processos e fenômenos sociais, políticos e culturais e de, acima de tudo, refletirem sobre a História recente do Brasil e o legado do passado para o presente.