SANFRA em Revista: Interdisciplinaridade

Por Edson Bolignari
A falta de novos métodos de ensino é um dos problemas mais comuns que observamos nas instituições educacionais, fazendo com que o aluno aprisione seu conhecimento dentro de meras páginas de livros que não trazem a ele um maior conhecimento de mundo e uma possível utilização desse conhecimento em sua vida. No SANFRA, o trabalho é realizado de forma com que os professores e, principalmente os Xaverianos, sejam beneficiados por meio de aulas práticas com participação ativa dos alunos, gerando resultados mais inovadores, juntamente com a interdisciplinaridade, capaz de estabelecer relação entre duas ou mais disciplinas, proporcionando uma maior diversidade de saberes.
A interdisciplinaridade favorece ações que se traduzem na intenção educativa de ampliar a capacidade do aluno em expressar-se através de múltiplas linguagens e novas tecnologias, a posicionar-se diante da informação e interagir de forma crítica e ativa com o meio físico e social. O SANFRA oferece uma nova postura diante do ensino, fazendo com que os Xaverianos tenham acesso à uma educação integral, buscando garantir a construção de um conhecimento globalizante. Trabalhar nessa perspectiva exige uma postura do professor que vai além do que está descrito nos PCNS – Parâmetros Curriculares Nacionais, pois é necessário que ele assuma uma atitude endógena, e que faça uso de metodologias didáticas adequadas para essa perspectiva. É através do ensino interdisciplinar, dentro do aspecto histórico-crítico, que os professores possibilitam aos Xaverianos uma aprendizagem eficaz na compreensão da realidade em sua complexidade.
Considerando que a sociedade se mostra cada vez mais exigente, seja no aspecto social ou econômico, as instituições de ensino não podem se manter alheias às novas necessidades. Sem dúvida, esse é um grande desafio para os profissionais da educação, pois interdisciplinaridade exige reflexões e ações compartilhadas em que cada participante é, ao mesmo tempo, ator e autor do processo. Num mundo transformado cotidianamente pela tecnologia e pela internet, a educação não pode se eximir dessa responsabilidade, que, além de acompanhar a evolução deste novo tempo, precisa oferecer mecanismos para que o Xaveriano se perceba como fator mais importante desse contexto de mudanças.
Artigo escrito por Edson Bolignari, Coordenador Pedagógico do Ensino Fundamental II e Ensino Médio, para a SANFRA em Revista.
Leia também
- 14.03.25 Adaptação escolar na Educação Infantil: como tornar esse momento mais tranquilo?
- 13.03.25 SANFRA 97 anos
- 06.03.25 Dia Internacional das Mulheres: momento de reflexão sobre os desafios e as lutas femininas
- 25.02.25 Colégio São Francisco Xavier: fortalecimento de laços com a comunidade do Ipiranga