O que é o SANFRA2020?

Em 2016, a Rede Jesuíta de Educação (RJE) lançou diretrizes para o apostolado da educação jesuíta no Brasil através do Projeto Educativo Comum (PEC). O PEC trouxe a necessidade de uma revisão na Proposta Pedagógica dos Colégios, com a definição das condições necessárias à sua implementação. Em resposta aos desafios existentes e buscando continuadamente a renovação para continuarmos inovando, o Colégio São Francisco Xavier lança neste momento o Projeto SANFRA2020.
O SANFRA2020 promoverá a renovação e inovação dos processos pedagógicos em curso, como também a adequação, renovação e inovação da estrutura física do Colégio São Francisco Xavier.

Cronograma das entregas

  • FASES 1, 2, 3A e 6

    Educação Infantil, Direção, Playground + Quadra de Vôlei e Áreas Técnicas - Segundo semestre de 2019

  • FASES 3B, 4, 5 e 7

    Ensino Fundamental e Ensino Médio, Ginásio Esportivo, Restaurante - Primeiro semestre de 2020

*Os prazos estão sujeitos a alterações em decorrências de circunstâncias aleatórias.

DATA DE INÍCIO DA OBRA: 16/11/2018

Áreas das obras em m²:

Área Existente: 10.630,07

Área de Demolição: 2.160,18

Área de Acréscimo na Obra: 3.914,72

Área Resultante: 12.384,61

Pessoas envolvidas no dia a dia da obra:

Atualmente: Aproximadamente 15 pessoas

No pico: Estima-se 50 pessoas

Empresas envolvidas:

Até hoje: 20 empresas, em sua maioria projetistas

No pico:Estima-se chegar a 50 empresas envolvidas

Veja o 'antes' e o 'depois' do projeto

Pátio interno

Pátio interno

Quadra suspensa

Centro poliesportivo

Novo mezanino

Centro poliesportivo

Veja mais imagens em 3D dos outros ambientes

Nova sala da Educação Infantil

Nova sala da Educação Infantil

10

Nova sala do Ensino Fundamental e Médio

11

Nova sala Sanfra Maker

9

Cozinha experimental

area-de-interacao-e-inovacao-da-educacao-infantil

Área de interação da Educação Infantil

6

Espaço de circulação

"A Rede Jesuíta de Educação está constituída para que os colégios da Companhia de Jesus no Brasil sejam, cada vez mais, lugar de transformação evangélica da sociedade e da cultura por meio da formação de homens e mulheres conscientes, competentes, compassivos e comprometidos"
Art. 5º do Estatuto da RJE (2014)

PROJETO EDUCATIVO COMUM

Documento que é fruto de consulta ampla e de construção coletiva entre os Colégios e escolas Jesuítas do Brasil. Ele busca um caminho de renovação, capaz de responder com responsabilidade, inovação e fidelidade aos desafios educativos da atualidade.

PROJETO PEDAGÓGICO

REVISÃO DA MATRIZ CURRICULAR

Foco no desenvolvimento de habilidades e competências, fortalecendo a autonomia e o protagonismo do Xaveriano somados à excelência acadêmica e à formação humanista que marcam o trabalho da Companhia de jesus, preparando o jovem para ocupar uma posição transformadora na sociedade.

PROPOSTA INOVADORA

Um dos principais objetivos do Projeto Educativo Comum (PEC) é superar os modelos lineares de ensino, organizando espaços e tempos escolares com novas e criativas perspectivas de aprendizagem. Nas novas instalações, a matriz curricular privilegiará metodologias ativas, nas quais os conteúdos são contextualizados e os Xaverianos conseguem perceber, na prática, como aqueles conceitos são aplicados.

ABORDAGEM INTERNACIONAL (PGM BILÍNGUE)

Preocupado com os desafios que os Xaverianos enfrentarão no futuro, o Sanfra decidiu implementar um programa diferenciado para que seus Xaverianos vivenciem e aprendam inglês de forma inovadora e dinâmica. O Bilingual Program é composto por quatro competências que desenvolvem o conhecimento e habilidade no idioma e tem como referência a mesma metodologia utilizada na União Europeia para o ensino de outra língua. Da Educação Infantil ao primeiro ano é desenvolvida a compreensão auditiva e oralidade. Do segundo ano do Ensino Fundamental em diante, a leitura, interpretação e produção de texto. Os professores do Colégio foram treinados e capacitados para orientar os Xaverianos em sala a usar materiais como jogos de LEGO e Minecraft, que serão aplicados em aulas demonstrativas e cursos online. Além de aprender a língua inglesa, os Xaverianos estão sendo preparados, respeitando a faixa etária de cada um, para os exames de proficiência da Universidade Cambridge, que após realizados, garantem um certificado reconhecido mundialmente por mais de 20 mil organizações, como universidades, corporações e órgãos governamentais.

ATIVIDADES COMPLEMENTARES APRIMORADAS

Diversas atividades complementares, esportivas e culturais, são oferecidas durante todo o ano letivo no Colégio São Francisco Xavier, auxiliando no desenvolvimento integral de nossos Xaverianos. A educação que oferecemos é inclusiva, pautada em valores éticos e cristãos, uma vez que acreditamos ser possível educar crianças, adolescentes e jovens para que sejam conscientes, competentes, compassivos e comprometidos na construção de um mundo mais justo, fraterno, solidário, inclusivo e cristão.

ESTRUTURA RENOVADA PARA CONTINUAR INOVANDO

Adequar a estrutura à Proposta Pedagógica

Estruturas transparentes e interativas;

Arquitetura como meio de integrar e aprender;

Paredes interativas e criativas;

Harmonia e Comunicação da Arquitetura

Circulação externa para os ambientes;

Espaços interligados e integrados;

Novos ambientes e Espaços de convivência

Pátio interno central como local de convivência;

Restaurante com capacidade para 120 pessoas;

Áreas exclusivas de embarque e desembarque;

Cozinha experimental, estúdio e espaço Maker;

Valorização e Tradição Esportiva

Quadras cobertas oficiais e externas para treino;

Salas para prática de esportes e atividades;

Espaços para preparação física e condicionamento;

Estrutura poliesportiva e equipada.

DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL

PLANO DE CARREIRA, CARGOS E SALÁRIOS (PCCS)

O procedimento de gestão de cargos e salários contempla todas as áreas do Colégio São Francisco Xavier e visa orientar todos os níveis de gestão quanto às definições, normas e procedimentos adotados pela instituição. Todas as decisões estratégicas, portanto, deverão nortear-se pelos princípios e diretrizes estabelecidas no PCCS.
O processo de Gestão de Pessoas está em constante inovação e mudança, especialmente no que se refere aos programas de avaliação de desempenho, remuneração e desenvolvimento de pessoas. Por isso, o PCCS está sujeito a revisões e complementações de forma a adequar-se às contingências de mercado, estratégicas, padrões e valores culturais do Colégio São Francisco Xavier.
Com o objetivo de atender aos fins e às necessidades do Colégio, o PCCS abrange a estrutura de cargos em três níveis: Operacional, Tático e Estratégico.

FORMAÇÃO INTERNA CONTINUADA

Tempo para que os educadores se atualizem. Um bom planejamento dos horários de trabalho coletivo. A presença de um formador que tenha a confiança e o respeito da equipe. Essas ações fazem parte da Formação Interna Continuada com nossos Colaboradores. Todos esses momentos semanais que são oferecidos aos colaboradores do Sanfra enfatizam o nosso compromisso com o diálogo frequente com nossos públicos, que são considerados pela Cia. de Jesus como corresponsáveis na realização de nossa missão educativa – a formação integral de “homens e mulheres conscientes, competentes, compassivos e comprometidos”, para a construção de um mundo mais justo, fraterno, solidário, inclusivo e cristão. (PEC p.15)

INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES

Gostou do projeto? Que saber mais? Preencha o formulário que entraremos em contato.

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar