A Simula SANFRA consiste num projeto feito por alunos do Colégio São Francisco Xavier. Atualmente, estamos na nossa oitava edição, com ao todo 4 comitês: CSNU (Conselho de Segurança das Nações Unidas), CII (Comitê de Imprensa Internacional), TPI (Tribunal Penal Internacional) e o novo comitê à OEA (Organização dos Estados Americanos).
A Simula SANFRA procura principalmente — apesar, ou até mesmo muito por conta de suas diferentes vivências — formar cidadãos globais comprometidos com a diplomacia e o estudo analítico da realidade ao redor.
A Simula SANFRA acontecerá nos dias 2, 3 e 4 de outubro. Durante os dias da Simula, os delegados irão debater os temas dos seus respectivos comitês. Os delegados deverão vir vestidos a rigor, ou seja, traje esporte fino.
O CSNU significa “Conselho de Segurança das Nações Unidas”. O CSNU é um dos principais órgãos da ONU e tem a responsabilidade de manter a paz e a segurança internacionais. Seus Estados-membros se reúnem regularmente para discutir questões de segurança global, sanções, missões de paz e intervenções em conflitos. O Conselho se define como a principal instância para decisões sobre a estabilidade mundial, conforme estabelecido na Carta das Nações Unidas, em 1945. As reuniões do CSNU podem ocorrer a qualquer momento, conforme a urgência dos temas debatidos. O termo “Conselho” remete a um espaço de deliberação e decisão, onde os representantes dos países membros analisam e votam resoluções que podem impactar diretamente a política internacional.
O Comitê de Imprensa Internacional (CII) está presente desde os primórdios da Simula SANFRA, sendo um pilar essencial para o evento. O CII é responsável por produzir as matérias que são publicadas nos jornais diários durante o próprio evento, com atualizações sobre os debates de todos os comitês. Além disso, é responsável por toda a produção de conteúdos do evento, ou seja, fotografias, reportagens e produção de vídeos.
O CII é dividido em produções audiovisuais e jornalísticas, se ramificando em fotógrafos, repórteres e editores e em colunas (editorial, reportagem, sensacionalista, capitalista e comunista) cuja execução cabe aos jornalistas e chargistas.
O Tribunal Penal Internacional (TPI) é um tribunal permanente criado para julgar pessoas acusadas de cometer crimes graves que afetam a comunidade internacional como um todo. Foi estabelecido em 1998 através do Tratado de Roma, e sua sede fica em Haia, nos Países Baixos. O principal objetivo do TPI é julgar crimes de guerra, crimes contra a humanidade, genocídio e, crimes de agressão. O Tribunal Penal Internacional (TPI) é composto por delegações da defesa e as delegações do ataque. As delegações da defesa representam os acusados e apresentam provas a favor do réu, enquanto as delegações do ataque são responsáveis por apresentar provas e argumentos contra os acusados, em nome da acusação. Além disso, o TPI conta com os países moderadores, que desempenham um papel diplomático e de mediação durante as negociações entre as partes envolvidas. O júri, composto pelos juízes, é encarregado de analisar as evidências apresentadas e, após o julgamento, deve redigir a carta de sentença, que detalha a decisão final sobre a culpa ou inocência do acusado, além das possíveis penas a serem aplicadas.
A Organização dos Países Americanos (OEA) é um comitê que chega em 2025 à Simula SANFRA, com a proposta de ser um comitê exclusivo aos alunos dos 9os Anos do colégio!
A OEA serve para cooperação política, econômica e social dos países das Américas, visando comércio, segurança, desenvolvimento e integração regional. O debate será a partir de um tema, escolhido a partir do cenário político das américas no decorrer do ano, onde os alunos representarão os chefes de estado de cada país das américas.