Tecnologia Educacional

No mundo atual, o uso inteligente da tecnologia aplicada à educação auxilia no processo da aprendizagem e também é uma forma estimulante de potencializar as habilidades e competências dos nossos Xaverianos.

A proposta do Sanfra em Tecnologia Educacional vai além dos conceitos de informática. Ela trabalha o conhecimento das diversas áreas com o suporte e auxílio que as novas ferramentas oferecem. Dessa forma, a equipe pedagógica desenvolve o conceito de uma escola híbrida, simultaneamente presencial e virtual, que surge como apoio ao trabalho do professor no processo de aprendizagem.

A Tecnologia Educacional é mais um estímulo à investigação e à comunicação como caminho para que os Xaverianos adquiram conhecimento crítico e cidadania.

40368959260_cb235dc89d_b
moodle

MOODLE

A Rede Jesuíta de Educação adotou há algum tempo uma ferramenta de apoio à aprendizagem, o Moodle, que não só é utilizada pelo docente e discente como também pelas famílias dos Xaverianos. Por ele, é possível compartilhar material de estudo e pesquisa, criar enquetes, realizar atividades e avaliações, entre outros recursos que permitam o professor a preparar e conduzir suas aulas. As famílias conseguem ter uma visão do que é aplicado ao Xaveriano; lições de casa, trabalhos em grupo, entrega de atividades. Esses são alguns dos diversos recursos possíveis pelo Moodle, muito utilizado em universidades.

nave-a-vela

NAVE À VELA

Na parceria do Colégio São Francisco Xavier com o Nave à Vela, utilizamos a Cultura Maker como ponto de partida para a construção de uma Cultura de Inovação, em que o Xaveriano será o explorador e construtor do seu próprio mundo. Com este objetivo, baseamos nosso trabalho em três frentes:

  • Conteúdos significativos: fomentamos conteúdos curriculares de forma exploratória, instigante e mais significativa.
  • Competências ligadas à inovação: estimulamos nos Xaverianos as habilidades necessárias para construir e reinventar o mundo ao seu redor.
  • Competências socioemocionais: por meio de processos colaborativos, geramos oportunidades para o desenvolvimento de competências socioemocionais, essenciais para enfrentar um mundo em constante mudança.
mangaa

MANGAHIGH

A plataforma Mangahigh dinamiza as aulas promovendo engajamento e domínio em matemática e coding! Por meio de quizzes e games adaptativos inovadores em um ambiente de aprendizagem colaborativa, nossos Xaverianos aprendem brincando. Com conteúdos alinhados com a Base Nacional Comum Curricular, realizamos a análise diagnóstica em tempo real com suporte de inteligência artificial para instrução diferenciada do conhecimento.