04.11.20

Xaverianos superam desafios do ensino a distância e dão show nas atividades pedagógicas

Xaverianos superam desafios do ensino a distância e dão show nas atividades pedagógicas

O ambiente virtual traz diversos desafios aos educadores. Inovar nas atividades, trabalhar em torno das forças e dificuldades do aluno e compartilhar conhecimento são apenas alguns dos obstáculos encontrados no ensino remoto.

Fabiana Machado, professora de Língua Portuguesa e Produção de Texto, destaca a importância de propor novas dinâmicas para o desenvolvimento acadêmico do corpo estudantil: “Tenho procurado fazer atividades diferentes para motivá-los e isso tem trazido resultados muito positivos, pois os Xaverianos ficam mais envolvidos com as aulas e, assim, engajados em sua aprendizagem”.

Seguindo essa proposta de aulas mais interativas, os Xaverianos do 7º ano foram desafiados a produzir dois conteúdos para o terceiro trimestre: uma história em quadrinhos e um diálogo utilizando a linguagem de diversas regiões brasileiras.

Nas aulas de Língua Portuguesa, os Xaverianos estudaram as interjeições, uma classe de palavras que tem como objetivo expressar uma emoção por meio da escrita. Para colocar o aprendizado em prática, eles foram convidados a produzir uma história em quadrinhos utilizando apenas as interjeições e onomatopeias (figura de linguagem que utiliza uma palavra para representar um som). Essa atividade resultou em lindos trabalhos, feitos com capricho e muita criatividade!

Já na disciplina de Produção de Texto, o estudo foi baseado na variação linguística. Para conhecer as tribos urbanas e nativos de outras regiões do Brasil, os Xaverianos fizeram uma pesquisa sobre as curiosidades dessas tribos e regiões e, por fim, produziram diálogos com a linguagem utilizada pelos grupos estudados. Mais uma dinâmica de sucesso! Os Xaverianos se caracterizaram e deram um verdadeiro show nas apresentações.

“Atividades desse tipo são ótimas para tornar o estudante protagonista na relação ensino-aprendizagem e o professor uma ponte para o conhecimento e não mais o detentor de todo o saber, pois eles escutam a proposta, analisam como vão desenvolvê-la e fazem uma pré-avaliação para os ajustes antes de entregar o trabalho pronto”, completa Fabiana.

Veja, abaixo, alguns dos incríveis trabalhos desenvolvidos pelo 7º ano: