Carta aos Xaverianos: Pessoa Comprometida
Carta aos Xaverianos
Ipiranga, SP, 03 de fevereiro de 2016.
“Pessoa Comprometida”
Caros Xaverianos, Paz.
Uma vez que já consideramos, em cartas anteriores, os níveis de Consciência (novembro de 2016), de Competência (dezembro de 2016) e de Compaixão (janeiro de 2017) que implicam toda a vida e a vida toda, faz-se mister em nosso itinerário Inaciano e Xaveriano e também como rede jesuíta de Educação chegarmos agora no momento propício para pensar e sentir sobre como o humano tem o dom de comprometer-se. Por isso, a Pessoa Comprometida será o mote das próximas linhas.
Inicia-se o ano letivo no nosso querido SANFRA e é próprio dos inícios tecermos um olhar sobre nós mesmos e avaliarmos, desde já, as promessas pessoais idealizadas para esse ano e os compromissos estabelecidos conosco mesmos logo ali, poucos mais de um mês atrás. Bem… chegamos agora ao momento de efetivarmos tais promessas e compromissos, chegamos, de fato, à rotina de 2017! Tempo de luta e de fé.
Mais um ano se inicia e, com ele, todas as possibilidades se renovam! Aproveitemo-las!
Para a Pessoa Consciente que somos, um exercício mental inicial pode fazer muito bem ao começo de cada dia, de cada semana, de cada fase de nossa vida: ‘com o que me comprometo a cada início de dia que Deus me concede’? E, no fim da jornada diária, podemos, ainda, nos indagar: ‘como fui fiel ao que me comprometi quando despertei para uma vida bem vivida’?
O compromisso é um fato antropológico e transcendente.
Como fato antropológico, somos impulsionados a estar em contato com o humano em nós e nos demais, a estabelecer relações que pretendemos que durem por toda a vida. A multifacetada realidade que nos envolve é um convite ao engajamento, ao compromisso: familiar, social, eclesial, financeiro, ético, estético, com nossa saúde física e mental, com a paz e com o cuidado do mundo.
Como fato transcendente, o compromisso entranha em nós uma centelha divina que nos faz mais felizes e capazes de irradiar felicidade. Somos seres atavicamente convidados ao compromisso, à Aliança. Ser Pessoa Comprometida é ir aprendendo e ensinando a não descartar relações e pessoas como se de meros objetos se tratassem. Tal premissa é essencial, pois Compromisso, em última análise, é compromisso com a Vida. Por isso, nosso compromisso primeiro e maior deve ser o de ouvir a Deus e atendê-Lo no que ele nos pede e no que Ele sonha para nós. Tal comprometimento é princípio de Sabedoria.
No querido SANFRA, faz-se mister sinalizar o compromisso, o cuidado, o carinho e o zelo da nossa Rede Jesuíta de Educação – RJE – com o envio de mais dois jesuítas para comporem nosso quadro de colaboradores: Pe. Chang Yu e Pe. Cleiton Nery, aos quais desejamos muito boas vindas e alegria em servir na missão que lhes foi confiada aqui no Ipiranga.
Por fim, lembremo-nos: quanto mais comprometido formos com o nosso projeto de vida bem vivida, mais felizes e livres seremos. Que assim seja. Até a próxima.
Diretor Geral
________________________________________________
¹As ‘Cartas aos Xaverianos’ são produções textuais mensais que abordam, por parte da Direção Geral do Colégio São Francisco Xavier – Ipiranga, SP –, temas candentes aos Xaverianos. Chamo Xaverianos todos os que fazem parte da Família “SANFRA”: estudantes, pais, mestres, ex-alunos, educadores, assessores, coordenadores, corpo diretivo, jesuítas, inacianos a quem tais cartas se destinam.