Ensino Fundamental (Anos Iniciais)

  • No Ensino Fundamental I (1º ao 5º ano), os estudantes progridem no conhecimento, ampliam sua compreensão sobre diversos aspectos relacionados ao mundo que os cerca e desenvolvem habilidades importantes voltadas à oralidade, leitura e escrita, matemática, formulação de hipóteses, elaboração de conclusões, argumentação, criatividade, ao pensamento crítico, entre outras.

  • Além disso, gradativamente, eles aumentam sua autonomia, constroem sua identidade, fortalecem suas relações com os outros, educam seu autocontrole e criam hábitos e disciplina. Também nessa fase da escolaridade ocorre a educação para valores, como o respeito, a generosidade, a solidariedade, a honestidade, a fraternidade, a religiosidade e a compaixão.

  • Do ponto de vista cognitivo, os alunos constroem novas aprendizagens relacionadas ao espaço físico, à geografia, história, matemática, arte, música, língua inglesa, tecnologia e às ciências, mas, principalmente, é quando eles se apropriam do sistema de escrita pelo letramento. Nessa etapa, o foco está na alfabetização, que vai muito além da decodificação de símbolos, levando a aprendizagem do uso social da escrita e de seus significados, introduzindo a criança no mundo letrado.

Característica da educação jesuíta, a Pedagogia Inaciana, prática presente no SANFRA, prioriza a atividade dos próprios alunos no processo de ensino e aprendizagem, levando-os a conhecer, vivenciar e analisar a realidade, além de fazê-los refletir e agir sobre ela. Dessa forma, eles adquirem competências e habilidades fundamentais nas diversas áreas do conhecimento e na formação humana e cristã.

Outro aspecto importante que expressa os princípios metodológicos da educação jesuíta é a educação personalizada. Bastante presente nos anos iniciais do ensino fundamental, nos quais uma professora generalista trabalha várias áreas do conhecimento, ela permite uma estreita relação de afeto com os alunos, possibilitando uma atenção especial ao desenvolvimento de cada um.

Ensino Fundamental (Anos Iniciais)

O SANFRA também trabalha suas práticas pedagógicas de acordo com a BNCC (Base Nacional Comum Curricular) para que sejam asseguradas às crianças as aprendizagens essenciais e o desenvolvimento de habilidades específicas a cada componente curricular, pela progressão do conhecimento, pela consolidação das aprendizagens anteriores e pela ampliação das práticas de linguagem e de experiência estética e intercultural, considerando tanto seus interesses e suas expectativas quanto o que ainda precisam aprender.

Ampliam-se a autonomia intelectual, a compreensão de normas e os interesses pela vida social, o que possibilita aos alunos lidar com sistemas mais amplos, que dizem respeito às relações dos sujeitos entre si, com a natureza, com a história, com a cultura, com as tecnologias e com o ambiente.
Salienta-se que a parceria dos educadores com as famílias é essencial para potencializar o desenvolvimento das crianças e a educação em valores.

Horários

Regular: 13h às 18h30 | Integral: 07h às 18h30