Cursos Extras

Os Cursos Extras no Colégio São Francisco Xavier visam à formação integral dos estudantes. De acordo com cada faixa etária e nível de aprendizagem, oferecemos um conjunto de modalidades que tem como objetivos despertar o gosto pelas atividades artísticas, culturais e esportivas, aperfeiçoar técnicas já conhecidas e desenvolver novas habilidades.

As atividades são optativas e ocorrem no contraturno escolar. Os professores e treinadores das modalidades fazem parte do corpo docente do SANFRA, atuando com foco no progresso de cada aluno. Assim, conseguimos garantir o desenvolvimento e trabalho de múltiplas competências necessárias para a formação da personalidade e dos valores humanos.   

*Cada aula possui duração de 50 minutos.

Modalidades - EDUCAÇÃO INFANTIL

Modalidade Turma Dia Horário
Ballet Ed. Infantil 2ª feira e 4ª feira 17h50
Ginástica Rítmica 1 Ed. Infantil 3ª feira e 5ª feira 17h50
Iniciação Esportiva 1 Ed. Infantil 3ª feira e 5ª feira 17h50
Judô 1 Ed. Infantil 2ª feira e 4ª feira 17h50

Modalidades - Ensino Fundamental (Anos Iniciais)

Modalidade Turma Dia Horário
Circo 1 1° ano e 2° ano 2ª feira e 4ª feira 18h40
Iniciação Esportiva 1 1° ano e 2° ano 3ª feira e 5ª feira 18h40
Judô 2 1° ano e 2° ano 2ª feira e 4ª feira 18h40
Programação, Maker e Robótica 1 1° ano e 2° ano 5ª feira às 18h40 18h40 (2 AULAS)
Programação, Maker e Robótica 2 1° ano e 2° ano 6ª feira às 18h40 18h40 (2 AULAS)
Teatro 1 1° ano e 2° ano 2ª feira e 4ª feira 19h30
Ginástica Rítmica 2 1° ano 2ª feira e 4ª feira 18h40
Ginástica Rítmica 3 2º ano 3ª feira e 5ª feira 18h40
Circo 2 3° ano ao 5° ano 2ª feira e 4ª feira 19h30
Futsal 1 3° ano ao 5° ano 3ª feira e 5ª feira 18h40
Futsal 2 3° ano ao 5° ano 2ª feira e 6ª feira 18h40
Ginástica Rítmica 4 3° ano ao 5° ano 2ª feira e 4ª feira 19h30
Ginástica Rítmica 5 3° ano ao 5° ano 3ª feira e 5ª feira 19h30
Handebol 1 (Fem.) 3° ano ao 5° ano 4ª feira 18h40 (2 AULAS)
Judô 3 3° ano ao 5° ano 6ª feira 18h40 (2 AULAS)
Programação, Maker e Robótica 3 3° ano ao 5° ano 2ª feira 18h40 (2 AULAS)
Programação, Maker e Robótica 4 3° ano ao 5° ano 3ª feira 18h40 (2 AULAS)
Teatro 2 3° ano ao 5° ano 2ª feira e 4ª feira 18h40

Modalidades - Ensino Fundamental (Anos Finais) e Ensino Médio

Modalidade Turma Dia Horário
Voleibol 1 (Misto) 6° ano e 7° ano 3ª feira e 5ª feira 17h50
Futsal 3 6° ano ao 8° ano 2ª feira e 6ª feira 19h30
Programação, Maker e Robótica 5 6° ano ao 8° ano 4ª feira 18h40 (2 AULAS)
Basquete 6° ano ao 9° ano 3ª feira e 5ª feira 13h00
Ginástica Acrobática 6º ano ao E.M 3ª feira e 5ª feira 16h50
Handebol 2 (Fem.) 6º ano ao E.M 2ª feira e 4ª feira 17h50
Voleibol 2 (Misto) 8º ano ao E.M 3ª feira e 5ª feira 19h30
Futsal 4 9º ano ao E.M 3ª feira e 5ª feira 19h30

DIFERENCIAIS DOS CURSOS EXTRAS SANFRA:

  • Um dos melhores complexos esportivos de São Paulo;
  • Incentivam o espírito de equipe e o convívio com novas pessoas;
  • Atividades realizadas no contraturno do período regular de aulas;
  • Incentivo das equipes para jogos intercolegiais;
  • Melhor custo x benefício da região;
  • Profissionais especializados nas modalidades oferecidas.

MODALIDADES

Durante o programa dos Cursos Extracurriculares, além das aulas práticas e teóricas, são realizados eventos internos e externos, com equipes que representarão o SANFRA em festivais e campeonatos, demonstrando o empenho de cada estudante.

  • Ballet

    Um estilo de dança que teve sua origem na Itália no século XV, difundindo-se, posteriormente, na França, onde adquiriu termos para os movimentos clássicos. O Ballet está repleto de técnicas corporais que encantam a todos pela sua leveza, postura e delicadeza de movimentos, aliados ao desenvolvimento do foco e da persistência, cujas apresentações emocionam o público. 

  • Basquete

    Nas aulas de basquete são trabalhados o desenvolvimento e a aprimoração dos fundamentos técnicos, tipos de passes, dribles, fintas, manejo e empunhadura de bola e arremessos, além de tática individual, sistemas de ataque e defesa, transições ofensivas e defensivas. Serão estimuladas a capacidade estratégica, a orientação espacial e a leitura de jogo para promover a organização, otimizando as capacidades físicas: controle do corpo, coordenação motora global dinâmica e fina, agilidade, força e potência.

  • Circo

    As aulas de circo visam desenvolver o corpo como um todo, possibilitando o desenvolvimento de diversos aprendizados como atenção, concentração, alongamento, força, equilíbrio, coordenação motora, cuidado consigo e com o outro, enfrentamento dos medos, agilidade, disciplina, autoconhecimento do corpo e seus limites, autonomia, autoconfiança, autoestima, socialização, ética, resiliência e perseverança, entre outros, com muita diversão.

  • Judô

    Arte marcial japonesa criada por Jigoro Kano em 1882. Ele desenvolveu a luta como um esporte de combate, capaz de fortalecer o físico, a mente e o espírito integralmente, bem como desenvolver técnicas de defesa pessoal.  

  • Ginástica Acrobática

    Acolhendo praticantes com diferentes idades e estaturas, à durante as atividades, objetiva-se o desenvolvimento da coragem, força, coordenação motora, flexibilidade, habilidades de saltos e equilíbrio. Os exercícios são executados com acompanhamento musical e devem ser perfeitamente sincronizados criando um esporte belo e, ao mesmo tempo, intrigante.

  • Ginástica Rítmica

    Um tipo de ginástica que desenvolve movimentos corporais alinhados ao balé e à dança teatral, difundindo arte, criatividade, capacidade física e concentração em sincronia com a música e coordenados com o manejo de aparelhos próprios desta modalidade olímpica, como a corda, o arco, a bola, as maças e a fita. A cada apresentação, um encantamento único. 

  • Futsal

    O Futsal é a adaptação do futebol de campo para a quadra esportiva. Foi inventado em 1934, na Associação Cristã de Moços de Montevidéu, Uruguai, pelo professor Juan Carlos Ceriani, que chamou este novo esporte de “Indoor-football”. A modalidade exige dos jogadores um árduo trabalho em equipe, treinamento, organização e disciplina para desenvolver técnicas e habilidades ao longo de suas atividades. Em um mundo tão competitivo, trará o preparo para as adversidades ao longo da vida. 

  • Handebol

    O Handebol, um dos esportes mais complexos devido as suas regras de jogo e movimentos, foi criado pelo professor de educação física e atleta alemão Karl Schelenz em 1919. É uma modalidade de esporte coletivo que envolve passes de bola com as mãos, exigindo dos jogadores trabalho em equipe, treinamento, organização e disciplina para desenvolver as técnicas e habilidades ao longo de suas atividades. 

  • Voleibol

    O Voleibol é um esporte coletivo, criado pelo estadunidense William George Morgan, cuja ideia principal era desenvolver um esporte de baixo impacto, que tivesse pouco contato físico entre os adversários e evitasse possíveis lesões ao longo de sua prática. Essa modalidade inclui movimentos com as mãos, em que o principal objetivo é lançá-la por cima da rede e fazê-la tocar no chão do adversário. Por se tratar de um jogo coletivo, exigirá dos jogadores trabalho em equipe, treinamento, organização e disciplina para desenvolver as técnicas e habilidades ao longo de suas atividades. 

  • Iniciação Esportiva

    As aulas terão como foco o desenvolvimento motor, a concentração e o trabalho em equipe, por meio de exercícios, técnicas e atividades lúdicas que permitam o contato dos estudantes com as mais diversas modalidades esportivas disponíveis na atualidade. 

  • Teatro

    Nas aulas de teatro são trabalhados o processo criativo e o compartilhamento de ideias, que desenvolvem o senso coletivo, a confiança, o pensamento crítico, o respeito às diferenças e a comunicação. O aprendizado se dá de forma cooperativa e, ao mesmo tempo, favorece o desenvolvimento individual por meio de atividades de integração de grupo, encenações, jogos teatrais, expressão corporal e discussão de temas relevantes.

  • Programação, Maker e Robótica

    Em meio ao universo da Cultura Maker, e discutindo sobre temas como sustentabilidade e meio ambiente, os estudantes vivenciarão situações lúdicas e desafiadoras, construindo seus primeiros circuitos elétricos com o auxílio de componentes básicos da eletrônica, como: leds, motores, baterias e fios. Além disso, os estudantes trabalharão em projetos que desenvolvam suas habilidades motoras, de concentração e a capacidade de realizarem trabalho em equipe, reciclando e reutilizando, muitas vezes, objetos e componentes eletrônicos de aparelhos que seriam descartados de modo incorreto no meio ambiente.  

  • OLISANFRA

    A Olisanfra é um evento esportivo do Colégio São Francisco Xavier que tem o intuito de fortalecer a prática saudável do esporte e os laços de amizade entre nossos atletas estudantes e visitantes.

    São competições esportivas entre o Sanfra e outras escolas que incentivam o espírito esportivo e Fair Play. Um evento preparado para os atletas em reconhecimento à dedicação e ao empenho de todos os envolvidos.

PARA FAMÍLIAS INSCRITAS:

O canal de atendimento das famílias inscritas será via APP Sanfra Agenda Virtual, por meio do canal: “Cursos Extras”.