Cursos Extras 2024

Os Cursos Extras no Colégio São Francisco Xavier visam à formação integral dos estudantes. De acordo com cada faixa etária e nível de aprendizagem, oferecemos um conjunto de modalidades que tem como objetivos despertar o gosto pelas atividades artísticas, culturais e esportivas, aperfeiçoar técnicas já conhecidas e desenvolver novas habilidades.

As atividades são optativas e ocorrem no contraturno escolar. Os professores e treinadores das modalidades fazem parte do corpo docente do SANFRA, atuando com foco no progresso de cada aluno. Assim, conseguimos garantir o desenvolvimento e trabalho de múltiplas competências necessárias para a formação da personalidade e dos valores humanos.   

*Cada aula possui duração de 45 minutos.

Modalidades - EDUCAÇÃO INFANTIL

ModalidadeTurmaDiaHorário
Ginástica 1Ed. Infantil3ª feira e 5ª feira17h20
Iniciação Esportiva 1Ed. Infantil3ª feira e 5ª feira17h20
Judô 1Ed. Infantil2ª feira e 4ª feira17h20
PsicomotricidadeEd. Infantil2ª feira e 4ª feira17h20

Modalidades - Ensino Fundamental (Anos Iniciais) 1º e 2º Ano

ModalidadeTurmaDiaHorário
Circo 11° ano e 2° ano2ª feira e 4ª feira18h05
Futsal 11° ano e 2° ano3ª feira e 5ª feira18h05
Ginástica 21° ano2ª feira e 4ª feira18h05
Ginástica 32° ano3ª feira e 5ª feira18h05
Iniciação Esportiva 21° ano e 2° ano2ª feira e 4ª feira18h05
Judô 21° ano e 2° ano2ª feira e 4ª feira18h05
Programação, Maker e Robótica 11° ano e 2° ano2ª feira18h05 (2 AULAS)

Modalidades - Ensino Fundamental (Anos Iniciais) 3º ao 5º Ano

ModalidadeTurmaDiaHorário
Circo 2 (Novos)3° ano ao 5° ano2ª feira e 4ª feira18h50
Circo 3 (Novos)3° ano ao 5° ano6ª feira18:50 (2 aulas)
Circo 4 (Veteranos)3° ano ao 5° ano2ª feira e 4ª feira19h35
Futsal 23° ano3ª feira e 5ª feira18h50
Futsal 34º ano3ª feira e 5ª feira19h35
Futsal 4 (Veteranos)4º ano e 5º ano6ª feira18:50 (2 aulas)
Ginástica 4 (Novos)3° ano ao 5° ano2ª feira e 4ª feira18h50
Ginástica 5 (Veteranos)3° ano ao 5° ano3ª feira e 5ª feira18h50
Handebol 1 (Fem.)3° ano ao 5° ano2ª feira e 4ª feira18h50
Judô 33° ano ao 5° ano2ª feira e 4ª feira18h50
Oficina de Violão3º ano ao 5º ano3ª feira e 5ª feira18h50
Programação, Maker e Robótica 23° ano ao 5° ano5ª feira18h50 (2 AULAS)
Teatro 13° ano ao 5° ano2ª feira e 4ª feira18h50
Teatro 23° ano ao 5° ano2ª feira e 4ª feira19h35
Vôlei 14° ano e 5° ano3ª feira e 5ª feira18h50
Danças Integradas3° ano ao 5° ano3ª feira e 5ª feira18h50

Modalidades - Ensino Fundamental (Anos Finais) e Ensino Médio

ModalidadeTurmaDiaHorário
Basquete6° ano ao 9° ano3ª feira e 5ª feira13h00
Circo 56º ano ao E.M6ª feira17h20 (2 AULAS)
Handebol 2 (Fem.)6º ano ao E.M2ª feira e 4ª feira17h20
Programação, Maker e Robótica 36° ano ao 8° ano2ª feira13h30 (2 AULAS)
Voleibol 1 (Novos) (Fem.)6° ano e 7° ano3ª feira e 5ª feira17h20
Voleibol 2 (Veteranos) (Fem.)7º ano e 8º ano3ª feira e 5ª feira18h05
Voleibol 3 (Fem.)9º ano ao E.M3ª feira e 5ª feira19h35
Futsal 56º ano ao 8º ano6ª feira17h20 (2 AULAS)
Orientação de Estudos6º ano ao 8º ano4ª feira15h30 (2 AULAS)
Beach Volei6º ano ao 9º ano4ª feira14h30 ou 15h30 (60 minutos)
Beach Volei6º ano ao 9º ano6ª feira13h30 (60 minutos)
Beach Volei9º ano e E.M6ª feira14h30 (60 minutos)
Futvolei6º ano ao 8º ano2ª feira13h30 (60 minutos)
Futvolei9º ano e E.M2ª feira14h30 (60 minutos)
Beach Tennis6º ano ao 8º ano3ª feira ou 5ª feira13h30 ou 14h30 (60 minutos)
Beach Tennis6º ano ao 9º ano4ª feira14h30 ou 15h30 (60 minutos)
Beach Tennis6º ano ao 9º ano6ª feira13h30 (60 minutos)
Beach Tennis9º ano e E.M6ª feira14h30 (60 minutos)
Danças Integradas6º ano ao 9º ano3ª feira e 5ª feira18h05
Danças IntegradasE.M3ª feira e 5ª feira17h20

DIFERENCIAIS DOS CURSOS EXTRAS SANFRA:

  • Um dos melhores complexos esportivos de São Paulo;
  • Incentivam o espírito de equipe e o convívio com novas pessoas;
  • Atividades realizadas no contraturno do período regular de aulas;
  • Incentivo das equipes para jogos intercolegiais;
  • Melhor custo x benefício da região;
  • Profissionais especializados nas modalidades oferecidas.

MODALIDADES

Durante o programa dos Cursos Extracurriculares, além das aulas práticas e teóricas, são realizados eventos internos e externos, com equipes que representarão o SANFRA em festivais e campeonatos, demonstrando o empenho de cada estudante.

  • Psicomotricidade

    A psicomotricidade é uma ciência que tem como foco o desenvolvimento das habilidades emocionais, cognitivas e motoras das crianças. O objetivo da educação psicomotora é proporcionar o desenvolvimento motor, emocional e psicológico das crianças, dando-lhes oportunidade por meio de jogos e atividades lúdicas, de ter domínio sobre seu próprio corpo. Através dessas atividades, a criança desenvolve habilidades perceptivas que auxiliam o desenvolvimento psicomotor. A abordagem da psicomotricidade permitirá a compreensão da forma como a criança toma consciência do seu corpo e das possibilidades de se expressar por meio desse corpo, localizando-se no tempo e no espaço.

  • Basquete

    Nas aulas de basquete são trabalhados o desenvolvimento e a aprimoração dos fundamentos técnicos, tipos de passes, dribles, fintas, manejo e empunhadura de bola e arremessos, além de tática individual, sistemas de ataque e defesa, transições ofensivas e defensivas. Serão estimuladas a capacidade estratégica, a orientação espacial e a leitura de jogo para promover a organização, otimizando as capacidades físicas: controle do corpo, coordenação motora global dinâmica e fina, agilidade, força e potência.

  • Circo

    As aulas de circo visam desenvolver o corpo como um todo, possibilitando o desenvolvimento de diversos aprendizados como atenção, concentração, alongamento, força, equilíbrio, coordenação motora, cuidado consigo e com o outro, enfrentamento dos medos, agilidade, disciplina, autoconhecimento do corpo e seus limites, autonomia, autoconfiança, autoestima, socialização, ética, resiliência e perseverança, entre outros, com muita diversão.

  • Judô

    Arte marcial japonesa criada por Jigoro Kano em 1882. Ele desenvolveu a luta como um esporte de combate, capaz de fortalecer o físico, a mente e o espírito integralmente, bem como desenvolver técnicas de defesa pessoal.  

  • Ginástica

    A Ginástica é uma modalidade esportiva de prática abrangente que reúne elementos básicos do ato de movimentar-se, utilizando diferentes capacidades físicas e habilidades motoras que dão subsídios para a realização de atividades corporais acrobáticas, rítmicas e coordenativas. Fazem parte dessa prática,  exercícios no solo, ar (saltos), em aparelhos, com manuseio de aparelhos, expressividade e movimentos com acompanhamento musical. Neste ano, teremos como base, três tipos de Ginástica: Artística (G.A.), Rítmica (G.R.) e Acrobática.

  • Futsal

    O Futsal é a adaptação do futebol de campo para a quadra esportiva. Foi inventado em 1934, na Associação Cristã de Moços de Montevidéu, Uruguai, pelo professor Juan Carlos Ceriani, que chamou este novo esporte de “Indoor-football”. A modalidade exige dos jogadores um árduo trabalho em equipe, treinamento, organização e disciplina para desenvolver técnicas e habilidades ao longo de suas atividades. Em um mundo tão competitivo, trará o preparo para as adversidades ao longo da vida. 

  • Handebol

    O Handebol, um dos esportes mais complexos devido as suas regras de jogo e movimentos, foi criado pelo professor de educação física e atleta alemão Karl Schelenz em 1919. É uma modalidade de esporte coletivo que envolve passes de bola com as mãos, exigindo dos jogadores trabalho em equipe, treinamento, organização e disciplina para desenvolver as técnicas e habilidades ao longo de suas atividades. 

  • Voleibol

    O Voleibol é um esporte coletivo, criado pelo estadunidense William George Morgan, cuja ideia principal era desenvolver um esporte de baixo impacto, que tivesse pouco contato físico entre os adversários e evitasse possíveis lesões ao longo de sua prática. Essa modalidade inclui movimentos com as mãos, em que o principal objetivo é lançá-la por cima da rede e fazê-la tocar no chão do adversário. Por se tratar de um jogo coletivo, exigirá dos jogadores trabalho em equipe, treinamento, organização e disciplina para desenvolver as técnicas e habilidades ao longo de suas atividades. 

  • Iniciação Esportiva

    As aulas terão como foco o desenvolvimento motor, a concentração e o trabalho em equipe, por meio de exercícios, técnicas e atividades lúdicas que permitam o contato dos estudantes com as mais diversas modalidades esportivas disponíveis na atualidade. 

  • Teatro

    Nas aulas de teatro são trabalhados o processo criativo e o compartilhamento de ideias, que desenvolvem o senso coletivo, a confiança, o pensamento crítico, o respeito às diferenças e a comunicação. O aprendizado se dá de forma cooperativa e, ao mesmo tempo, favorece o desenvolvimento individual por meio de atividades de integração de grupo, encenações, jogos teatrais, expressão corporal e discussão de temas relevantes.

  • Oficina de Violão

    Uma oficina prática, voltada ao aprendizado do violão: acordes, levadas, canções, leitura de notas na pauta e execução dessa leitura no violão. A oficina vai levar o aluno a ter experiências significativas junto do instrumento e a alegria motivadora será a mola propulsora para levá-lo a novos lugares sonoros.

  • Programação, Maker e Robótica

    Em meio ao universo da Cultura Maker, e discutindo sobre temas como sustentabilidade e meio ambiente, os estudantes vivenciarão situações lúdicas e desafiadoras, construindo seus primeiros circuitos elétricos com o auxílio de componentes básicos da eletrônica, como: leds, motores, baterias e fios. Além disso, os estudantes trabalharão em projetos que desenvolvam suas habilidades motoras, de concentração e a capacidade de realizarem trabalho em equipe, reciclando e reutilizando, muitas vezes, objetos e componentes eletrônicos de aparelhos que seriam descartados de modo incorreto no meio ambiente.  

  • Futvôlei

    O futvôlei combina elementos do futebol e do vôlei de praia. É jogado em uma quadra de areia, utilizando uma bola de futebol e uma rede, e as equipes, geralmente compostas por dois ou quatro jogadores, devem passar a bola sobre a rede sem usar as mãos. É ideal para melhorar o controle de bola, reflexos e habilidades de futebol.

  • Beach Tennis

    O beach tennis é uma mistura de tênis tradicional e vôlei de praia, jogado em uma quadra de areia com raquetes e uma bola específica. As regras são similares às do tênis, mas a bola não pode tocar o chão. Esse esporte é excelente para melhorar a coordenação motora, agilidade e condicionamento físico.

  • Beach Volley

    O beach volley, ou vôlei de praia, é uma variação do vôlei tradicional. É um esporte que exige trabalho em equipe, comunicação e resistência física, além de ser uma ótima atividade cardiovascular.

  • Danças Integradas

    Uma jornada envolvente através das diversas formas de expressão corporal, desde as danças populares do Brasil até contemporaneidade do ballet clássico e jazz. O foco não reside apenas na formação holística do movimento, ritmo e espaço. Ao longo das aulas os estudantes serão guiados para desenvolver uma consciência corporal refinada, permitindo-lhe expressar sentimos e emoções através do movimento, enquanto exploram a interseção entre tempo, espaço, e corporeidade, utilizando técnicas de dança com ferramentas para se conectarem consigo mesmos e com o mundo ao seu redor. 

  • OLISANFRA

    A Olisanfra é um evento esportivo do Colégio São Francisco Xavier que tem o intuito de fortalecer a prática saudável do esporte e os laços de amizade entre nossos atletas estudantes e visitantes.

    São competições esportivas entre o Sanfra e outras escolas que incentivam o espírito esportivo e Fair Play. Um evento preparado para os atletas em reconhecimento à dedicação e ao empenho de todos os envolvidos.

PARA FAMÍLIAS INSCRITAS:

O canal de atendimento das famílias inscritas será via APP Sanfra Agenda Virtual, por meio do canal: “Cursos Extras”. 

Do Ingresso:

  • O Colégio São Francisco Xavier reserva-se ao direito de não dar início à atividade/modalidade escolhida caso não seja atingido o número mínimo de estudantes para a formação da turma, sendo esta possibilidade de pleno conhecimento dos candidatos e de seus responsáveis;
  • A grade horária das Atividades Complementares poderá sofrer alterações caso a quantidade prevista de turmas não sejam abertas. As famílias serão comunicadas previamente das mudanças;

Das Vagas:

  • O Colégio São Francisco Xavier reserva-se ao direito de oferecer vagas conforme as suas possibilidades, demandas e políticas internas para as matrículas nos Cursos Extras. Após o preenchimento de todas as vagas disponíveis, a família poderá inscrever o estudante em uma lista de espera. Assim que a vaga estiver disponível, a secretaria acadêmica fará contato;
  • Caso não seja atingido o número mínimo de inscritos, a turma não será aberta.
  • No decorrer do ano, caso a turma não permaneça com o número mínimo de estudantes, o Colégio poderá encerrar a atividade e a família poderá realizar a transferência de turma/modalidade ou o cancelamento do contrato. A secretaria acadêmica entrará em contato com a família para a comunicação com, no mínimo, 15 dias de antecedência do encerramento da atividade;