12 de março de 1928. Padre Guido Del Toro, SJ, inaugura, no bairro da Liberdade, o Collegio Catholico Japonez São Francisco Xavier, destinado para imigrantes japoneses e seus descendentes.
História
O Colégio São Francisco Xavier, inicialmente chamado de Collegio Catholico Japonez São Francisco Xavier, foi fundado pelo Padre Guido Del Toro, SJ, em 1928. Após observar a chegada de famílias nipônicas ao Brasil, o jesuíta italiano, que atuava como Diretor da Cruzada Eucarística e do catecismo na capital paulista, decidiu abrir uma escola no bairro da Liberdade para direcionar sua missão à evangelização e educação de imigrantes japoneses e seus descendentes.
Depois de receber, por doação, um terreno do Conde José Vicente de Azevedo, Pe. Guido transferiu a escola para o bairro Ipiranga em 1931. Posteriormente, como referência ao jesuíta que realizou missões no Oriente, o nome da instituição foi alterado para Colégio São Francisco Xavier (carinhosamente apelidado de SANFRA). Desde então, recebe crianças e adolescentes de diferentes credos, raças e nacionalidades.
Há mais de 90 anos, o SANFRA forma pessoas conscientes, competentes, compassivas e comprometidas por meio das dimensões acadêmica, humana e cristã.
Além de compor como obra da Companhia de Jesus, o Colégio São Francisco Xavier integra uma das 17 unidades de educação básica da Rede Jesuíta de Educação (RJE) espalhadas pelo Brasil. O SANFRA se inspira nas características da Educação Inaciana e, com essa experiência pedagógica, sempre revitalizada, atualizada e adaptada às exigências históricas do tempo em que atua, desenvolve seu trabalho em colaboração com a missão da Igreja.