História

O Colégio São Francisco Xavier, inicialmente chamado de Collegio Catholico Japonez São Francisco Xavier, foi fundado pelo Padre Guido Del Toro, SJ, em 1928. Após observar a chegada de famílias nipônicas ao Brasil, o jesuíta italiano, que atuava como Diretor da Cruzada Eucarística e do catecismo na capital paulista, decidiu abrir uma escola no bairro da Liberdade para direcionar sua missão à evangelização e educação de imigrantes japoneses e seus descendentes.

Depois de receber, por doação, um terreno do Conde José Vicente de Azevedo, Pe. Guido transferiu a escola para o bairro Ipiranga em 1931. Posteriormente, como referência ao jesuíta que realizou missões no Oriente, o nome da instituição foi alterado para Colégio São Francisco Xavier (carinhosamente apelidado de SANFRA). Desde então, recebe crianças e adolescentes de diferentes credos, raças e nacionalidades.

Há mais de 90 anos, o SANFRA forma pessoas conscientes, competentes, compassivas e comprometidas por meio das dimensões acadêmica, humana e cristã.

Além de compor como obra da Companhia de Jesus, o Colégio São Francisco Xavier integra uma das 17 unidades de educação básica da Rede Jesuíta de Educação (RJE) espalhadas pelo Brasil. O SANFRA se inspira nas características da Educação Inaciana e, com essa experiência pedagógica, sempre revitalizada, atualizada e adaptada às exigências históricas do tempo em que atua, desenvolve seu trabalho em colaboração com a missão da Igreja.

Nossa Linha do tempo

1928

12 de março de 1928. Padre Guido Del Toro, SJ, inaugura, no bairro da Liberdade, o Collegio Catholico Japonez São Francisco Xavier, destinado para imigrantes japoneses e seus descendentes.

1929

16 de julho de 1929. O Conde José Vicente de Azevedo doa um terreno à Companhia de Jesus para a construção do Collegio Catholico Japonez São Francisco Xavier no bairro Ipiranga. Pe. Guido fica responsável por essa missão.

1931

30 de novembro de 1931. O Collegio Catholico Japonez São Francisco Xavier é transferido para o bairro Ipiranga.

1932

19 de março de 1932. Pe. Guido celebra a primeira missa na escola.

1941
image description

Ocorre a construção da Residência dos Padres e Irmãos Jesuítas no interior do Colégio. Ainda na década de 1940, estudantes e professores brasileiros começam a ingressar na escola como proposta de aproximá-los dos descendentes de imigrantes japoneses.

1950
image description

É aprovado o Ginásio (atual Fundamental II).

1958

18 de junho de 1958. Inauguração da Capela, construída em comemoração às bodas de ouro da imigração japonesa.

1961
image description

A escola passa a receber meninas.

1966

9 de maio de 1966. É aprovado o 2° Grau (atual Ensino Médio).

1971

Com a reforma ortográfica, o nome da escola é alterado para Colégio São Francisco Xavier, em homenagem a um dos fundadores da Companhia de Jesus.

1978

Encerra-se o pensionato para rapazes que ocupavam o atual prédio do Ensino Médio.

1983

Lançamento do livreto “Conheça seu Colégio, um resumo histórico da Missão e do Colégio São Francisco Xavier”. Escrita por Pe. Constantino Gonzalez Garcia, essa publicação contém um breve relato do Pe. Guido, o jesuíta que idealizou a escola.

1991

Iniciam-se os DDF (Dias de Formação) e Estágio Social: ações de inserção para o estudante desenvolver a consciência social, capacidade de perceber o mundo ao seu redor.

1998

É realizada a primeira Olisanfra, competição esportiva bianual do Colégio São Francisco Xavier. O evento, que ocorre até hoje, envolve toda a comunidade educativa.

2001

5 de setembro de 2001. O Colégio se torna membro da Federação Latino-Americana de Colégios da Companhia de Jesus (FLACSI).

2017

O Colégio recebe a visita do Superior Geral da Companhia de Jesus, Pe. Arturo Sosa.

2018

É lançado o Projeto SANFRA 2020. A proposta é renovar e inovar os processos pedagógicos e os espaços físicos do Colégio São Francisco Xavier.

2020

Ocorre a entrega oficial dos novos espaços do Plano Diretor SANFRA 2020. O Colégio passa a oferecer uma área de, aproximadamente, 12.384 m².

Saiba mais sobre o SANFRA!