Etapa final da Educação Básica, o Ensino Médio do SANFRA possibilita a formação para a cidadania global; a ampliação do conhecimento construído pela humanidade; o acesso à cultura, à ciência e à tecnologia; o desenvolvimento de habilidades complexas; o fortalecimento da autonomia e do senso de responsabilidade; a tomada de decisões éticas e a compreensão do sentido de liberdade individual. Além disso, é a fase que permite a formação acadêmica necessária para que os alunos prossigam ao ensino superior preparados para enfrentar as provas de seleção, como Enem e vestibulares.
Ensino Médio
Busca-se sempre dar significado ao conhecimento por meio do diálogo e da reflexão, mediante contextualização e sem compartimentar conteúdos, promovendo situações de interdisciplinaridade e de incentivo ao desenvolvimento do raciocínio, das habilidades de pensamento e da capacidade de aprender.
O século XXI demanda pessoas autônomas, capazes de entender fenômenos em suas complexidades e com habilidades desenvolvidas no contexto escolar que possam ser generalizadas para contextos externos, como pesquisar e buscar informações, analisar, selecionar, argumentar, refletir, criar, criticar, resolver problemas, trabalhar em equipe; enfim, sujeitos com as competências para os desafios da contemporaneidade, do ensino superior e mundo do trabalho. O projeto educativo do SANFRA está comprometido com essa formação.
Na Educação Jesuíta, o processo de ensino-aprendizagem pressupõe educadores que apresentem caminhos e acompanhem os educandos em suas escolhas, indicando os critérios para o desenvolvimento autônomo do conhecimento de forma significativa.
O Projeto de Vida, um dos pilares do Ensino Médio, tem como objetivo o autoconhecimento para que o jovem seja capaz de fazer escolhas assertivas, a partir da sua própria identidade, e tomar decisões voltadas a projetar sua vida, visando uma trajetória que leve ao desenvolvimento do seu potencial e o coloque a serviço dos demais, entendendo e se percebendo como um sujeito que desempenha diferentes papéis sociais.
Em resumo, a proposta pedagógica do SANFRA é desenvolver competências básicas para a inserção do jovem na vida adulta, contemplando sua formação nas múltiplas dimensões, no sentido de formar homens e mulheres competentes, conscientes, compassivos e comprometidos com uma sociedade mais justa e igualitária.
O Colégio São Francisco Xavier seguirá para 2022 com a implementação do Novo Ensino Médio, conforme determina a Lei 13.415, de 16 de fevereiro de 2017, que estabelece as alterações para a construção de um currículo que aumenta o protagonismo do jovem, estabelece a possibilidade de escolha de itinerários formativos e alinha os objetivos de aprendizagem à Base Nacional Comum Curricular.
Horários
De segunda e sexta-feira, das 07h às 13h20
De terça, quarta e quinta-feira, das 07 às 12h30 e das 14h às 16h30
Notícias Ensino Médio
- 19.08.22 SANFRA lança projeto “Caminhos para a Cidadania Global”
- 23.03.22 Projeto de Vida é componente obrigatório no novo Ensino Médio do SANFRA
- 02.12.21 Estudantes articulam campanha de arrecadação de absorventes para mulheres em situação de vulnerabilidade
- 19.11.21 Veja projetos desenvolvidos pelos alunos sobre a cultura afro-brasileira em 2021
- 29.10.21 Química: confira as atividades feitas pelos alunos do Fundamental (Anos Finais) e Ensino Médio
- 02.07.21 Transformação de energia: ações e tecnologias no processo de conservação ambiental
- 28.06.21 Estudantes do Ensino Médio têm aula prática de extração de DNA
- 21.06.21 Estudantes criam parques temáticos inclusivos em 3D
- 14.06.21 Estudantes criam campanhas de conscientização sobre a Mata Atlântica