24.08.21

A formação integral do aluno no processo educativo

A formação integral do aluno no processo educativo

Por Daniela Fortunato

“Superando a discussão sobre protagonismo escolar, importante em seu tempo, acreditamos que professores, alunos, famílias, profissionais não docentes, todos são protagonistas do processo educativo, participando de diferentes formas e lugares da vida escolar.” (PEC, n. 32)

O Colégio São Francisco Xavier acredita na importância da formação integral de seus estudantes para alcançar o desenvolvimento da tríade das competências do século XXI: cognitiva, intrapessoal e interpessoal. Nesse sentido, o SANFRA se preocupa com a abordagem pedagógica de forma personalizada por meio de atividades e projetos interdisciplinares e transversais, com metodologias ativas, currículo inovador e professores engajados.

No decorrer dos últimos anos, o Colégio vem ajustando suas propostas educativas, trazendo ao currículo atividades que transpareçam os valores que são pregados pela RJE (Rede Jesuíta de Educação). A intenção é alcançar a excelência na educação dos alunos, tornando-os seres competentes (com excelência acadêmica), conscientes (que conhecem a si mesmos e têm consciência de suas atitudes), compassivos (ser para o outro) e comprometidos (pessoas com poder de transformação). Além de colocá-los como autores da aprendizagem, possibilitando e valorizando seu modo de expressar e seu posicionamento crítico.

“Sem sombra de dúvidas, o principal foco de todo o trabalho desenvolvido é o aluno, sujeito das aprendizagens propostas mediadas pelo professor e por tantas outras possibilidades de acesso ao conhecimento.” (PEC, n. 32)

O trabalho acontece de forma interdisciplinar, investindo, cada vez mais, nos métodos de Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) e Cultura Maker, pensando no desenvolvimento de competências e habilidades dos estudantes. Assim, promovemos a atualização do currículo ao inserir projetos que contemplem a formação integral, tais como: “Olhinhos fechados, coração aberto”, “Projeto de Vida”, “Cultura Mão na Massa”, entre outros.

O Colégio passou por uma grande reforma que ampliou diversos espaços, para favorecer ainda mais o exercício da colaboração no trabalho em grupo, do pensamento reflexivo, da experiência prática com objetivo ao incentivo à pesquisa, transformação e criação, além da capacidade de usar diferentes recursos tecnológicos com salas equipadas para as atividades propostas. Ao mesmo tempo, valoriza as competências socioemocionais, a empatia, a responsabilidade, o respeito, o cuidado, o autocontrole, a determinação e a criatividade.

Aqui, valores e saberes são construídos dentro de uma relação de respeito, acolhimento, estímulo, exigência e afetividade entre educadores, alunos e comunidade. O SANFRA acredita na importância da participação ativa da família em parceria com a instituição. Em diversos momentos, proporciona essa troca por meio de aulas abertas, mostra de projetos, apresentações e festividades. É de extrema importância essa interação para vivenciar experiências e fortalecer o vínculo afetivo junto ao ambiente escolar.

Sobre a autora

Este artigo foi produzido pela professora do SANFRA, Daniela Fortunato, para a 4ª edição do periódico SANFRA em Revista. Ela possui pós-graduação em Psicomotricidade e Metodologias Ativas e graduação em Pedagogia.