03.08.20

Agosto laranja: Esclerose Múltipla. Veja o diagnóstico e tratamento

Agosto laranja: Esclerose Múltipla. Veja o diagnóstico e tratamento

O Colégio São Francisco Xavier, em sua Campanha Permanente de Valorização à Vida trará, neste mês de agosto, informações sobre a Esclerose Múltipla (EM), doença crônica que atinge o cérebro e compromete diversas funções sensitivas e motoras.

A Esclerose Múltipla é uma doença inflamatória, na qual o sistema imunológico confunde as células saudáveis com células invasoras, atacando-as e provocando lesões na bainha de mielina, proteção que recobre os neurônios, comprometendo a função do sistema nervoso.

Causando interferência entre o cérebro, medula espinhal e outras áreas do sistema nervoso central, a doença provoca lesões cerebrais e medulares. Estima-se que, no mundo, existam 2,5 milhões de pessoas com a doença e, no Brasil, aproximadamente 35 mil pessoas. No entanto, somente 13 mil estão em tratamento. A falta de informação ainda é um grande desafio para que este diagnóstico ocorra precocemente.

As causas da Esclerose Múltipla ainda são desconhecidas. Sabe-se, porém, que ela afeta pessoas entre 20 e 30 anos e que é mais comum em mulheres e em pessoas de pele branca, que vivem em zonas temperadas. Em sua fase inicial, os sintomas são sutis e transitórios, desaparecendo em, aproximadamente, uma semana.

Independente de tratamento, os sintomas vão e voltam e, por este motivo, muitos pacientes ficam anos sem saber que possuem a doença sem o devido tratamento. Os sintomas variam em cada paciente, mas são eles: visão turva ou dupla, alterações no controle da urina, tremores, perda de força, falta de equilíbrio, tontura ou vertigem, dormência ou formigamento, fadiga, depressão, espasmos musculares, entre outros.

Segundo o Hospital Israelita Albert Einstein, o diagnóstico precoce da doença faz toda a diferença no tratamento que, quanto mais cedo for iniciado, maiores chances de reduzir o número de surtos, lesões e sequelas neurológicas. Com o tratamento adequado, o paciente pode ter qualidade de vida e manter uma rotina ativa. Portanto, se notar os sintomas, o ideal é procurar um neurologista o quanto antes.

A AME – Amigos Múltiplos pela Esclerose é uma instituição que divulga e contribui com informações para que o diagnóstico da doença seja precoce e para que haja tratamento adequado e qualidade de vida para as pessoas que convivem com a doença. Para conhecer o trabalho da instituição é só acessar este link: AME – Amigos Múltiplos pela Esclerose .

O Agosto Laranja faz parte da Campanha Permanente de Valorização à Vida do Colégio São Francisco Xavier.

 

Referências: Drauzio Varella/Uol, Hospital Israelita Albert Einstein, Sanofi e Minha Vida