Artigo: Santo Inácio de Loyola continua vivo em quem abraça sua missão
A Companhia de Jesus em todo o mundo, com os seus colégios, obras, missões, paróquias e demais comunidades, está celebrando de maneira festiva nestes dias a solenidade de seu fundador: Santo Inácio de Loyola.
Inácio – que na verdade se chamava Íñigo López – nasceu no berço de uma família da baixa nobreza basca. Entretanto, com grande ímpeto, desejava algo mais do que isso. Grande cavaleiro, guerreou em nome do vice-rei de Navarra e, em batalha, acabou se ferindo na perna por conta de um disparo de um canhão inimigo. Este fato, ocorrido em Pamplona no ano de 1521, acabou sendo o evento gerador da mudança de sua vida.
Isto ocorreu porque o longo período que durou a sua recuperação, em Loyola, Inácio acabou por ler dois importantes livros: um que contava a história da vida dos santos e outro que narrava a Vida de Cristo. Ele, que era apaixonada por histórias e aventuras de cavaleiros, se sentiu desafiado pelo exemplo de vida de Jesus e dos santos. Acalentou em si mesmo o desejo forte de uma profunda mudança de vida, para dedicar-se ao serviço de Cristo tanto quantos os santos que conheceu em sua leitura.
Abraçou a radicalidade da pobreza e tornou-se peregrino: queria conhecer a terra santa, onde Jesus viveu e pregou o Reino de Deus. Enquanto buscava meios de atingir sua meta, estando em Manresa, viveu uma experiência singular de Deus, que o ajudou a decantar a sua experiência primeira em Loyola, que ainda era permeada por orgulho e vaidade humana.
Com o coração mais determinado e com a fé mais amadurecida, dirige-se a Paris para realizar os seus estudos filosóficos e teológicos. Foi ali que ele encontrou os primeiros amigos com quem fundaria a Companhia de Jesus, incluindo Francisco Xavier, o patrono de nosso colégio.
Nos dias de hoje, a missão de Inácio continua viva e presente na Igreja e no mundo, graças à ação da Companhia de Jesus, em seus 486 anos de história. Tanto os jesuítas que, consagrados por Deus, dedicam totalmente a sua vida nesta missão, como todos os outros e outras que estão diretamente ligados a ela, inspiram-se nos princípios deixados pelo santo peregrino em sua principal obra: os Exercícios Espirituais.
Para nós, que estamos em um colégio da Companhia de Jesus, os princípios da pedagogia inaciana fundamentam a visão educativa humanista que marca o nosso currículo formativo, nossos projetos e o nosso modo de ser com e ser para os Xaverianos, que são o centro de todo este processo. À luz da compreensão de ser humano ensinada por Santo Inácio de Loyola, queremos ser e formar homens e mulheres que não pensem apenas em si mesmos, mas que façam consistir as suas vidas no serviço solidário aos demais.
Santo Inácio de Loyola continua vivo em cada um que busca viver a mesma experiência de Deus que ele viveu e que, tendo Cristo como centro da vida e da história, busca transformando o mundo a partir dos valores do Evangelho.
Glauco Félix Teixeira Landim
Coordenador de Formação Cristã e Pastoral