15.07.20

Carta Aberta da Xaveriana Bruna Locambo

Carta Aberta da Xaveriana Bruna Locambo

A Xaveriana Bruna Locambo, da 3ª série do Ensino Médio do SANFRA, representou o Espaço Magis Padre Guido Del Toro na live do Magis Brasil – Proseando com a Rede. A prática da elaboração de cartas e testemunhos é muito comum na Companhia de Jesus. São Francisco Xavier, por exemplo, em sua passagem pelo Oriente, escreveu 139 cartas, onze delas, chamadas edificantes, foram enviadas aos companheiros jesuítas em geral. Essas cartas motivavam e encorajavam os que as liam. Leia o belo e inspirador relato da Xaveriana:

Minha Experiência na Live do Magis Brasil

No dia 30 de junho de 2020 eu tive a oportunidade de representar o Espaço Magis Padre Guido Del Toro, localizado em São Paulo, no bairro do Ipiranga, na Live do Magis Brasil – Proseando com a Rede. Foi uma experiência muito enriquecedora e que me trouxe novos aprendizados. A participação me fez superar alguns medos e obstáculos, pois nos dias de preparação para a Live eu estava bem nervosa por representar, tanto o Espaço quanto o Colégio São Francisco Xavier, porque o Espaço está vinculado ao Colégio. Contudo, no dia, foi uma experiência tão leve e com pessoas tão incríveis que eu me acalmei e curti ao máximo o momento.

É muito gratificante perceber que há pessoas em todo Brasil unidas e com vontade de ser mais para o próximo, uma Rede unida por um objetivo: “Ser o fogo que acende outros fogos”, ou seja, alunos que são estimulados desde as escolas da Rede Jesuíta de Educação a se desenvolverem como líderes e, assim, despertar esse espírito de solidariedade e coletividade. Também foi um momento muito bom para conhecer as atividades que os outros Espaços fazem e, assim, poder aprender com as experiências alheias, pois somos um Espaço novo e com isso poderemos evoluir e cada vez melhorar mais.

Acho que essas são experiências que eu só tive oportunidade de participar por ser estudante de um colégio da Rede Jesuíta, e eu sou muito grata por essa e por todas as outras atividades que participei. Com elas eu amadureci como ser humano e como cidadã no mundo. Reconheci meus obstáculos, aprendi a como superá-los e como ser uma líder que se preocupa com próximo e com mundo. Aprendi a “ser mais para os demais”.

Artigo escrito pela Xaveriana, Bruna Locambo de Freitas