Colégio São Francisco Xavier: fortalecimento de laços com a comunidade do Ipiranga

No último domingo, a rua ao lado do Monumento à Independência, no Ipiranga, foi tomada por cores, alegria e muita música com a edição de 2025 do Bloco Maria Maluquinha, um dos principais blocos infantis da região. O evento, que reuniu mais de 3 mil pessoas, só foi possível graças ao apoio do Colégio São Francisco Xavier (SANFRA), que acreditou na importância da iniciativa e garantiu que a atividade acontecesse.

Mais do que um momento de diversão para as crianças e suas famílias, a participação do SANFRA reforça o compromisso da instituição com a comunidade, estreitando laços e fortalecendo a relação com o bairro onde está inserida. Para o colégio, estar presente em eventos como esse significa ir além da sala de aula, sendo um ponto de conexão e pertencimento para as famílias.


“Nosso colégio faz parte do Ipiranga há quase 100 anos e sabemos da importância de iniciativas como essa para manter viva a cultura, o convívio e o espírito de coletividade do bairro. Acreditamos que apoiar o Bloco Maria Maluquinha é contribuir para uma infância mais alegre, participativa e cheia de boas memórias. Isso comprova que os valores vividos e aprendidos no SANFRA extrapolam a nossa Comunidade Educativa”, destacou o Pe. Tárcio Santos, SJ, Diretor Geral do Colégio São Francisco Xavier.


Com músicas infantis, fantasias criativas e muita animação, o bloquinho reafirmou sua identidade como um espaço seguro e acolhedor para as famílias. Para muitas crianças, foi o primeiro contato com o Carnaval de rua, marcado pelo lúdico e pela integração. A parceria entre o SANFRA e o Bloco Maria Maluquinha evidencia que a escola não se limita a ensinar dentro de seus muros, mas também participa ativamente da vida social e cultural do bairro, garantindo que experiências como essa sejam vividas por muitas gerações.
