03.07.20

Colégio São Francisco Xavier prepara modificações na plataforma online para a volta às aulas

Colégio São Francisco Xavier prepara modificações na plataforma online para a volta às aulas

Pensando em inovar e aprimorar suas ferramentas, o Colégio São Francisco Xavier realizou algumas mudanças no layout da plataforma online trazendo mais conforto, melhores experiências e qualidade de ensino.

Dentro desta nova realidade, a diretora acadêmica do Colégio, Profª Ms. Kênia Virginia sugeriu às assistentes de coordenação uma mudança na plataforma online que é utilizada por Xaverianos, pais e professores. Cada segmento teve uma modificação de layout, além da inclusão de banners, personalização das salas virtuais e a possibilidade de publicar ações no chat de cada sala.

As escolhas feitas para esse ambiente virtual foram pensadas para levar mais conforto aos Xaverianos e comunidade educativa. “Nós priorizamos as cores do Sanfra, para que a plataforma se aproximasse do ambiente que as crianças estão acostumadas, trazendo a impressão de que estão “dentro” do Sanfra mesmo que de forma virtual”, diz Beatriz Brito, assistente de coordenação.

Para Flávia Muraga, professora da 2ª série A, as mudanças no canal de comunicação foram uma demonstração de carinho e respeitos com os profissionais e Xaverianos. Ela também ressalta a experiência de trabalhar nessa fase de adaptações: “Trabalhar com educação em tempos de pandemia, tem sido desafiador. Tanto no aspecto socio emocional, quanto no aspecto profissional. A palavra reinvenção tem norteado todo o meu trabalho. Professor sempre tem planos A,B,C e nesta época tenho tido planos X,Y e Z também”.

A professora Flávia também demonstrou muita emoção ao lembrar dos elogios recebidos na volta de suas atividades. “Tudo vale a pena quando ouço o que ouvi hoje: “Nossa pro, suas aulas fizeram falta!” ou de uma mãe: “Pro, sentimos falta de você, de suas aulas e até de suas playlists”, recompensa todo o esforço. Sairemos outros profissionais deste tempo, mas com certeza, pessoas melhores”.

No Ensino Fundamental II e Ensino médio a coordenação pedagógica pensou em uma forma criativa para acolher e recebê-los na volta às aulas. Os retornos foram positivos e os Xaverianos reagiram às mudanças com elogios e corações. “Passamos por um momento muito delicado e totalmente diferenciado ao que sempre chamamos de uma “rotina normal”. O trabalho virtual é desafiador e a experiência curiosa, mas o mais incrível e gratificante é viver uma experiência de união, cuidado e dedicação de todos. Apesar da distância, estamos mais unidos e comprometidos do nunca em fazermos o nosso melhor”, diz Daniele Craveiro, assistente de coordenação dos dois segmentos.