04.03.20

Colégios da Rede Jesuíta de Educação se mobilizam com ações de prevenção ao Novo Coronavírus

Colégios da Rede Jesuíta de Educação se mobilizam com ações de prevenção ao Novo Coronavírus

As notícias veiculadas pelos diversos meios de comunicação, locais e globais, a respeito do Novo Coronavírus, têm causado grande repercussão social e, consequentemente, uma preocupação generalizada em torno desse assunto. Com isso, surge uma boa oportunidade para se discutir saúde pública a partir de pequenas ações de prevenção e conscientização.

Atentos a esse fenômeno, os Colégios da Rede Jesuíta de Educação estão promovendo diversas ações de conscientização e prevenção contra o Novo Coronavírus que, por extensão, também sevem para outros tipos de doenças respiratórias.

Diretores, coordenadores, professores e pais de alunos, estão se mobilizando em torno de ações preventivas e educativas, com o objetivo de conscientizar e formar toda a comunidade quanto aos cuidados gerais que devem se tornar hábitos para uma boa saúde respiratória.

As principais ações envolvem: palestras; peças publicitárias internas e nas redes sociais; orientações para uma boa etiqueta respiratória; hábito de higienização constante das mãos; comunicados com informações sobre as principais medidas de prevenção.

Além dos dispensers de álcool gel, já instalados anteriormente à epidemia, o Colégio São Francisco Xavier adotou algumas outras medidas para conter a propagação do COVID19, como a orientação dos colaboradores em relação à identificação dos sintomas e um rígido controle de presença, que permite a coordenação conhecer rapidamente o motivo de eventuais faltas entre Xaverianos e colaboradores.

Daniela Conti, Coordenadora das turmas de Educação Infantil e Ensino Fundamental I afirma que os professores foram orientados a conversar com os Xaverianos sem criar pânico. “É importante orientar os Xaverianos a criar um hábito de higiene cada vez mais reforçado, como lavar as mãos, o uso do álcool em gel etc. O que eu tenho notado é que, por conta do COVID19 as crianças têm melhorado os hábitos de higiene. O ideal é que isso aconteça sempre, cotidianamente”.