Desenvolvimento pessoal dos alunos: entenda a sua importância
Desenvolvimento pessoal dos alunos: entenda a sua importância
SANFRA valoriza o processo educativo e o protagonismo de cada estudante
Com o intuito de aprimorar as habilidades e competências, o SANFRA se preocupa em entender a jornada individual do estudante. Por meio desse acompanhamento personalizado, é possível para saber qual o melhor caminho a se seguir, afinal cada aluno age e pensa de forma diferente. O progresso vai muito além da sala de aula. A missão do SANFRA é desenvolver lideranças capazes de irradiação nas diferentes instâncias sociais. Para isso, o ambiente escolar deve ser um local agradável e harmônico!
Construindo lideranças de sucesso
Os estudantes são preparados para compreenderem que são capazes de conquistarem um futuro promissor. Com o acompanhamento do colégio, é possível explorar o que de melhor os estudantes podem oferecer, aperfeiçoando, por meio de uma prática pedagógica, os tópicos com mais dificuldade ou dúvida.
Coordenação pedagógica com olhar atento
Conversamos o Coordenador Pedagógico, Prof. Gabriel Madeira, que nos afirmou:
‘’O desenvolvimento pessoal dos alunos é de extrema importância, pois vai além do aprendizado acadêmico e busca promover o crescimento integral dos estudantes, de acordo com a proposta da Pedagogia Inaciana.
Essa abordagem visa desenvolver habilidades, competências e características pessoais que são essenciais para o sucesso não apenas na escola, mas também na vida pessoal e profissional, como:
· Autoconhecimento: permite que os alunos se conheçam melhor, entendam suas habilidades, interesses e valores.
· Autonomia e responsabilidade: os alunos são encorajados a assumir a responsabilidade por seu próprio aprendizado e crescimento, tendo em vista os desafios e atividades propostas em sala. Além disso, com o desenvolvimento do Projeto atrelado aos ODS da ONU, eles aprendem a definir metas, planejar suas atividades e monitorar seu progresso, desenvolvendo a autonomia e o senso de responsabilidade.
· Resiliência e superação de desafios: simulação de assembleia de segurança da ONU ou entrevista à profissionais na feira livre, são exemplos de desafios que desenvolvem um olhar diferenciado aos obstáculos, podendo ser vistos como oportunidades de crescimento e desenvolvimento de estratégias para superá-los, buscando sempre a melhora contínua, o “Magis”.
· Criatividade e pensamento crítico: os alunos são estimulados a pensar de forma criativa e a desenvolver habilidades de pensamento crítico. Eles aprendem a questionar, analisar e resolver problemas de maneira inovadora, desenvolvendo sua capacidade de encontrar soluções criativas para os desafios que enfrentam.
· Orientação para o futuro: conhecerem suas habilidades e interesses, eles podem fazer escolhas mais informadas sobre a educação superior e o mercado de trabalho, traçando um caminho que esteja alinhado com seus valores e aspirações.’’
A meta é que os currículos contemplem ainda mais discussões e o uso fluente dos múltiplos meios tecnológicos na possibilidade de transpor os limites físicos e temporais da sala de aula.