#DezembroLaranja: entenda a campanha contra o câncer de pele
Criada pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) em 2014, a campanha Dezembro Laranja tem o objetivo de conscientizar a população sobre o câncer de pele. De acordo com a SBD, essa doença responde por, aproximadamente, 33% de todos os tumores diagnosticados no Brasil e ocorre quando a pessoa se expõe ao sol de forma prolongada e frequente. Isso provoca alterações nas células, que passam a se multiplicar descontroladamente. Existem dois tipos de câncer de pele: os não-melanomas e os melanomas.
A pele é o maior órgão do corpo humano, não à toa que corresponde a cerca de 16% do nosso peso. Composta por três camadas (epiderme, derme e hipoderme), a pele ajuda a regular a temperatura corporal. Ainda, funciona como uma capa de proteção contra agressões externas, agindo para combater fungos, bactérias, agentes químicos e fatores ambientais, como o sol.
Contudo, o excesso de exposição à radiação ultraviolenta (UV) pode resultar em tumores cutâneos. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), para 2020, foram estimados 176.930 novos casos de câncer de pele não-melanoma, tipo mais frequente e de menor mortalidade. Também 8.450 novos casos de câncer de pele melanoma, tipo raro, mas com alta taxa de letalidade. Quando a doença é descoberta no início, as chances de cura aumentam.
Sintomas
– Manchas que coçam, ardem, descamam ou sangram;
– Sinais ou pintas escuras que mudam de tamanho, forma ou cor;
– Ferida que não cicatriza em quatro semanas.
Tratamento
– Cirurgia é o tratamento mais indicado;
– Radioterapia e quimioterapia são utilizadas nos casos mais graves.
Como se prevenir?
– Evite se expor ao sol entre 10h e 16h;
– Use filtro solar com proteção adequada ao seu tipo de pele;
– Use óculos de sol com proteção UV;
– Conheça seu corpo e vá ao dermatologista com regularidade.
SANFRA contra o câncer de pele!
Dezembro Laranja faz parte da Campanha Permanente de Valorização à Vida. Durante este mês, o Colégio São Francisco Xavier compartilhará conteúdos em suas redes sociais sobre o assunto a fim de incentivar as pessoas a se prevenirem do câncer de pele. Para saber mais informações, clique aqui.