Disciplina de Projeto de Vida promove reflexões sobre “propósitos”
Incluso na grade curricular do SANFRA, o Projeto de Vida visa desenvolver nos Xaverianos o comportamento de se enxergar atuante no mundo que o cerca. Esse estímulo é dado a partir do seu autoconhecimento e do que projeta para si, como ser humano autônomo, solidário, crítico e competente.
Para finalizar o segundo trimestre, os Xaverianos das 1ªs séries do Ensino Médio receberam um convidado muito especial: Estevão Vilas Boas, coach de desenvolvimento humano. Ele conversou com os Xaverianos sobre a importância do “propósito” na vida pessoal e profissional.
Além disso, o coach propôs uma atividade que se estendeu para as próximas aulas, com o objetivo de promover a reflexão e o olhar cuidadoso do indivíduo sobre si mesmo e sobre seu entorno. Todos participaram, abriram as câmeras e compartilharam sorrisos, o que tornou o exercício ainda mais prazeroso.
Quem coordenou a atividade foi a Professora Patrícia Dib, que explicou brevemente sobre o desenvolvimento do projeto e envolvimento dos Xaverianos. Confira a seguir as respostas da educadora.
Qual a importância dessas discussões sobre propósitos ainda no início do Ensino Médio?
Essas discussões são importantes pois permitem aos Xaverianos uma reflexão mais ampla sobre suas escolhas de vida e carreira, indo muito além da escolha do curso a ser prestado no vestibular, mas promovendo um olhar para si mesmo, seus valores, desejos, satisfação pessoal e contribuição para o mundo. Desse modo, abordar esses pontos permite uma reflexão mais madura e consistente, favorecendo escolhas acertadas que promovam a auto realização e a contribuição social.
Como os Xaverianos têm recebido essas informações e o que eles pensam sobre essa escolha de futuro?
Os Xaverianos recebem essas informações com bastante curiosidade e entusiasmo. Apesar de ainda terem algum tempo de Ensino Médio pela frente, estão ansiosos para fazerem suas escolhas e se especializarem nos estudos e temas que mais lhes agradam. Sabem também da importância de estarem preparados para o mercado de trabalho e do imenso desafio de estar no “mundo adulto” no meio de um cenário de tantas novidades e incertezas.
Quais as principais dificuldades deles dentro dessas reflexões?
As principais dificuldades são relativas ao próprio autoconhecimento e a aceitação de suas escolhas pelos familiares e entorno. Outra preocupação diz respeito a como conciliar o que se gosta de fazer com o que se é reconhecido socialmente e financeiramente. Essas questões não possuem respostas exatas ou que podem valer de forma homogênea para todos, mas uma boa reflexão e discussão sobre elas podem favorecer escolhas mais consistentes, com maior embasamento e maturidade.
Veja algumas imagens desta atividade: