Esporte e sustentabilidade

Esporte e sustentabilidade: como promover o hábito dentro do colégio
A união entre esporte e sustentabilidade pode ser muito proveitosa para promover entre as crianças hábitos saudáveis, bem como a consciência ambiental. Trazer a prática para o dia a dia dos estudantes é uma forma que o SANFRA encontrou de criar essa responsabilidade para cada um.
Dessa maneira, integrar práticas sustentáveis ao cotidiano esportivo pode ensinar lições valiosas sobre preservação do meio ambiente, criatividade e responsabilidade. Pensando desta forma, uma maneira de combinar esses valores e possibilitar às nossas crianças uma atividade recreativa com o uso de diversos itens que seriam jogados no lixo, foi a criação e confecção de brinquedos reciclados, os quais podem ser utilizados de maneiras diversas e em momentos esportivos.

Quais são as vantagens dos brinquedos reciclados?
Além de ajudar na redução de resíduos, o custo-benefício é sem comparação. A proposta fortalece a criatividade, promove momentos de interação com os pares e pode ser estendida para o lar, uma vez que os familiares conseguem participar e proporcionar momentos lúdicos junto com as crianças.
Durante o Curso de Férias, trabalhamos com alguns materiais recicláveis, como: rolo de papel higiênico para construção de binóculos; papel crepom para um pique-esconde com desafios; garrafas pets como obstáculos etc. Todos esses momentos conduzem a aprendizagem com o uso das brincadeiras, um espaço lúdico torna as experiências mais significativas experiências, as quais viram conhecimento adquirido.
Incorporar práticas sustentáveis ao esporte, através da confecção de brinquedos reciclados é uma maneira eficaz de ensinar às crianças a importância da reciclagem e do cuidado com o meio ambiente. Ao unir esporte e sustentabilidade, estamos preparando uma geração mais consciente e responsável, capaz de cuidar do planeta enquanto se diverte e pratica atividades saudáveis.

Leia também
- 13.07.26 SANFRA realiza 2ª edição da ação de vacinação e amplia número de doses aplicadas
- 18.06.26 Festa Junina do SANFRA reúne cerca de 10 mil pessoas e fortalece tradição e solidariedade da comunidade
- 03.06.26 35 anos de vida religiosa Ir. Jorge Luiz de Paula, SJ
- 01.06.26 Nova edição de "Saberes em Movimento" amplia o olhar sobre as práticas educativas do SANFRA