14.10.21

Estudantes criam maquete e simulam erupção vulcânica

Estudantes criam maquete e simulam erupção vulcânica

Nas aulas de Ciências e Geografia, os alunos do 6º ano iniciaram um estudo sobre o vulcanismo. Orientados pelas professoras Fátima Godoi e Verônica Pallis, os estudantes puderam construir vulcões nas aulas de Arte e vê-los em erupção no laboratório de química. Confira!

A atividade vulcânica transforma a paisagem, dá origem a ilhas e novas formas de relevo, também torna os solos férteis. Para que compreendessem como são formados os vulcões e quais são os danos e benefícios causados no meio ambiente, os estudantes se dividiram em grupos e construíram maquetes de vulcão. Após, fizeram a simulação da erupção vulcânica.

A atividade estimulou a criatividade, promoveu a integração e possibilitou um estudo prático, possibilitando a visualização das formas de relevo e a realização da experiência no laboratório. No SANFRA, os educadores desenvolvem dinâmicas que facilitam a aprendizagem e trabalham conteúdos densos de modo leve, o que facilita a absorção e fixação dos assuntos estudados.

Segundo Fátima e Verônica, a atividade causou grande empolgação entre os estudantes. “Os alunos ficaram entusiasmados. Participaram ativamente das aulas, contribuindo com exemplos e partilhando curiosidades. Após construírem seus vulcões, esperaram, ansiosamente, pelo momento da erupção”, destacam.

Veja alguns momentos dessa dinâmica!