Estudantes do Fundamental II soltam a criatividade na aula de Língua Portuguesa
Na disciplina de Língua Portuguesa da professora Fabiana Machado, os estudantes do 7° e 9° ano aceitaram desafios e encerraram o primeiro trimestre com trabalhos criativos. Para além da aprendizagem de gramática, os alunos perceberam que o conhecimento é construído em conjunto com outras áreas, como Artes Cênicas, Ciências e Inglês. Eles também viram como é possível praticar o saber fora da sala de aula. Confira!
Mão na massa: alunos produzem pão caseiro
Quando as disciplinas se juntam, só pode sair coisa boa. Neste trimestre, na aula de Ciências, os alunos do 7º ano aprenderam a importância dos fungos e, na aula de Português, estudaram os verbos no modo imperativo e analisaram um texto instrucional. Ainda, viram o vocabulário relacionado a esse tipo de texto em inglês. Após os conteúdos, eles foram convidados a mostrar o lado master chef produzindo pães caseiros. Pelas imagens, os pães ficaram deliciosos!
Estudantes tentam cumprir o 8º desafio para ser rei
Após a leitura do paradidático “Sete desafios para ser rei”, do autor Jan Terlouw, a professora de Língua Portuguesa, Fabiana Machado, desafiou os alunos do 7° ano a cumprir tarefas que testassem suas capacidades, como força, raciocínio lógico e coragem.
Essas competências estão relacionadas ao personagem do livro chamado Stach. Para alcançar o sonho de ser rei em Katoren, um país dos dragões e das árvores com frutos explosivos, o menino precisou vencer sete desafios.
Segundo a educadora, a tarefa foi bem divertida, os estudantes puderam descobrir muitas habilidades e viram que podem, também, ser reis de Katoren. Assista aos vídeos!
Tirar o papel da pilha de copos
Colocar a moeda no prato sem encostar na moeda
Tomar limonada sem açúcar e sem fazer careta
Alunos criam minicontos na aula de produção de texto
No primeiro trimestre, os alunos do 9º ano estudaram a arte dos minicontos na aula de Produção de Texto, matéria lecionada pela professora Fabiana Machado. Após o estudo da estrutura e análise de alguns exemplos, eles foram convidados a produzir seus próprios textos. Os contos ficaram excelentes, leia abaixo!
Estudantes produzem curta de terror de 1 minuto
Depois de aprenderem a estrutura dos contos de terror e lerem o paradidático “Três terrores”, dos autores Bram Stoker, Leo Cunha e Robert Louis Stevenson, os alunos do 9° ano tiveram a missão de produzir um curta metragem com duração máxima de um minuto.
A atividade foi dada sob a orientação das professoras Carina Porto Martins, de Artes Cênicas, e Fabiana Machado, de Produção de Texto. As histórias ficaram horripilantes. Pegue uma pipoca e assista aos filmes. Bom susto!