07.05.21

Estudantes do Fundamental II soltam a criatividade na aula de Língua Portuguesa

Estudantes do Fundamental II soltam a criatividade na aula de Língua Portuguesa

Na disciplina de Língua Portuguesa da professora Fabiana Machado, os estudantes do 7° e 9° ano aceitaram desafios e encerraram o primeiro trimestre com trabalhos criativos. Para além da aprendizagem de gramática, os alunos perceberam que o conhecimento é construído em conjunto com outras áreas, como Artes Cênicas, Ciências e Inglês. Eles também viram como é possível praticar o saber fora da sala de aula. Confira!

Mão na massa: alunos produzem pão caseiro

Quando as disciplinas se juntam, só pode sair coisa boa. Neste trimestre, na aula de Ciências, os alunos do 7º ano aprenderam a importância dos fungos e, na aula de Português, estudaram os verbos no modo imperativo e analisaram um texto instrucional. Ainda, viram o vocabulário relacionado a esse tipo de texto em inglês. Após os conteúdos, eles foram convidados a mostrar o lado master chef produzindo pães caseiros. Pelas imagens, os pães ficaram deliciosos!

Estudantes tentam cumprir o 8º desafio para ser rei

Após a leitura do paradidático “Sete desafios para ser rei”, do autor Jan Terlouw, a professora de Língua Portuguesa, Fabiana Machado, desafiou os alunos do 7° ano a cumprir tarefas que testassem suas capacidades, como força, raciocínio lógico e coragem.

Essas competências estão relacionadas ao personagem do livro chamado Stach. Para alcançar o sonho de ser rei em Katoren, um país dos dragões e das árvores com frutos explosivos, o menino precisou vencer sete desafios.

Segundo a educadora, a tarefa foi bem divertida, os estudantes puderam descobrir muitas habilidades e viram que podem, também, ser reis de Katoren. Assista aos vídeos!

Tirar o papel da pilha de copos

Trava-línguas

Colocar a moeda no prato sem encostar na moeda

Beber água sem usar as mãos

Tomar limonada sem açúcar e sem fazer careta

Alunos criam minicontos na aula de produção de texto

No primeiro trimestre, os alunos do 9º ano estudaram a arte dos minicontos na aula de Produção de Texto, matéria lecionada pela professora Fabiana Machado. Após o estudo da estrutura e análise de alguns exemplos, eles foram convidados a produzir seus próprios textos. Os contos ficaram excelentes, leia abaixo!

Miniconto 1

Miniconto 2

Miniconto 3

Estudantes produzem curta de terror de 1 minuto

Depois de aprenderem a estrutura dos contos de terror e lerem o paradidático “Três terrores”, dos autores Bram Stoker, Leo Cunha e Robert Louis Stevenson, os alunos do 9° ano tiveram a missão de produzir um curta metragem com duração máxima de um minuto.

A atividade foi dada sob a orientação das professoras Carina Porto Martins, de Artes Cênicas, e Fabiana Machado, de Produção de Texto. As histórias ficaram horripilantes. Pegue uma pipoca e assista aos filmes. Bom susto!

 A babá

O suspiro

A porta de um quarto

O encontro marcado

The mirror