19.07.23

Férias Escolares: como aproveitar ao máximo o tempo com os filhos

Férias Escolares: como aproveitar ao máximo o tempo com os filhos

Recesso escolar pode trazer momentos em família e proporcionar boas memórias.

É fundamental que o período de férias escolares seja um momento de maior interação com os filhos, proporcionando trocas familiares, estreitamento dos laços afetivos e acompanhamento do desenvolvimento das crianças.

Os momentos em família, de descanso, lazer e descobertas são essenciais para a saúde mental das crianças e dos adolescentes, podendo trazer benefícios também aos seus responsáveis.

O que fazer durante as férias escolares?

É primordial ter uma rotina estabelecida como grupo familiar para construir uma relação saudável.

Veja algumas dicas para incluir na rotina:

  1. Arrisque-se nos jogos online: as crianças amam quando nos dedicamos em algo que é importante para eles;
  2. Jogos de tabuleiro: costumam ser bastante educativos e trazer interação entre os participantes;
  3. Piqueniques: uma atividade de lazer muito recomendada para realizar com a família ao ar livre, contribuindo inclusive para a reeducação alimentar das crianças;
  4. Maratona de séries e filmes: uma ótima forma de estar ao lado da família e aproveitar o que tem de melhor nos streamers.

Tempo de qualidade

Dedicar o seu tempo com total atenção a alguém. Conceito importante para ser observado, pois, muitas vezes, estar apenas de corpo presente não é efetivo; é necessário prestar a atenção, interagir, escutar e observar. É comum os responsáveis não conseguirem estar de férias do trabalho no mesmo período que as crianças, sendo esse ponto o de maior alerta, pois as crianças precisam de acompanhamento e afeto.

Viajar e passear são excelentes opções, mas é possível incentivar novas descobertas mesmo dentro de casa e com pequenas ações, gerando ótimos resultados. Aposte em situações que gerem interação e oportunidades de trocas de experiências para aprimorar a convivência.

Esperamos que os estudantes estejam aproveitando as férias e recarregando as energias!

Texto referência: Dom Bosco Digital