Férias na pandemia: atividades para fazer com as crianças
Neste período de pandemia e recesso escolar surge a seguinte pergunta: o que fazer com as crianças? Isso porque, após passarem o ano letivo com os filhos em casa, os pais se encontram em outra situação com os pequenos: as férias.
Contudo, mesmo diante do atual cenário provocado pela COVID-19, no qual é necessário manter o distanciamento social para evitar a disseminação do vírus (conforme orientações da Organização Mundial da Saúde), ainda é possível garantir momentos de lazer. Separamos algumas dicas que vão ajudá-lo(a) a manter seu filho ativo. Confira!
9 atividades para fazer com as crianças nas férias
As férias são ideais para fortalecer as capacidades das crianças. Portanto, é muito importante continuar estimulando as habilidades do seu filho para que ele não se esqueça dos conhecimentos adquiridos nas aulas. Abaixo, veja sugestões de atividades que aliam diversão e aprendizado.
1) Desenhar e pintar
Essa atividade instiga a criatividade da criança, deixando-a bastante entretida. Ofereça ao seu filho folhas de papel, pincel e guache ou lápis de cor para ele reproduzir algum ambiente, personagem, cena ou expressar sensações ou sentimentos. Depois, escolha um lugar da casa para expor a obra. Com certeza, esse pequeno artista ficará feliz ao ver o trabalho sendo contemplado.
2) Cozinhar juntos
Que tal fazer pão caseiro, panqueca colorida, bolo ou nuggets de legumes com seu filho? Além de ser um momento delicioso, a criança verá a importância de lavar as mãos antes de manusear os alimentos, o papel da alimentação para a saúde e como é perigoso lidar com faca, fogo e panelas quentes. Depois, você pode estender a atividade para um piquenique na sala, na varanda, no jardim ou quintal.
3) Brincar off-line
Proponha algum tempo do dia longe das telas e estimule a capacidade cognitiva e motora do seu filho. Amarelinha, brincadeiras com bexiga (vôlei, equilibrar o balão com uma mão etc.), coreografia, mímica e dança das cadeiras são algumas brincadeiras que fazem a criança se movimentar e melhorar o foco e a atenção.
Outros jogos ótimos para exercitar o raciocínio, a memória, paciência e concentração: stop ou adedonha, quebra-cabeça, dominó, dama, xadrez e jogos de baralho. Aproveite para apresentar as brincadeiras de sua infância e, também, conhecer as brincadeiras que fazem parte do universo do seu filho. Essa troca pode levá-los para uma experiência inesquecível!
4) Ler em voz alta
A leitura em voz alta é muito importante para a criança aumentar o vocabulário, a concentração e exercitar a pronúncia das palavras. Escolha um bom livro com seu filho e, juntos, viagem pela história!
5) Fazer bolhas de sabão
Além de estimular a percepção tátil e visual, trará descontração e encantamento. A criança vai adorar brincar no quintal, na varanda ou no jardim com as bolhas de sabão.
6) Organizar o armário
Coloque uma música, escolha um lugar e simule um desfile de moda. O objetivo é a criança perceber quais roupas e calçados não usa mais e quais podem ser doados. Essa atividade exercita a solidariedade.
7) Visitar museus ao redor do mundo
A cultura e a arte contribuem para a formação crítica e social do indivíduo. Acesse o Google Arts & Culture e conheça os museus mais famosos com o seu filho.
8) Atividades ao ar livre
Utilizando máscara (crianças acima de 5 anos), álcool em gel e respeitando o distanciamento social, você pode levar seu filho a parques e praças. Manter contato com a natureza ajuda a diminuir o estresse e a desenvolver habilidades físicas, já que a criança terá espaço para correr e jogar bola.
9) Conversar com amigos e familiares por videochamada
Estimule o contato do seu filho com os amigos e a família mesmo que de longe. Esse momento alivia a saudade e a ansiedade e desperta muitos sorrisos.
Espero que essas dicas sejam valiosas para você e seu filho. Se gostou, compartilhe essas ideias com outros pais!