16.02.23

Implantação do SQGE – Sistema de Qualidade na Gestão Escolar no SANFRA

Implantação do SQGE – Sistema de Qualidade na Gestão Escolar no SANFRA

Colaboradores, estudantes e familiares participaram de atividades para discutir o conceito de qualidade em nosso Colégio.

Proposto pela Federação Latinoamericana de Colégios da Companhia de Jesus (FLACSI), o Sistema de Qualidade na Gestão Escolar (SQGE) chegou ao Brasil em 2014, com a participação de colégios da Rede Jesuíta de Educação Básica (RJE).

O SQGE tem algumas etapas para gerar resultados qualitativos e quantitativos, visando sempre o ciclo de aprendizagem. O sistema tem como objetivo se instalar como uma ferramenta de trabalho na rede, que permite ao FLACSI, avaliar seus resultados e suas práticas institucionais, a partir de uma referência compartilhada, com o propósito de impulsionar um ciclo permanente de avaliação, reflexão e melhoria.

O foco central de todo o Sistema são as aprendizagens que os estudantes têm em coerência com a proposta para a formação integral que é própria da Pedagogia Inaciana. A meta final será sempre conseguir que seus estudantes alcancem cada vez melhores níveis de aprendizado.

Pensamentos futuros com foco na excelência

O Sistema não pretende ser constituído em um modelo estático que sirva somente de referência para os estabelecimentos educacionais da Federação, pelo contrário, se instala como uma ferramenta de trabalho na rede, que permite a um centro educativo de FLACSI, avaliar seus resultados e suas práticas institucionais, a partir de uma referência compartilhada, com o propósito de impulsionar um ciclo permanente de avaliação, reflexão e melhoria.

Estes fatores e processos se organizam em quatro âmbitos de análise:

  1. Pedagógico/curricular
  2. Organização/estrutura;
  3. Recursos; clima escolar;
  4. Familiar/comunidade.

A Jornada Comunitária

A ideia é promover a discussão coletiva sobre o conceito de qualidade do Colégio e acordar as ideias, visando sistematizar o conceito de educação de qualidade.

Sendo assim, foram realizadas atividades em grupos e momentos de reflexão, na qual os colaboradores puderam desenvolver melhor as suas ideias e contribuir nas atividades coletivas.

Durante os 3 dias de atividades, a Comunidade Educativa pôde discutir coletivamente sobre o conceito de qualidade no SANFRA, contribuindo para a inovação e a busca de melhores formas e estratégias para alcançarmos os resultados esperados. Este processo possibilitou a reflexão e o discernimento comunitário no centro de todos os processos institucionais que visam a melhoria contínua.

Texto com base no arquivo de apresentação SQGE.