04.01.21

Janeiro Branco: conheça a campanha sobre saúde mental

Janeiro Branco: conheça a campanha sobre saúde mental

A Campanha Janeiro Branco foi idealizada pelo psicólogo brasileiro Leonardo Abrahão em novembro de 2013. Enquanto projetava seus desejos para o próximo ano, ele começou a refletir sobre um movimento capaz de incentivar as pessoas a pensarem na qualidade de seus relacionamentos e no quanto elas conhecem o próprio interior: subjetividades, comportamentos e emoções. Assim, usando o simbolismo do ano novo, em janeiro de 2014, Abrahão criou uma iniciativa voltada à promoção da saúde mental. Um projeto que estimula o outro a se comprometer com um plano de vida melhor para si mesmo.

A “Saúde Mental” está relacionada à ausência de transtornos mentais, como depressão, ansiedade, esquizofrenia e bipolaridade. Também está ligada à capacidade de reagir, de modo equilibrado e adequado, a dadas situações da vida, como pressão no trabalho, cobranças externas, desencontros amorosos e questões da senilidade (processo patológico de envelhecimento).

Segundo dados de 2017 da Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil é o país mais ansioso do mundo: são 9,3% (cerca de 19,4 milhões) da população com o transtorno. Ainda, 5,8% dos brasileiros sofrem depressão, essa taxa é a maior da América Latina. Pobreza, desemprego e fatores socioeconômicos são os principais fatores para esse cenário.

Devido à pandemia de COVID-19, em maio de 2020, a Organização das Nações Unidas (ONU) emitiu um alerta para uma crise global de saúde mental. As pessoas estão sendo forçadas a enfrentar a morte, a doença, o medo, o isolamento e a pobreza, motivos que podem causar problemas psicológicos.

Principais indícios da depressão

– Mau humor;

– Irritação;

– Fadiga e falta de energia;

– Dificuldade para dormir (insônia) ou dormir demais (hipersônia);

– Perda de interesse;

– Baixa autoestima e sentimento de inutilidade e culpa;

– Pensamentos frequentes de morte/suicídio.

Principais indícios da ansiedade

– Insônia;

– Dificuldade de concentração;

– Tensão muscular;

– Transpiração excessiva;

– Sensação de “nó na garganta”;

– Ritmo cardíaco alterado;

– Tremores;

– Falta de ar;

– Impaciência e irritabilidade.

Não tenha vergonha de pedir ajuda!

Caso apresente esses sintomas, procure profissionais habilitados em saúde mental, como psicólogos e psiquiatras, para diagnosticar e encaminhar um tratamento. Você não está sozinho(a)!

SANFRA apoia a Campanha Janeiro Branco

Janeiro Branco faz parte da Campanha Permanente de Valorização à Vida. Ao longo deste mês, o Colégio São Francisco Xavier partilhará conteúdos sobre a saúde mental e emocional. Acompanhe nossas mídias sociais!