Lucas Bernardes: orgulho do SANFRA

Lucas Bernardes e a sua paixão especial por animais
Aos quatro anos começou a montar, e o que parecia ser apenas um lazer de infância, logo virou parte essencial de sua rotina.

Lucas Bernardes, estudante da 1ª série do Ensino Médio aqui do SANFRA, desde cedo, demonstrou uma paixão genuína pelos animais, especialmente pelos cavalos. O que começou como uma simples diversão infantil logo se transformou em um compromisso sério com o hipismo. Com talento, dedicação e uma conexão única com seus parceiros de pista, Lucas conquistou seu espaço entre as promessas do hipismo brasileiro, acumulando títulos e representando o país em competições internacionais.
Com apenas oito anos, o atleta já estava competindo na categoria de base da Federação Paulista de Hipismo, saltando 1 metro de altura — o permitido máximo para crianças de 8 a 11 anos na categoria mini mirim. Vale destacar que essa categoria é um feito realizado por poucos atletas, devido ao alto grau de dificuldade para crianças tão jovens.
Não demorou para que Lucas começasse a se destacar nos pódios, conquistando títulos importantes, como o de campeão brasileiro por equipes em 2020. Sua trajetória impressionante logo chamou a atenção da mídia, e ele passou a ser considerada uma das promessas do hipismo brasileiro. A renomada Revista Esporte Equestre chegou a chamá-lo de “Veia de Campeões”.

Desde então, Lucas só evoluiu no esporte. Passou pelas categorias pré-mirim (1,10 – 1,15 m) e mirim (1,20 – 1,25 m), acumulando vitórias e experiência. Um dos momentos mais marcantes da carreira foi a conquista da medalha de bronze no Campeonato Sul-Americano da Juventude, realizada em Quito, no Equador, em outubro de 2024. Foram cinco pistas desafiadoras, e no segundo dia, ao vencer as provas, Lucas sentiu a emoção de ouvir o hino nacional brasileiro tocar em sua homenagem.
Mas o hipismo vai além da competição. A conexão com o cavalo fortalece a autoconfiança, o foco e o controle emocional — habilidades essenciais que Lucas desenvolveu ao longo de sua jornada.

Agora, ele se prepara para estrear na categoria pré-júnior, já enfrentando saltos de 1,30 e 1,35 m ao lado de seus parceiros Klinton MC/Brasil e Kiki Silver — esta última cedida em parceria com o Haras MCBrasil, do Rio de Janeiro. Novos desafios estão por vir, e, com muita determinação, Lucas segue em busca de novas conquistas. E durante todas elas, o SANFRA estará com ele!
Leia também
- 20.10.25 Mostra de Projetos Interdisciplinares do SANFRA destaca ODS e protagonismo estudantil
- 17.10.25 Irmão Jorge de Paula SJ, Jesuíta, participa do Jubileu da Vida Consagrada em Roma
- 14.10.25 O que o brincar ensina sem ninguém perceber?
- 03.10.25 Cuidado com as emoções: entenda a atuação da psicologia escolar no SANFRA