Nasce o Projeto Educativo Comum
Na última semana de agosto, a cidade de São Leopoldo (RS) sediou o Seminário RJE – Um caminho de Renovação. Nele foi lançado e discutido o Projeto Educativo Comum (PEC), documento corporativo que visa transformar os colégios jesuítas numa rede de centros de aprendizagem integral. O evento ocorreu no Centro de Eventos Cristo Rei (CECREI), nos dias 29 a 31 de agosto, e reuniu cerca de 200 profissionais dos 17 colégios jesuítas no país.
Segundo o Delegado para a Educação da Companhia de Jesus, P. Mário Sündermann, “O objetivo do encontro foi favorecer a apropriação afetiva e efetiva do documento em seus fundamentos e trilhas de implementação, tendo em vista a revitalização e atualização da proposta educativa da Companhia de Jesus no Brasil”.
Além de palestras e trabalhos em grupo, o evento incluiu visitas a práticas significativas do Colégio Anchieta (Porto Alegre) e da Unisinos, ambos da Companhia de Jesus. “Procuramos descrever, explicar e compreender conceitos e processos que envolvem o PEC, na perspectiva da formação de pessoas conscientes, competentes, compassivas e comprometidas”, explica P. Mário.
No evento, ainda, houve o lançamento do Projeto de Formação Continuada da RJE, com duas ofertas: o curso de Especialização em Educação Jesuítica e o Mestrado Profissional em Gestão Escolar. É uma parceria entre RJE e Programa de Pós-graduação em Educação da Unisinos.
Um longo percurso
A preparação para o evento aconteceu desde o primeiro semestre, articulando os profissionais da rede por meio da Plataforma Moodle, oferecendo momentos de reflexão, partilha e sistematizações individuais e coletivas. Confira a reportagem abaixo: