12.01.22

O cuidado com os espaços do SANFRA

O cuidado com os espaços do SANFRA

Zelar pelo Colégio São Francisco Xavier é valorizar uma obra da Companhia de Jesus

Por: Ariovania Soares e Laís Teixeira

Inspirado nas características da Educação Inaciana, e desenvolvendo seu trabalho em colaboração com a missão da Igreja, em 2018, o Colégio São Francisco Xavier lançou o Projeto SANFRA 2020. O objetivo era renovar e inovar os processos pedagógicos e os espaços físicos segundo orientações do Projeto Educativo Comum (PEC).

O PEC norteia as práticas pedagógicas das instituições de ensino básico da Rede Jesuíta de Educação (RJE), desse modo, as escolas se mantêm atualizadas com as necessidades do tempo presente. Como a meta é colocar o aluno no centro da aprendizagem, a organização dos espaços é uma das principais diretrizes previstas no documento.

“[…] há uma necessidade premente de reformulação do ambiente escolar e de repensar muitas das atuais práticas pedagógicas, de modo a rever espaços, recursos e metodologias […]” (PEC, n° 27).

A partir de dezembro de 2020, o Colégio passou a oferecer aos estudantes, pais e colaboradores uma área de, aproximadamente, 12.384 m². Agora, os alunos e educadores contam com diversos ambientes de aprendizagem mais equipados tecnologicamente, de modo criativo e funcional, como a sala Maker, os laboratórios, a biblioteca e as quadras poliesportivas. A nova estrutura física oportuniza a socialização, a construção da própria identidade e o compartilhamento do conhecimento.

“Ampliados, os espaços podem ser usados para diversos fins pedagógicos. Então, as atividades não acontecem somente na sala de aula, mas também ocorrem no pátio, no boulevard, na sala da Formação Cristã e Pastoral e em outros lugares que, hoje, são abertos e acessíveis a todos”, analisa Rodrigo Guedes Fontes, Diretor Administrativo e Financeiro.

A reforma como ato de cuidado

Além de atender as regras da Companhia de Jesus e os objetivos educacionais descritos no PEC, o projeto SANFRA 2020 também configura como ato de cuidado de uma obra que está a serviço da educação há mais de 90 anos. Segundo Rodrigo Guedes, com o retrofit, criou-se uma rotina de manutenção para que os espaços estejam sempre revitalizados. Assim, existem a manutenção preventiva e a manutenção corretiva.

Na primeira, ocorre uma conferência constante, em que são observados pontos como vazamento, iluminação e fissuras, de modo a precaver problemas que necessitariam da manutenção corretiva. Nesse segundo caso, são feitos restauros ou consertos. “Temos uma pessoa responsável pela pintura, algo que desgasta muito. Todos os dias, onde estiver sujo ou desbotado, são feitos ajustes imediatos. A ideia é manter o espaço da mesma forma que recebemos”, afirma Guedes.

“O trabalho é feito por partes: cada um faz um pouco até chegarmos a um resultado positivo que, no momento, estamos conseguindo alcançar”, diz Maria dos Santos, Encarregada de Serviços Gerais.

A conservação no SANFRA

O Colégio São Francisco Xavier é a Casa Comum daqueles que frequentam a escola. A fim de mantê-lo conservado por mais anos, é importante que todos – estudantes, famílias e colaboradores – tomem consciência de sua responsabilidade por esse espaço coletivo. Para tanto, está sendo implementada a cultura do cuidado por meio do sentimento de pertencimento. “Ao sentir que faz parte de um ambiente, a pessoa cuida porque sabe que o lugar também é dela”, explica Rodrigo.

“É preciso que cada um faça a sua parte. Tomou café, jogue o copinho no lixo. Levantou-se, coloque a cadeira no lugar”, observa Maria dos Santos, Encarregada de Serviços Gerais. Conforme ela explica, as equipes de limpeza, manutenção e inspetoria trabalham em conjunto aos demais colaboradores para conservar o Colégio. Por isso, é muito importante a colaboração de todos para que os espaços sejam mantidos limpos e organizados.