16.10.23

O papel da Arquitetura na Educação Inaciana

O papel da Arquitetura na Educação Inaciana

A arquitetura sempre foi um fundamento para a fé e para a missão da Companhia de Jesus”, afirma Eduardo Zarza, que atua no Colégio dos Jesuítas (MG) como arquiteto e como coordenador de Comunicação e Design Institucional. Responsável pelos projetos Capela do Recanto Manresa e Espaço Nossa Senhora Imaculada Conceição, ele acredita que a educação jesuíta sempre esteve atrelada a uma formação social, emocional, espiritual e pedagógica.

A Capela do Recanto Manresa, localizada em meio à Mata Atlântica, na cidade de Juiz de Fora (MG), é uma construção octogonal de 80 m². Antes da pandemia, sediou celebrações e atividades formativas para estudantes e educadores, proporcionando momentos de espiritualidade e de aprendizagens reflexivas e transformadoras. A obra visa inspirar a meditação e o estado contemplativo em seus visitantes.

O Espaço Nossa Senhora Imaculada Conceição, cuja pedra fundamental foi colocada em 25 de janeiro, tem o objetivo de confirmar o compromisso do Colégio dos Jesuítas com o desenvolvimento da consciência sobre a relação do homem com a natureza. O novo espaço terá mais de 5.500m² e abrigará desde a Educação Infantil, a partir do Maternal III, até o 2º ano do Ensino Fundamental.

Eduardo explicou que os projetos se relacionam com a história da Companhia de Jesus: “Os jesuítas estabeleceram conceitos de espaços multifunções. Além de ter uma composição arquitetônica relativamente simples, os espaços eram divididos em várias partes e poderiam ter, por exemplo, um espaço para o culto a Deus, para o trabalho e para a moradia”. Sobre aspectos emocionais e motivacionais, ele defendeu que a arquitetura tem influência direta no bem-estar e no desenvolvimento das pessoas, já que as cores, formas, tipos de mobiliário, ventilação e iluminação dos espaços afetam o processo de aprendizagem e de formação de cada um.

Entre suas maiores inspirações, Eduardo Zarza citou a história da Companhia e a biografia de Santo Inácio de Loyola: “Nelas, podemos encontrar muitas lições e momentos inspiradores”. Quando perguntado sobre a escolha dos nomes dos projetos, o arquiteto mencionou o resgate da memória histórica do Colégio dos Jesuítas e da Companhia de Jesus. “A Capela do Recanto Manresa recebeu esse nome devido à importância da cidade catalã de Manresa (Espanha) na vida de Santo Inácio de Loyola. Foi lá que ele descobriu a vocação religiosa e começou a escrever os Exercícios Espirituais, em 1522, que serviram de fundamento para a Companhia”, detalhou. Já sobre o nome do Espaço Nossa Senhora Imaculada Conceição, o arquiteto ressaltou que, na fundação do Colégio, no ano de 1956, esse foi o primeiro nome que a instituição recebeu: “Estamos fazendo uma tradição viva da nossa história, considerando-a como um fundamento e uma base para construir processos novos no futuro”.

Eduardo também citou como fonte de inspiração a encíclica Laudato Si’ e a definiu como um marco na maneira de ver o mundo e na percepção da responsabilidade social que temos. Para ele, “a inspiração vem de várias correntes, tanto teológicas como filosóficas e pedagógicas, porque nunca podemos esquecer que, como arquitetos de um colégio jesuíta, temos a responsabilidade de favorecer como finalidade primária a educação”