06.10.23

O que é Formação Integral em um Colégio Jesuíta?

O que é Formação Integral em um Colégio Jesuíta?

O objetivo central da Educação Jesuíta é a formação integral da pessoa humana, bem como a busca da formação para e com os demais – homens e mulheres para o serviço.

De acordo com o Projeto Educativo Comum da Rede Jesuíta de Educação, a formação integral é o desenvolvimento das potencialidades da pessoa nas dimensões cognitiva, socioemocional e espiritual-religiosa, por meio de um currículo integrado e integrador.

A construção do currículo, segundo esse mesmo documento, considera a concepção de mundo, de sociedade e de pessoa que se deseja formar, assim como contempla aspectos da formação integral que tenham fundamentação de natureza epistemológica, indagando sobre os limites e possibilidades do conhecimento e as relações que se estabelecem entre conhecimento, sujeitos e meio; pedagógica, buscando os melhores caminhos e percursos para que a aprendizagem integral aconteça; e psicológica, considerando os diferentes estágios de desenvolvimento do estudante e sua capacidade de pôr-se em atividade, em consonância com os desafios inerentes a cada etapa.

A proposta de formação integral não pode se consolidar como um somatório de partes, cada qual sob a responsabilidade de uma equipe ou setor, pois é da integração que conseguiremos avançar em direção aos frutos esperados do processo educativo. Por isso, a importância da família na formação dos nossos estudantes. Sozinho, o Colégio não alcança os seus propósitos, nem os estudantes recebem a formação do ideal de pessoa que sonhamos.

A formação integral deve conter o desenvolvimento da imaginação, da afetividade, da criatividade; oportunidades para os alunos apreciarem a literatura, a estética, a música, as belas artes, a natureza e a beleza do mundo criado por Deus. A formação integral precisa incluir o desenvolvimento físico, intelectual, emocional, afetivo, moral e espiritual, ou seja, todos aspectos que nos tornam membros da comunidade humana. A preocupação com o desenvolvimento integral do homem, como criatura de Deus, contribui para o humanismo cristão da Educação Jesuíta.

Sendo assim, com a aproximação do Dia das Crianças, devemos refletir sobre o que estamos fazendo para contribuir com essa formação integral. A educação ocorre pelo exemplo. Para termos filhos afetivos, precisamos dar afeto. Para que eles sejam honestos e verdadeiros, precisamos trabalhar sempre na verdade; para que sejam empáticos, precisamos olhar os outros com caridade; para que sejam humanos, precisamos praticar a nossa humanidade.

O grande desafio para todos nós, inseridos na sociedade imediatista, que cobra resultados, que não procura Deus, na qual o que mais vale é o aparecer e não o ser, dilacerada pelo mundo virtual, é lembrarmos que temos sob nossa responsabilidade crianças e jovens que se tornarão no futuro aquilo que hoje educamos. Não colheremos bons resultados, se não lutarmos contra tudo o que, hoje, os outros nos dizem que é importante.

O que é realmente essencial para cada um de nós? Quais são os valores não negociáveis que assumimos enquanto família? A formação integral é fruto de muito trabalho… E o trabalho de hoje, evita problemas futuros.

Na Constituição Federal de 1988, no Artigo 205 temos que a educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.

Vamos juntos sonhar e trabalhar para que nossos estudantes recebam a formação integral que os jesuítas oferecem.