Pacto Educativo Global: por uma educação mais aberta e inclusiva
Um provérbio africano diz que “para educar uma criança, é necessária uma aldeia inteira”. Essa reflexão guia o Pacto Educativo Global: iniciativa do Papa Francisco que visa mobilizar pessoas e instituições em prol de uma educação mais aberta e inclusiva. O compromisso será assinado em Roma, no dia 15 de outubro de 2020, e contará com representantes do mundo inteiro. Na ocasião, acordos serão firmados, e os países assumirão responsabilidades para o desenvolvimento do futuro.
A educação é fundamental na formação do cidadão, por isso, é um direito universal. Por meio dela, o indivíduo se prepara para atuar de modo consciente, ético e crítico na sociedade. Contudo, a educação não é uma obrigação somente do educador, da família ou do Estado, e sim, de todos. Cada um de nós exerce um papel na comunidade onde vive, que influencia no desenvolvimento integral de uma pessoa. Pensando nisso, o Pacto Educativo Global convoca a todos a abraçar a causa educativa.
Segundo o Papa, o intuito é “reavivar o compromisso em prol e com as gerações jovens, renovando a paixão por uma educação mais aberta e inclusiva, capaz de escuta paciente, diálogo construtivo e mútua compreensão”.
Aldeia da educação
O Pacto pretende criar uma aldeia educadora, que consiga vencer as barreiras da desigualdade e promover uma educação de qualidade a todos.
Para tanto, envolverá representantes das religiões, dos organismos internacionais e das diversas instituições humanitárias do mundo acadêmico, econômico, político e cultural. Ao contar com diferentes setores da sociedade, a educação colaborará para um mundo fraterno. “Uma aliança geradora de paz, justiça e aceitação entre todos os povos da família humana”, disse Papa Francisco.
A fim de vencer as injustiças, o Papa elencou três pilares fundamentais: diálogo e paz, ecologia integral e a economia solidária.
Diálogo e Paz
Uma educação permeada pelo diálogo e pela paz consegue vencer as intolerâncias, os extremismos religiosos e outros conflitos que criam empecilhos para a promoção da dignidade de crianças e jovens.
Ecologia integral
A Ecologia Integral nos coloca na perspectiva de que toda a criação está interligada e, enquanto houver danos ao Meio Ambiente, muitas pessoas sofrerão com as causas disso.
Economia Solidária
Criar uma cultura de superação de modelos econômicos pautados unicamente no lucro, que excluem e matam aqueles que não se enquadram.
Para saber mais sobre o Pacto Educativo Global, clique aqui.
Webinar sobre o Pacto Educativo Global
No dia 08 de outubro de 2020, o Colégio São Francisco Xavier realizou um webinar sobre o Pacto Educativo Global. O encontro foi transmitido ao vivo tanto no Canal do YouTube do SANFRA quanto nos canais da CNBB e ANEC, e atingiu mais de 675 visualizações.
O bate-papo trouxe convidados especiais que apresentaram os princípios básicos do Pacto e direcionaram a discussão a partir do ponto de vista da educação e da missão da Igreja. O evento foi voltado às famílias, aos colégios católicos, às comunidades cristãs do Brasil e à sociedade em geral.
Veja como foi o webinar!