16.09.21

Pedagogia Inaciana: como desenvolver as competências socioemocionais

Pedagogia Inaciana: como desenvolver as competências socioemocionais

Promover uma educação de excelência, que contribua para o desenvolvimento da pessoa nas dimensões cognitiva, socioemocional e espiritual, é um dos principais objetivos do Colégio São Francisco Xavier.

Com uma postura acolhedora, o SANFRA se empenha em estimular o estudante a desenvolver as potencialidades ao máximo, a exercer a liberdade e a atuar com autonomia e personalidade para a transformação da sociedade. Também incentiva os alunos, desde pequenos, a refletir sobre os sentimentos e a criar estratégias para lidar com eles, além de pensar antes de agir, controlar impulsos e exercitar a empatia.

“A proposta pedagógica das Unidades Educativas jesuítas está centrada na formação da pessoa toda e para toda a vida; trabalhamos para realizar uma aprendizagem integral que leve o estudante a participar e intervir autonomamente na sociedade: uma educação capaz de formar homens e mulheres conscientes, competentes, compassivos e comprometidos”  (Projeto Educativo Comum – PEC, nº 25)

Adotada pelo SANFRA, a Pedagogia Inaciana visa a formação integral do indivíduo. Desenvolve a parte acadêmica, humana e social, instrui os estudantes para que entendam o ponto de vista do outro e trabalha valores como honestidade, respeito, tolerância e humildade.

“A Pedagogia Inaciana é centrada na pessoa humana e tem a intencionalidade de formá-la para que ela tenha domínio sobre suas emoções e ações e saiba tomar decisões com autonomia e responsabilidade. A experiência educativa na Pedagogia Inaciana envolve as dimensões afetivas do ser humano e os sentimentos se unem ao conhecimento intelectual.”, destaca Denise Krein, Diretora Acadêmica do SANFRA.

Segundo Paulo Sérgio Estevam Ferreira, Psicólogo Educacional do SANFRA, a equipe de psicologia trabalha em parceria com o pedagógico para que essas competências sejam desenvolvidas. “Promovemos espaços de diálogo com os alunos, possibilitando o vínculo e a confiança, além de criarmos possibilidades de escuta e oportunidades de dar voz a eles”, comenta Paulo.

O pilar da educação jesuítica e do sistema de ensino do Colégio São Francisco Xavier é formar estudantes competentes acadêmica e profissionalmente; conscientes sobre si e sobre a sociedade e seus desequilíbrios; compassivos para serem solidários ao sofrimento do outro; e comprometidos com a transformação social para alcançar a justiça.

Leia também: Pedagogia Inaciana: como o SANFRA trabalha a formação integral? 

Imagemwww.freepik.com