16.12.19

PROJETO DE VIDA

PROJETO DE VIDA

Aulas que visam proporcionar ao aluno e ao professor momentos de bons encontros, conversa franca e reflexão

De acordo com a UNESCO, as competências do século XXI vão além das necessidades acadêmicas. A escola precisa estar focada no desenvolvimento integral dos estudantes, ajudando-os a progredir em diversas dimensões e pensando numa educação para a cidadania global.

Novo na grade curricular do primeiro ano do Ensino Fundamental e primeira série do Ensino Médio do SANFRA, o Projeto de Vida pretende desenvolver no Xaveriano o comportamento de se enxergar atuante no mundo que o cerca a partir do seu autoconhecimento e do que projeta para si, como ser humano autônomo, solidário, crítico e competente. Além disso, por meio das competências socioemocionais, o projeto trabalha também a empatia, a responsabilidade, o respeito, o cuidado, o autocontrole, a determinação e a criatividade.

Com aulas enriquecedoras e utilizando experimentos, jogos, exploração de imagens, reflexões e resolução de problemas, os Xaverianos constroem seus saberes, assumem o papel de autores, pesquisadores e produtores de conhecimento.

Durante as atividades planejadas para contemplar o projeto, o professor age como mediador na aprendizagem, nas descobertas e nos compartilhamentos de ideias que certamente fazem com que cada aula seja uma rica experiência. Por meio de estratégias de letramento digital, cultura maker e metodologias ativas, promove uma educação mais inovadora e mais significativa.

A primeira parte do projeto foi trabalhada durante os meses de março e abril e abordou o tema emoções e sentimentos e como eles atuam nas situações de conflito. A segunda parte, em maio e junho, sobre alimentação saudável.

Na primeira, os Xaverianos analisaram algumas situações de conflitos e elaboraram soluções para eles, refletiram sobre situações que levam as pessoas a sentir certas emoções e a partir desta reflexão criaram os fantoches das emoções, elaboraram e apresentaram cenas teatrais, utilizando-os.

Na segunda etapa, cujo foco foi alimentação saudável, os Xaverianos, primeiramente, identificaram seus próprios hábitos alimentares e o que gostam ou não. Posteriormente exploraram alimentos in natura, processados e ultra processados e a partir da reflexão sobre os impactos da ingestão desses tipos de alimentos, desenvolveram um jogo sobre o tema e, por fim, planejaram e organizaram um mercado de alimentação saudável para simular a compra de produtos de acordo com princípios da boa alimentação.

Ter um Projeto de Vida é refletir sobre o que se quer ser no futuro e planejar ações concretas para chegar lá. É o trajeto entre o ser e o querer ser. Não é só pensar em si, mas no outro como parte integrante do mundo em que vive.

Nesse sentido, conforme citado no PEC (Projeto Educativo Comum), é importante promover a aprendizagem de modo que capacite o aluno a perceber o valor do aprendizado ao longo da vida e possibilite o desenvolvimento dos talentos individuais e coletivos. Garantir a aprendizagem integral exige da escola, hoje, a compreensão de que o contexto mudou, os alunos aprendem de formas e em tempos distintos, em espaços que não se limitam ao escolar, exigem respostas individualizadas, diversos modos de fazer e de mediar a construção do saber, oportunizando vivências que atendem a diferentes necessidades.